Expocafé segue em alta: segundo dia atrai multidão e movimenta o agro

Feira recebeu milhares de visitantes nesta quarta-feira (28) e promoveu debates relevantes sobre sustentabilidade, clima e inovação na cafeicultura

O segundo dia da 28ª edição da Expocafé — a maior feira de cafeicultura do Brasil — atraiu, nesta quarta-feira (29/05), milhares de visitantes. Além dos cafeicultores, o evento também reuniu famílias e um público bastante diversificado.

Organizada pela Cocatrel (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas), em parceria com a UFLA (Universidade Federal de Lavras) e a Prefeitura Municipal de Três Pontas, a feira teve início às 8h30 e contou com a presença de um público expressivo, que percorreu os mais de 160 estandes presentes no evento.

Expocafé segue em alta: segundo dia atrai multidão e movimenta o agro
Expocafé segue em alta: segundo dia atrai multidão e movimenta o agro (Crédito: Cocatrel)

A Expocafé, que une conhecimento técnico, inovação tecnológica, responsabilidade ambiental e oportunidades de mercado, recebeu nesta quarta-feira o Simpósio Cocatrel/UFLA, com a participação de professores e autoridades nacionais da cafeicultura.

Para o engenheiro agrônomo e professor da UFLA, José Donizete Alves, o cafeicultor deve investir em preparo técnico e planejamento:

“Costumo dizer em minhas palestras que, na cafeicultura, temos duas palavras-chave que devem orientar o produtor: conhecimento, que é o que estamos adquirindo aqui, e previsibilidade, pois sem esses dois pilares o produtor não terá uma atividade competitiva.”

No terceiro e último dia, a Expocafé recebe a programação do Expocafé Mulheres e do 8º Encontro Mineiro de Cafeicultoras.

Programação do dia

A manhã desta quarta-feira (29) foi marcada por importantes reflexões e aprendizados no Simpósio Cocatrel/Ufla, parte da programação da 28ª edição da Expocafé. A primeira palestra do dia foi conduzida pelo engenheiro agrônomo e professor titular da Ufla, José Donizeti Alves, referência em Fisiologia de Plantas. Ele falou sobre a resiliência do café às mudanças climáticas, destacando estratégias para enfrentar os desafios do novo cenário ambiental.

Na sequência, às 10h, foi a vez do também professor da Ufla e especialista em Tecnologias de Manejo na Cafeicultura, Rubens José Guimarães, que compartilhou sua experiência de mais de quatro décadas no setor. Ele abordou o manejo do cafeeiro em condições climáticas adversas, reforçando a importância de práticas adaptativas e planejamento.

Encerrando as atividades da manhã, às 11h, o engenheiro agrônomo Geraldo Andrade Carvalho, que atua há 35 anos com Manejo Integrado de Pragas Agrícolas, falou sobre como as mudanças climáticas influenciam diretamente no controle das principais pragas da cafeicultura, apontando caminhos para uma gestão mais eficaz e sustentável das lavouras.

Simpósio Cocatrel/UFLA também abordou temas sobre sustentabilidade e mercado do café. oferecendo palestras imperdíveis para produtores e profissionais do setor

O Simpósio Cocatrel/Ufla seguiu com uma programação intensa ainda voltada aos desafios e inovações da cafeicultura. Às 14h, o professor Ademir Calegari – engenheiro agrônomo e doutor em solos com estudos realizados no Brasil, Escócia, EUA e França – abriu a sequência com a palestra sobre os avanços da cafeicultura regenerativa, destacando o uso de mix de plantas de cobertura como alternativa sustentável.

Depois, às 14h40, o professor Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, da ESALQ/USP, trouxe reflexões sobre o balanço de carbono em cultivos de café, enfatizando a importância do manejo ambientalmente responsável.

Já às 15h20, foi a vez de Kaio Dias, doutor em Ciência do Solo, abordar a construção do perfil do solo como estratégia essencial para uma cafeicultura mais produtiva e sustentável.

Encerrando o ciclo, às 16h, o economista Gil Barabach apresentou uma análise detalhada sobre o mercado do café, projetando cenários e estratégias para os anos de 2025 e 2026, em uma palestra muito aguardada pelos produtores e agentes do setor.

Expocafé segue a todo vapor para fechar 28º edição com chave de ouro

A programação desta quinta-feira (29), último dia da Expocafé, reforça o protagonismo feminino no campo. Pela manhã, o Expocafé Mulheres abriu espaço para valorizar as trajetórias, conquistas e desafios enfrentados por mulheres que atuam na cafeicultura.

Já à tarde, o 8º Encontro Mineiro de Cafeicultoras promete reunir produtoras de diversas regiões em um momento de troca de experiências, aprendizado e fortalecimento de redes. A presença feminina ganha cada vez mais destaque na feira, mostrando que o futuro do agro também passa pelas mãos das mulheres.

O encerramento da 28ª Expocafé está previsto para às 17 horas, no Aeroporto de Três Pontas. A entrada é gratuita.


Sintonize mais: Associação Ubuntu de Três Pontas é Declarada Utilidade Pública