Família do Terço entra no mês de aniversário com Novena pelas Famílias e Caminhada da Fé

Movimento de Oração começou no enfrentamento à pandemia Covid-19 e já inspirou fundação de grupos em Lavras e Campos Gerais

Abril é um mês especial para a Família do Terço, de Três Pontas. Há três anos, o Movimento de Oração nascia através de um pequeno grupo de amigas que se reuniu online para rezar por proteção, pelo alívio das dores trazidas pelo novo Coronavírus, pelo fim da angustiante pandemia. A turminha, agregada por Leide Daiane Conde, cresceu em número de integrantes abraçando gente de outras localidades sul-mineiras e de outros estados brasileiros, e se expandiu para a cidade de Lavras sob coordenação de Daiana e mais recentemente para o vizinho município de Campos Gerais com Mayara à frente da implantação.

Com o lema “Ninguém solta a mão de ninguém”, o grupo segue rezando o Santo Terço de segunda a sexta-feira online, realizando “lives” oracionais semanalmente e em vários momentos se encontrando de forma presencial. Criou-se um laço de fraternidade, de amizade, companheirismo, cumplicidade. Cada participante se torna sustento para os demais e é sustentado por todos. É uma força conjunta puxando para cima, resgatando esperança, promovendo cura e transformações – tudo através de muita união, reflexão e oração.

As intenções também crescem e variam diariamente conforme as necessidades sentidas no curso natural da vida ou impostas por atos, nem sempre compreensíveis, da própria humanidade. Tanto é que nesta última sexta-feira (14) houve Vigília pela Libertação dos Casamentos e Toda a Família. “Senti que carecemos rezar ainda mais pelas nossas crianças, adolescentes, jovens, pelos pais… pelos homens e mulheres. O casal é a base, precisa estar forte no amor de Deus para conduzir seus filhos pelo caminho do bem. Os recentes acontecimentos, que entristeceram o Brasil inteiro, reforçam: Deus é a única saída, só Ele para nos devolver paz, segurança, amor e respeito uns pelos outros”, destaca a fundadora da Família do Terço, Leide Conde. 

Na Vigília, mais um chamado. Ali nascia uma Novena que se estenderá pelas próximas oito semanas, sempre às quartas-feiras, das 20 às 22 horas, na Capela do Hospital São Francisco de Assis, em Três Pontas. Nesta quarta, 19 de abril, o tema será “Pela Cura e Libertação das Enfermidades e Problemas Físicos”. O convite é para todos: “venham rezar pelas suas famílias e pelas famílias do mundo inteiro”.

Família do Terço entra no mês de aniversário com Novena pelas Famílias e Caminhada da Fé
1º dia da Novena semanal pelas Famílias com parte dos integrantes da Família do Terço

Caminhada da Fé: desafio aumentado, desafio cumprido com ainda mais determinação

A Família do Terço adentrou o mês de aniversário literalmente com os pés no chão. Na madrugada da sexta-feira, 7 de abril, feriado nacional da Paixão de Cristo, cerca de 200 pessoas se deslocaram “debaixo de muita água” rumo à Capela de Santa Rita, na Comunidade Morro Vermelho, localizada na região rural de Três Pontas. De lá, pegaram o caminho de volta, a pé.

As consequências das chuvas que começaram no início da noite de quinta-feira (6) fizeram o grupo se desdobrar para vencer, entre os obstáculos, a lama que tomou conta das estradas até então de terra batida. Nem mesmo os carros de apoio foram poupados e muitos deles demandaram ajuda para sair dos atoleiros.

Ainda assim, com o peso dos calçados aumentado pelo barro, os peregrinos percorreram 19 quilômetros. Cansados? A maioria sim. Mas também cheios de alegria e gratidão. O propósito estava cumprido: o sacrifício da longa caminhada em reconhecimento às graças recebidas e na confiança de que Deus tocará os corações ainda endurecidos pelo desrespeito e intolerância ao próximo.

Os peregrinos da Família do Terço foram recebidos com muito carinho por colegas na entrada da cidade. Entre forte emoção que ampliou sorrisos e também fez lágrimas transbordarem, foi servido aos guerreiros caminhantes um farto café da manhã proporcionado por empresas e outros voluntários.

A ideia era encerrar a 2ª Caminhada da Fé no Santuário Diocesano Nossa Senhora d’Ajuda, onde a comunidade refletia e rezava a Via Sacra. Porém, a chuva promoveu atraso e a Família do Terço se dispersou ali mesmo, após o café.

Ao lado dos trespontanos, caminhando em pura sintonia, estavam irmãs e irmãos da Família do Terço de Campos Gerais. Eles contaram que mais de 100 pessoas compareceram ao primeiro encontro com a trespontana Leide Conde para a fundação do grupo e que a turma de lá está indo muito bem na reza do Terço Mariano.

Família do Terço entra no mês de aniversário com Novena pelas Famílias e Caminhada da Fé
Grupo de Oração de Campos Gerais com a fundadora da Família do Terço de Três Pontas, Leide Conde (à esquerda)

Desperta Tu Que Dormes

Pelo Instagram familiadoterco você reza o Terço pela manhã, participa das Lives Oracionais realizadas semanalmente à noite e poderá rezar a poderosa Novena semanal pelas Famílias, que será transmitida ao vivo diretamente da Capela do Hospital. Basta seguir o perfil e ficar atento aos horários e avisos diários. 

Comemoração

Finalizando, Leide Conde revela que o 3º aniversário da Família do Terço de Três Pontas promete uma comemoração. Mas a “festa” ainda está sendo pensada, portanto, é assunto para reportagem futura do SintonizeAqui… Até lá!

Família do Terço entra no mês de aniversário com Novena pelas Famílias e Caminhada da Fé
“Ninguém solta a mão de ninguém” – 2ª Caminhada da Fé

Veja mais fotos AQUI


Sintonize mais: Três Pontas realiza evento para discutir ações de estímulo ao turismo