Folias de Reis, Congada e Moçambique recebem bênçãos especiais e cantam para o Menino Jesus no Santuário de Três Pontas
Participação das Companhias em Missa acontece no dia em que a Igreja comemora a apresentação do Menino Jesus ao mundo e a visita dos três Reis Magos
Folias de Reis de Três Pontas participaram de Missa na manhã deste domingo (7) no Santuário Diocesano Nossa Senhora d’Ajuda. Das 12 Companhias atualmente em atividade na cidade, cinco adentraram o Templo apresentando suas sagradas Bandeiras, algumas delas beijadas em sinal de devoção pelos fiéis. Os marungos, respeitosos, acompanharam toda a celebração sem as criativas e coloridas máscaras. Compareceram as Companhias de Reis Mãe Rainha, Nossa Senhora do Bonfim, Santa Clara, Família Dias e Caminhos de Belém. Também presentes a Congada “Nossa Senhora do Rosário” e a Companhia de Moçambique “José Lourenço da Silva” que tem São Benedito como padroeiro.
Neste dia, a Igreja comemora a Epifania do Senhor. A Solenidade lembra a data especial em que o Menino Jesus foi apresentado para o mundo e recebeu a visita de três Reis Magos: Melchior, Gaspar e Baltazar. Em sua rede social, o Carmelo São José de Três Pontas descreveu: “A palavra ‘epifania’ significa ‘manifestação’, é Deus que se manifesta ao mundo, é a celebração do Senhor para todos os povos. Na segunda-feira, 8 , após a Epifania é celebrado o Batismo de Jesus. Encerra-se assim o ciclo do Natal”.
Na ocasião, o padre Wellington proferiu bênçãos especiais aos foliões de Reis, todos ali representados pelos embaixadores. Após a bênção final da Santa Missa, os grupos cantaram junto à imagem do Menino Deus, no belo presépio montado no Santuário d’Ajuda.
https://www.instagram.com/reel/C1zmXaPutq8/?igsh=MXNkbWxheXRidXh0NA%3D%3D
Da Secretaria Municipal de Cultura, acompanharam as Companhias e a Congada na Missa deste domingo: o presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Ederson Gustavo Cesário Malaquias (Dedê); o chefe do setor de Incentivo ao Lazer, Glauber Adriano Reis; o especialista em Cerimoniais e Protocolos Governamentais, Maurinho Bueno; e a recepcionista Jaqueline Sousa.
Chegada
Seguindo a tradição, as Folias de Reis do município iniciaram a peregrinação no dia 25 de dezembro e realizaram a “chegada” na noite de ontem (06). Para a maioria dos grupos, o encerramento das visitas aos lares trespontanos aconteceu nas mesmas casas de onde eles iniciaram a caminhada que mistura fé, já que a missão representa homenagem ao Menino Jesus, e uma cultura popular consagrada em Minas. As Folias de Reis são oficialmente reconhecidas Patrimônio Cultural Imaterial do estado das Gerais.
Encontro é transferido para maio
A transferência do Encontro das Folias de Reis de Três Pontas, tradicionalmente concretizado em janeiro, para o mês de maio está gerando comentários. A Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo explica que a alteração tem dois objetivos principais: ganhar tempo para melhorar a infraestrutura para as apresentações em praça pública, possivelmente na Praça “José Godofredo” e ainda para atender a um pedido antigo das Companhias da cidade: receber Folias, Congadas e Moçambiques de outras localidades – transformando o Encontro local em regional.
Para alguns cidadãos, a decisão quebra o costume. Eles defendem que o evento deve continuar sendo realizado em janeiro, mês em que os Santos Reis ganham destaque no calendário e nas homenagens dos devotos (06/01).
(Fotos: Maurinho Bueno)
Sintonize mais: Veja a reportagem lançada em primeira mão pelo SintonizeAqui sobre a mudança de data do Encontro das Folias de Reis de Três Pontas 2024. Clique AQUI.