Expocafé 2024: oportunidade de negócios e inovação na cafeicultura

A maior feira de cafeicultura do Brasil está chegando com novidades e benefícios estendidos à comunidade, especialmente à trespontana

A Expocafé 2024 promete ser um evento imperdível para todos os envolvidos na cadeia produtiva do café. Realizada há 26 anos, a feira é reconhecida como um dos maiores encontros do setor cafeeiro no Brasil, oferecendo plataforma única para negócios, inovações tecnológicas e troca de conhecimento. Este ano, a expectativa é atrair mais de 20 mil produtores, comerciantes, pesquisadores e entusiastas do café, criando um ambiente propício para a geração de novas oportunidades e parcerias estratégicas.

Aproximação da comunidade e meio ambiente

A 27ª edição acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de junho, ou seja, de terça a quinta-feira desta próxima semana. Apoiadora do evento desde 1998, a Cocatrel assume a realização, inserindo a feira à região urbana de Três Pontas. Desta vez, ela será concretizada no Aeródromo “Leda Mello de Rezende” (aeroporto), localizado no bairro Santana, facilitando o acesso pela Avenida Ipiranga, altura do número 1745. Assim,  a Cocatrel aproxima o maior evento da cafeicultura brasileira à comunidade local.

Segundo a própria Cocatrel, as novidades não param aqui. Com a conquista do Selo “Meu Carbono Neutro”, uma empresa especializada já iniciou a quantificação da emissão de carbono gerada pelo evento. O trabalho terá sequência durante e após a Expocafé. Responsável pelo Selo, a “meuagro.com” explica: “os dados serão publicados junto à Expocafé. A neutralização do CO2 emitido nesse período será realizada em área de vegetação nativa de um produtor rural de Três Pontas que já protege e conserva a vegetação obrigatória pelo Código Florestal”. A iniciativa inovadora da Cocatrel vai ao encontro da preservação ambiental e incentiva na prática a sustentabilidade na cafeicultura nacional.

Expocafé 2024: oportunidade de negócios e inovação na cafeicultura
Expocafé é sinônimo de oportunidade de negócios e inovação na cafeicultura

Expocafé Mulheres

A criação do Grupo Cafeína Cocatrel, há cinco anos, materializa a preocupação da Cooperativa em apoiar a ala feminina do campo, proporcionando às produtoras apoio, orientação, estrutura técnica para que suas lavouras sejam cada dia mais rentáveis, inclusive com qualidade de grãos consumida até mesmo internacionalmente.

Se elas, as produtoras, têm especial atenção da Cocatrel, têm espaço destaque também na programação da Expocafé 2024. Sob a organização da Epamig, na quinta-feira (06), o 7º Encontro Mineiro de Cafeicultoras, terá como tema principal “Conhecimento, experiência e tecnologia”. Através de palestras que abordarão temas relevantes e atuais, as participantes terão a chance de aprender sobre as últimas tendências e inovações, compartilhar suas experiências e explorar novas tecnologias que podem ser aplicadas em suas propriedades, fortalecendo ainda mais o papel das mulheres na cadeia produtiva do café.

Troféus

Para concretizar a Expocafé Mulheres, a Cocatrel e a Epamig contam com a parceria da Wofse Produções, que fará a entrega dos troféus “Agro Mulher Brasil” e “Mulher Inspiração da Cafeicultura do Brasil 2024”.

“Desde 2019, prestamos homenagem às mulheres que se destacam e são protagonistas no agronegócio e na cadeia produtiva do café, alavancando setores com sua presença. Esse trabalho faz parte do propósito de vida da Empresa Wofse Produções, ciente da importância da mulher no agro e no setor cafeeiro. As homenageadas são indicadas por empresas, cooperativas, entidades, associações e passam por uma mesa avaliadora, sendo pontuadas pelas suas histórias e relevância no café e o agro. Estamos muito felizes em seguir com esse reconhecimento na 27ª edição da Expocafé e será um momento lindo”, explica o diretor da Wofse Produções, o trespontano Willian Rosa.

Difusão de tecnologias inovadoras

Outro destaque na Expocafé 2024 será a apresentação de tecnologias de ponta voltadas para a cafeicultura. Empresas do setor terão a oportunidade de expor suas inovações, que vão desde máquinas avançadas para colheita e processamento até soluções digitais para gestão de fazendas e monitoramento de lavouras. Os participantes poderão ver de perto as demonstrações dessas tecnologias, entendendo como elas podem ser aplicadas para aumentar a produtividade, reduzir custos e promover a sustentabilidade nas propriedades cafeeiras.

Mais de 100 empresas, dentre elas, instituições financeiras, dos segmentos de máquinas, equipamentos, corretivos, foliares, defensivos, fertilizantes já asseguraram seus espaços demonstrando otimismo quanto ao volume de negócios a serem concretizados e prospectados na feira.

Expocafé 2024: oportunidade de negócios e inovação na cafeicultura
Com organização da Cocatrel, Expocafé 2024 será realizada no aeroporto de Três Pontas

Palestras e workshops com especialistas

A programação da Expocafé 2024 também inclui uma série de palestras e workshops ministrados por especialistas renomados no setor. Temas como manejo sustentável, tendências de mercado, inovação e qualidade do café serão abordados, proporcionando aos participantes um rico conteúdo para aprimorar suas práticas e conhecimentos. Essas sessões educativas são uma oportunidade valiosa para produtores e profissionais se atualizarem sobre as melhores práticas e as novidades do mercado, fortalecendo ainda mais a competitividade da cafeicultura brasileira.

O evento promete transformar o futuro da cafeicultura, promovendo negócios, inovação e aprendizado contínuo. “A Expocafé 2024 é o lugar certo para quem busca crescer e se destacar nesse mercado tão importante e dinâmico. E é lugar também para a sociedade entender a grandiosidade do evento que injeta dinheiro na cidade, por exemplo, através da geração dos empregos temporários, do comércio e da prestação de serviços. Então, venha conosco para a maior feira de cafeicultura do Brasil aqui em Três Pontas”, convida a Cocatrel.

Para organizar o evento, a Cocatrel tem apoio da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e da Prefeitura Municipal de Três Pontas. Esses parceiros informam que a entrada é gratuita.

Oportunidade de negócios, de aprendizado, de inovação por uma cafeicultura de qualidade, rentabilidade e sustentável: Expocafé 2024. Nas fotos desta reportagem, início da estruturação do aeroporto para a feira que acontece de 4 a 6 de junho, em Três Pontas (Créditos: Cocatrel)

Serviço

O que: Expocafé 2024
Quando: 4, 5 e 6 de junho
Onde: aeroporto de Três Pontas (Avenida Ipiranga, altura do número 1745)
Horário: 8h às 17h
Entrada: de graça
———————

Sintonize mais: Você conhece a história da Expocafé?