Festa de Nossa Senhora do Rosário mobiliza comunidade de Campo do Meio em torno da fé e da tradição das Congadas
Missas e gesto solidário entram na programação religiosa. Coroação do Reinado e Almoço para Visitantes se destacam na parte cultural do evento centenário
“Foi perfeito. Foi emocionante. Estou muito feliz por ter participado e ajudado a fortalecer esta festividade. Sempre tive este sonho, de ajudar a manter, a resgatar certas tradições e hoje Deus me proporciona esta oportunidade. Estou muito feliz mesmo! E muito agradecido a Deus e aos organizadores do evento pelo convite”.
As afirmações são de Osmânio Faria Machado Junior, mais conhecido como Juninho, um cidadão – agora vereador, em Campo do Meio. Ele e a mãe, Maria da Consolação Oliveira Machado, foram coroados Rei e Rainha neste último domingo (22), durante a Festa de Nossa Senhora do Rosário, um evento que há anos mobiliza a cidade sul-mineira.
Com o tema “Nossa Senhora do Rosário: ajuda-nos a viver o chamado de Deus!”, a Festa foi realizada de 19 a 22 de outubro, mixando fé e cultura popular. Missas, reza do Santo Terço, Momentos Devocionais e a arrecadação de produtos alimentícios como gesto concreto em favor de famílias carentes do município fizeram parte da programação religiosa – elaborada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, atualmente paroquiada pelo trespontano, Aloísio Gustavo Dias – padre “Liu” – e cumprida com empenho pelos fiéis devotos.
(Crédito: Paróquia N S Aparecida ) / (Crédito: Reprodução Mazzaropi Mazza)
Coroação do Reinado
Celebrada no dia 7 de outubro, Nossa Senhora do Rosário está entre os protetores das Congadas. Sendo assim, o louvor à Ela ganhou destaque no evento através do grupo de Congo “Irmandade do Rosário”, de Campo do Meio. Nos Mastros, erguidos em frente à Igreja que ostenta o nome da Santa, a homenagem foi estendida à Santa Isabel, São Benedito e Santa Efigênia.
Os momentos mais bonitos da Festa, pelo lado cultural, seguem um cronograma: Bênção dos Mastros, “objetos sagrados onde os negros escravos e livres depositavam suas dores” e o Hasteamento, simbolizando a subida de Jesus ao céu; Procissão, Acolhida e Apresentação dos Congadeiros, Cortejo pelas ruas da cidade e finalmente a Coroação do Reinado.
Neste ano, 20 pessoas, entre elas crianças e jovens, vivenciaram o rito. Maria da Consolação, uma das Rainhas, revela que ali, vestida com seu manto azul, agradecia por uma graça alcançada. “Foi muito bom, gratificante”, resume. A simplicidade é uma das características de “Consola”, que comenta: “no começo fiquei envergonhada porque ser uma rainha foge do meu estilo de vida, mas depois me senti muito feliz por ter vencido a timidez e cumprido a minha promessa”.
Seu filho mais velho, Juninho, também expressa honra. Ele conta que o amor e a admiração pelo Congado vem da infância, com certeza uma herança familiar. Justificando, Juninho cita entre outros laços de parentes com esta manifestação de religiosidade e folclórica, que a avó paterna, dona Elza, hoje com 88 anos, já integrou o Reinado juntamente com o Rei João Machado que se tornaria seu sogro, já que na ocasião ela conheceu Américo com quem se casou, um companheiro por longa vida. Já o bisavô materno de Juninho, Antônio Marques, recebia as Congadas com fartos almoços festivos. “Eu sou apaixonado pela tradição e tenho um orgulho danado da Congada de Campo do Meio. A Festa de Nossa Senhora do Rosário me encanta. Graças a Deus consegui ajudar esta Festa linda”.
O Reinado 2023 foi composto pelas Rainhas dos Mastros: Rozema, Ana Beatriz, Victória e Thaiane. Pela Rainha Perpétua Elisabeth. Pelo Rei Perpétuo João Scatolino. Também pelos Reis Congo Paloma e Cleiton. As Rainhas e Reis Convidados foram Regina e Léo, Consola e Juninho, Gisele e Quelson, Michele e Eduardo, Giovana, Dié, Emanuelly e Guilherme.
(Crédito: Reprodução Mazzaropi Mazza)
Hora do Almoço: emendas de vereadores possibilitam a recepção
No domingo (22), último dia da Festa de Nossa Senhora do Rosário, o Almoço para os Visitantes também se tornou um marco. Preparado no capricho para 300 pessoas, a recepção aconteceu no Clube “Aprígio Serafim de Morais”, graças à ajuda financeira dos vereadores Juninho (Osmânio Faria Machado Junior/PSD) e Rosália Gonçalves de Carvalho Oliveira (DEM).
Juntos, no final de 2022, os dois parlamentares destinaram R$ 10 mil de Emendas Impositivas em apoio à Associação de Congado e Folias de Reis. Parte do recurso previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) foi aplicado na Festa de Nossa Senhora do Rosário, possibilitando a realização do almoço para os congadeiros e comunidade convidada. Entre os visitantes estava o Terno “Nossa Senhora do Rosário”, de Heliodora (MG).
Almoço dos Visitantes (Crédito: Reprodução Mazzaropi Mazza)
Manifestação Centenária
A Festa de Nossa Senhora do Rosário de Campo do Meio acontece há mais de 100 anos. Dona Ladocena e outros familiares também dançavam e coordenavam o grupo até que o costume chegou à dona “Tina”. Foi esta matriarca quem fez o pedido especial: “não deixe a tradição acabar, não deixe esta tradição sair da nossa casa”. Assim foi, assim é. Hoje, a “Irmandade do Rosário” está nas mãos dos netos de dona “Tina” que, aos 91 anos, viu de perto os preparativos da Congada e rezou fervorosa o Tríduo.
A família tem muito a agradecer e muitos a quem dizer “obrigada”, dentre estas pessoas estão padre Liu, padre Ditinho, o seminarista Maycon, Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura, e vereadores especialmente Juninho e Rosália.
Uma nova geração de congadeiros
Gerações abraçaram a missão e o empenho delas garante a sobrevivência da manifestação folclórica apesar do avanço dos tempos.
Se o legado traz alegria, se ativa e intensifica a fé também faz brotar a esperança da continuidade. Acaba de nascer o Terno “do Mirinho”. O novo grupo de Congada, agora infantil, tem nome talvez improvisado, mas a certeza de que estas crianças irão abrilhantar muitas e muitas festas dentro e além fronteiras campo-meenses. A Congada é um Patrimônio Cultural e Imaterial das Minas Gerais.
No encerramento, quando começava a noite dominical deste 22 de outubro, houve a Descida dos Mastros ao som marcante das caixas das Congadas e Missa com a presença do Reinado. Os congadeiros e o público deixaram transparecer felicidade, a sensação era de dever cumprido e já batia neles a saudade do evento que foi assinado pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Campo do Meio e concretizado com a força daqueles que fazem a diferença.
(Crédito: Reprodução Mazzaropi Mazza)