Em Missa Solene, “Nossa Mãe” será oficialmente apresentada à comunidade como Venerável

Decreto promulgado pelo Papa Francisco reconhece a fundadora do Carmelo São José de Três Pontas como modelo de vida e intercessora diante de Deus

Uma Missa Solene em Ação de Graças será celebrada por Dom Pedro Cunha Cruz, no sábado, 15 de julho. A celebração será às 10 horas, no Santuário Diocesano Nossa Senhora d’Ajuda. Juntos, o bispo e o povo trespontano rezarão em agradecimento ao reconhecimento das Virtudes Heroicas da fundadora do Carmelo São José de Três Pontas, Madre Tereza Margarida do Coração de Maria, chamada carinhosamente de Nossa Mãe.

A manhã de júbilo religioso começará com Procissão, saindo às 8 horas do Carmelo São José rumo ao Santuário localizado na Praça Cônego Victor, Centro da cidade.

Venerável Madre Tereza Margarida do Coração de Maria – Nossa Mãe

Virtudes Heroicas

Em 20 de maio, durante audiência com o cardeal Marcello Semeraro, prefeito da Congregação da Causa dos Santos, o Papa Francisco promulgou o Decreto reconhecendo as Virtudes Heroicas da Madre Tereza Margarida do Coração de Maria.

De acordo com a vice-priora do Carmelo São José, Irmã Maria Elisabeth da Trindade, com a assinatura do Decreto, a Igreja diz que Nossa Mãe viveu em grau heroico as virtudes teologais que são a fé, a esperança e a caridade; as cardeais: prudência, justiça, fortaleza e temperança e também as anexas ao seu estado de religiosa: castidade, pobreza, obediência e humildade.

Em Missa Solene, “Nossa Mãe” será oficialmente apresentada à comunidade como Venerável

Assim, o Processo de Beatificação da Madre, oficialmente aberto em março de 2012, dá mais um passo. A primeira etapa, quando Nossa Mãe recebeu o título de Serva de Deus, está concluída. Agora, nesta segunda fase do Processo, a religiosa é reconhecida Venerável.

De acordo com a programação da Diocese da Campanha, na Missa Solene deste sábado (15), será lido o Decreto de Heroicidade de Virtudes assinado em maio, e Nossa Mãe será formalmente apresentada à comunidade como modelo de vida e intercessora diante de Deus.  

Próximos passos

De agora em diante, se torna ainda mais importante que os fiéis registrem junto ao Carmelo São José as graças que receberem por intercessão da Madre Tereza Margarida do Coração de Maria – Nossa Mãe.

Isto porque, explica a vice-priora, Irmã Elisabeth, quando os médicos e teólogos da Congregação da Causa dos Santos aprovarem um milagre intercedido por Nossa Mãe, ela se tornará Beata, como já aconteceu com outro religioso trespontano, Padre Victor.

Após comprovado um segundo milagre, ocorrido após a Beatificação, os candidatos se tornarão Santos da Igreja Católica.

Novena de Nossa Senhora do Carmo

Na sexta-feira passada (7), começou a Novena de Nossa Senhora do Carmo, com Missas celebradas às 7 horas e às 19 horas. Ainda no Carmelo São José acontece neste período, a Reza do Santo Terço, às 18h15min.

A Novena será encerrada sábado, quando acontecerão a Procissão (8 horas), a Missa de Ação de Graças no Santuário d’Ajuda (10 horas) e Missa no Carmelo (19 horas).

Já no domingo, 16 de julho, serão celebradas Missas da Solenidade de Nossa Senhora do Carmo às 7 e às 19 horas, no Carmelo.

O tema do período especial de oração é “Com a Senhora do Carmo e a Venerável Nossa Mãe, queremos viver a nossa vocação como graça e missão”.

Nossa Mãe

Maria Luíza nasceu em 24 de dezembro de 1915, em Borda da Mata (MG). Aos 22 anos, ingressou na vida religiosa no Carmelo de Mogi das Cruzes (SP). Ao receber o hábito de noviça, ganhou o nome de Tereza Margarida do Coração de Maria e no dia 2 de fevereiro de 1942 emitiu os votos Solenes.

Em 1952, pela intervenção do cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, a comunidade transferiu-se para o novo Carmelo especialmente construído em Aparecida (SP), Carmelo Santa Teresinha. Depois de algum tempo, diversos bispos pediram ao Carmelo de Aparecida a fundação de um novo Carmelo em suas Dioceses. Entre estes estava o pedido insistente do Monsenhor João Rabelo de Mesquita, Vigário-Geral da Diocese da Campanha. Irmã Tereza foi indicada e proposta para tal missão. O bispo de Campanha, Dom Inocêncio Engelke, concedeu a licença, sendo indicada primeiramente a cidade de Campanha (sede da Diocese) e depois Três Pontas para abrigar o novo Carmelo. 

Devotas rezam junto ao túmulo da Venerável Nossa Mãe, no Carmelo São José – Três Pontas (MG) – (Crédito: arquivo SintonizeAqui)

O Mosteiro tornou-se cada vez mais um ponto de referência para os fiéis da região. Muitos procuravam Nossa Mãe para pedir conselhos, orientação espiritual e ajuda. Logo as pessoas, como sinal de veneração e afeto começaram a chamá-la de Nossa Mãe. Possuía uma grande visão do futuro e desejo de viver a espiritualidade do Carmelo de modo vivo e atual.

Madre Tereza faleceu em 14 de novembro de 2005, aos 90 anos. Devido à fama de santidade e de graças alcançadas por sua intercessão, Dom Diamantino Prata de Carvalho, hoje Bispo Emérito da Diocese da Campanha, de acordo com a Comunidade do Carmelo São José, introduziu em Roma o pedido para abertura do Processo de Beatificação.

Clique AQUI e conheça a biografia completa da Venerável Madre Tereza Margarida do Coração de Maria.