IX Cerco de Jericó convida fiéis a uma semana de oração e confiança em Deus, em Três Pontas

Programação acontece até 17 de janeiro, na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, com adoração contínua e celebrações diárias

Entre o silêncio da oração e a força da fé perseverante, Três Pontas vive, desde ontem (11), mais uma experiência espiritual marcada pela devoção e pela esperança. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida realiza a 9ª edição do Cerco de Jericó, que segue até sábado, 17 de janeiro, reunindo fiéis em uma intensa programação de adoração ao Santíssimo Sacramento e celebrações eucarísticas.

IX Cerco de Jericó convida fiéis a uma semana de oração e confiança em Deus, em Três Pontas
IX Cerco de Jericó começa em Três Pontas. Na foto, fiéis durante Missa na Matriz Nossa Senhora Aparecida (Crédito: Paróquia N. S. Aparecida)

Inspirado na passagem bíblica dos Atos dos Apóstolos: “Em nenhum outro há salvação” (At 4,12a), o Cerco de Jericó é um movimento de oração contínua que convida os participantes a confiarem plenamente em Deus, entregando dificuldades pessoais, familiares e comunitárias. De acordo com a tradição cristã, a prática simboliza a derrubada das “muralhas” espirituais que impedem a ação da graça divina na vida das pessoas.

O Cerco de Jericó

Segundo explicações difundidas por comunidades católicas, o Cerco de Jericó tem origem na narrativa bíblica do Antigo Testamento, quando o povo de Israel, após dias de oração e perseverança, viu ruir as muralhas da cidade de Jericó. Na vivência cristã atual, esse gesto se traduz em adoração contínua, súplicas e confiança total na providência divina: no agir de Deus no tempo e na forma que Ele considera melhores, explica a Igreja.

Para muitos fiéis, o Cerco representa um tempo especial de renovação da fé, fortalecimento espiritual e reconciliação interior. É um convite à constância na oração, mesmo quando as respostas parecem demoradas.

Programação diária

Durante todos os dias do IX Cerco de Jericó, a programação inclui Adoração ao Santíssimo Sacramento das 6h às 22h, criando um ambiente permanente de oração e recolhimento. Além disso, às 15h, acontece a Missa na casa dos enfermos assistidos pelo MESC, levando conforto espiritual e presença da Igreja àqueles que mais necessitam.

Já no período da noite, às 19h, os fiéis se reúnem para a Santa Missa na Matriz Nossa Senhora Aparecida, momento central da programação, que fortalece a comunhão comunitária e a vivência da fé.

IX Cerco de Jericó convida fiéis a uma semana de oração e confiança em Deus, em Três Pontas
Padre Alexandre Mancilha, pároco da Paróquia N. S. Aparecida – de Três Pontas – após Missa em casa de enfermo, uma das ações do IX Cerco de Jericó (Crédito: Paróquia N. S. Aparecida)

Vivência espiritual

Segundo a Paróquia, o IX Cerco de Jericó é aberto a toda a comunidade. Cada fiel pode participar conforme sua disponibilidade, seja dedicando alguns minutos em adoração, seja acompanhando as celebrações diárias.

O Cerco se apresenta como um tempo de pausa, interiorização e confiança, especialmente neste início de ano, quando tantos corações buscam direção, paz e esperança.


Sintonize mais: Janeiro sem pressa: quando descansar também é um plano