Início da 27ª edição da Expocafé 2024 com grande público e novidades
Edição já é considerada a maior já realizada do evento que nasceu e cresce em Três Pontas
A 27ª edição da Expocafé teve início às 8 horas desta terça-feira (04/06) com um público marcante que visitou os quase 150 estandes presentes na feira. Organizada pela Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda. (Cocatrel) em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Prefeitura Municipal de Três Pontas, a Expocafé é considerada a mais tradicional feira voltada para as especificidades da cafeicultura brasileira. Esta edição é considerada a maior já realizada do evento.
Depois de anos, a nova localização da Expocafé é o Aeródromo “Leda Mello de Rezende”, conhecido como Aeroporto de Três Pontas, uma área com acesso facilitado devido à sua localização privilegiada em relação à cidade. O local também oferece facilidades tecnológicas, como sinal de celular e rede móvel. O evento se estende por quase 2 km, distribuídos em uma pista propícia para conexões, parcerias e grandes negócios.
Segundo o presidente da Cocatrel, Jacques Fagundes Miari, “a terça-feira foi um dia excelente. A visitação superou as expectativas. O movimento da feira, mesmo na parte da manhã, já foi intenso. Uma perspectiva de grandes negócios, vários produtores ligando, comparecendo ao estande, prospectando seus negócios, vendo a correlação de troca. Uma grande esperança para a quarta e quinta-feira, o fechamento de inúmeras negociações”.
O evento continua até quinta-feira (06/06) e acontece no Aeroporto de Três Pontas (Avenida Ipiranga, na altura do número 1745). “Convidamos todos a estarem presentes e aproveitarem as oportunidades e inovações apresentadas”.
Destaques do primeiro dia
Cerimônia de Abertura
A cerimônia de abertura oficial aconteceu às 10 horas e contou com a presença do público e das seguintes autoridades compondo o dispositivo de honra:
. Jacques Fagundes Miari (presidente da Cocatrel)
. Jackson Barbosa (vice-reitor da Ufla)
. Marcelo Chaves Garcia (prefeito de Três Pontas)
. Silas Brasileiro (presidente do Conselho Nacional do Café – CNC)
. Marco Valério Araújo Brito (presidente da Coccamig)
. Nilda de Fátima Ferreira Soares (presidente da Epamig)
. Vanusia Nogueira (diretora executiva da OIC)
. Roberto Romanelli Barata (diretor do Centro de Excelência em Cafeicultura do Sistema Faemg)
. Carmem Lúcia Chaves de Brito (presidente da BSCA)
. Leonardo Sandy Reis (presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Três Pontas)
. Diego Andrade (deputado federal)
. Rodrigo Carvalho Fernandes (chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de MG – Seapa)
Entre tantas outras autoridades, também prestigiaram a solenidade:
- Antônio Carlos de Morais (diretor geral do IMA)
- Ronaldo Scucato (presidente da Ocemg)
- Alexandre Gatti Lages (superintendente da Ocemg)
- Antônio Pitangui de Salvo (presidente do sistema Faemg/Senar)
- Vitor Alves de Freitas (diretor de infraestrutura da Emater)
Responsabilidade com a Sustentabilidade e Comunidade
Esta é a primeira edição da Expocafé Carbono Neutro. Graças à área de plantação no entorno do evento, os gases que contribuem para o efeito estufa estão neutralizados. Além disso, toda a renda arrecadada no estacionamento será revertida para a Apae da cidade de Três Pontas.
13º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira
A tenda de eventos sediou o 13º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, com o tema “A Reduzida Disponibilidade de Trabalhadores Rurais e o Recurso da Mecanização.” Confira a programação das palestras.
– 14h – Prof. Dr. Fabio Moreira da Silva (Ufla): “A Evolução da Mecanização da Cafeicultura em 25 anos da Expocafé”.
– 15h – Prof. Dr. Anderson R. Rocha (Unicamp): “Inteligência Artificial, Perspectivas e Desafios para o Profissional do Futuro”.
– 16h – Eng. Agrônomo Dr. Fabrício Teixeira Andrade (CNA): “Estratégias de Atratividade das Futuras Gerações de Profissionais da Cafeicultura”.
– 17h – Dr. Vanusia Nogueira (OIC): “Disponibilidade de Recursos Humanos, um Posicionamento Global”.
Este simpósio destaca-se pela relevância ao abordar a atuação de trabalhadores rurais e apresentar soluções inovadoras através da mecanização, além de incentivar a integração de novas tecnologias e a atração de novos talentos para o setor cafeeiro.
“Este foi só o primeiro dia do evento. Venha participar e conferir as inovações e oportunidades do setor cafeeiro”, convida a Cocatrel e seus parceiros.
Início da 27ª edição da Expocafé: feira está sendo realizada com responsabilidade ambiental e social
Expocafé 2024
Data: 04 a 06 de junho
Local: Aeroporto de Três Pontas (Avenida Ipiranga, altura do número 1745)
Horário: das 8h às 17h
Entrada: gratuita
Estacionamento para visitantes: sob responsabilidade da Apae de Três Pontas
(Com informações da Ascom Cocatrel e fotos Expocafé Oficial)
Sintonize mais: Você conhece a história da Expocafé?