Casa cheia, bons negócios e muito café. Sucesso já no 1º dia da Expocafé em Três Pontas
Feira reúne tradição, tecnologia e negócios em um ambiente que celebra a importância da cafeicultura brasileira
A 28ª edição da Expocafé teve início às 8h desta terça-feira (27), em Três Pontas, com grande presença de público. Mais de 160 estandes estão distribuídos em uma estrutura de mais de 1.000 metros, preparada para gerar conexões, fomentar parcerias e movimentar grandes negócios.
Considerada a maior feira de cafeicultura do Brasil, a Expocafé é organizada pela Cocatrel (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas), em parceria com a Ufla (Universidade Federal de Lavras) e a Prefeitura Municipal de Três Pontas.
A cerimônia de abertura reuniu autoridades políticas, lideranças do agronegócio e representantes da cafeicultura nacional, fortalecendo ainda mais o prestígio do evento. O local conta com estrutura tecnológica, como sinal de celular e rede móvel, facilitando a comunicação e os negócios durante a feira.
Segundo o presidente da Cocatrel, Jacques Fagundes Miari, a expectativa é movimentar cerca de R$ 750 milhões nos três dias de evento. “A Expocafé é uma feira voltada ao relacionamento, aos bons negócios e à capacitação do produtor. Neste primeiro dia, realizamos o 14º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira. Nos próximos dias, abordaremos temas como sustentabilidade com práticas de agricultura regenerativa e um painel sobre os desafios impostos pelas mudanças climáticas”, afirmou.

Com programação até quinta-feira (29), a feira une conhecimento técnico, inovação tecnológica, responsabilidade ambiental e oportunidades de mercado. A organização convida todos os interessados a participarem e aproveitarem as novidades apresentadas.
Destaques
Cerimônia de Abertura
A cerimônia de abertura oficial foi realizada por volta das 9h30mine contou com a presença do público e das seguintes autoridades:
– Jacques Fagundes Miari – Presidente da Cocatrel
– Jackson Barbosa – Vice-reitor da UFLA
– Luiz Carlos da Silva – Prefeito de Três Pontas
– Silas Brasileiro – Presidente do Conselho Nacional do Café
– Marco Valério Brito – Presidente da Coccamig
– Gelson Soares Lemes – Diretor Técnico da Emater
– Nilda Soares – Presidente da Epamig
– Diego Andrade – Deputado Federal
– Mário Henrique Caixa – Deputado Estadual
– Rodrigo Carvalho Fernandes – Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais – Seapa
– Sara Mesquita Tavares Nogueira – Presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Copersul
– Tatiane Sancho – Gerente da Agência Sicredi Três Pontas
– Carmem Lúcia de Brito – Presidente da BSCA
– Dilson Lamaita Miranda – Diretor Presidente da Unimed Três Pontas

Circuito Nacional do Café
Logo após a abertura, a tenda de eventos foi palco do lançamento oficial do Circuito Nacional do Café, um projeto que busca a transformação da tradição cafeeira no país com uma experiência turística e cultural. O Circuito reúne 51 municípios dos estados de Minas Gerias e São Paulo, todos reconhecidos pela grande ligação com a história e produção do café.
14º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira
Durante a tarde, a tenda de eventos foi sede do 14º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, momento de importantes discussões técnicas. Três palestras consecutivas reuniram especialistas e produtores interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre produção, mecanização e avanços tecnológicos no setor.
Às 14h, o engenheiro agrônomo Guy Carvalho, consultor e especialista em café e agronegócio, abriu o ciclo de palestras com o tema “Avanços Tecnológicos no Sistema de Produção da Cafeicultura de Montanha”. Ele apresentou inovações aplicadas no campo, destacando ferramentas e estratégias que vêm transformando a produtividade e a sustentabilidade nas lavouras de montanha.
Na sequência, às 15h, foi a vez do engenheiro agrônomo André Reis, tecnólogo em Cafeicultura Empresarial e especialista em Gestão do Agronegócio, abordar o tema “Plantio de Café na Montanha visando a Mecanização”. Em sua fala, Reis enfatizou os cuidados necessários no planejamento e implantação do cafezal, visando facilitar a mecanização e reduzir os custos de produção.
Encerrando o ciclo, às 16h, o professor Dr. Fábio Moreira da Silva, do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (Ufla), falou sobre as “Potencialidades e Desafios da Mecanização na Cafeicultura de Montanha”. Sua palestra trouxe reflexões sobre as limitações geográficas enfrentadas pelos produtores e as possibilidades reais de inserção de tecnologias mecanizadas no cultivo em áreas íngremes, promovendo eficiência sem comprometer a qualidade do café.
O Simpósio foi marcado pelo alto nível técnico das apresentações e pelo engajamento do público presente, consolidando a Expocafé como um espaço estratégico para troca de experiências e difusão de conhecimento.

Expocafé 2025 – Programação desta quarta-feira (28)
8h30 – Sicoob na Expocafé
Simpósio Cocatrel/Ufla
Convidados Ufla
9h – Palestrante: José Donizeti Alves – Eng. Agrônomo, Professor Titular da Ufla, referência em Fisiologia de Plantas.
Tema: Resiliência do Café às Mudanças Climáticas
10h – Palestrante: Rubens José Guimarães – Eng. Agrônomo, trabalha em cafeicultura há 43 anos (IO como extensionista da Emater-MG e 33 como Professor na Ufla). Atualmente Professor Titular, trabalha com “Tecnologias de Manejo na Cafeicultura”
Tema: Manejo do Cafeeiro em Condições Climáticas Adversas
11h – Palestrante: Geraldo Andrade Carvalho – Eng. Agrônomo; Professor Titular da Ufla. Trabalha há 35 anos na área de Manejo Integrado de Pragas Agrícolas, principalmente na cultura do cafeeiro.
Tema: Influência das Mudanças Climáticas no Manejo das Principais Pragas do Cafeeiro
12h45 – Sicredi na Expocafé
13h15 – Sicoob na Expocafé
Simpósio Cocatrel/Ufla
Convidados Cocatrel
14h – Palestrante: Prof. Ademir Calegari – Eng. Agrônomo. FAEM-UFPEL MSC. Aberdeen/Escócia – Doutor em Solos. UEL /Kansas EUA/ Paris FRA
Tema: Avanços da Cafeicultura Regenerativa – Mix de Plantas de Cobertura
Apresentado por: Renovagro e Cocatrel
14h40 – Palestrante: Carlos Eduardo Pellegrino Cerri – Professor Titular do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ/USP
Tema: Balanço de Carbono em Cultivo de Café
Apresentado por: AgroCP e Cocatrel
15h20 – Palestrante: Kaio Dias – Doutor em Ciência do Solo
Tema: Construção do Perfil do Solo para Uma Cafeicultura Sustentável
Apresentado por: Café Brasil e Cocatrel
16h – Palestrante: Gil Barabach – Economista, Mestre em Economia do Desenvolvimento pela PUC-RS
Tema: Mercado de Café – Cenários e Estratégias para 2025 e 2026
Apresentado por: Coccamig e Cocatrel
Serviço
28ª Expocafé
Data: 27 a 29 de maio
Local: Aeroporto de Três Pontas – Avenida Ipiranga, 1804
Entrada: gratuita
Estacionamento: verba revertida à Apae de Três Pontas

Sintonize mais: Café: sabor que acolhe, força que transforma
