Dia das Mães 2023: pesquisa aponta preferências dos consumidores do Sul de Minas
Segundo os entrevistados, 82% deles pretendem presentear nesta data, que é considerada a segunda melhor para o comércio varejista
A pesquisa realizada pelo Geesul, em parceria com o Departamento de Pesquisa do Grupo Unis e NEMPA, em 23 cidades do Sul de Minas, apontou as expectativas para as compras no Dia das Mães de 2023.
Segundo os entrevistados, 82% deles pretendem presentear nesta data, que é considerada a segunda melhor para o comércio varejista. Dos entrevistados, 54,2% planejam dar um presente, enquanto 25,2% planejam dar dois presentes.
O valor dos presentes variou bastante entre os entrevistados. 35,2% pretendem gastar entre 100 e 200 reais, 34,3% entre 51 e 100 reais, e 17,6% entre 21 e 50 reais. A forma preferida de pagamento será o cartão de crédito, com 44,4% das respostas, seguido pelo cartão de débito com 27,8%. O PIX está ganhando popularidade, com 15,7% de preferência nos pagamentos, contra 2,2% na mesma data em 2022.
Assim como em 2022, neste ano o local de compras continua disputado entre o e-commerce (35,8%) e o centro da cidade (34,9%). 18,3% dos entrevistados apontaram a preferência pelos shoppings centers.
Vários fatores influenciarão a decisão de compra, com maior destaque para descontos nos preços e frete grátis.
As mães receberão, principalmente, roupas, cosméticos e calçados. As mulheres se mostraram mais propensas a comprar em lojas do centro da cidade e procurar maiores descontos nos preços. Já os homens preferem as compras na internet ou no shopping e buscam mais por almoços ou jantares fora de casa.
Para o coordenador da pesquisa e fundador do Geesul, Guilherme Vivaldi, olhar para o perfil do consumidor, seja por sexo, idade ou localidade, orienta melhor as estratégias de venda e propagandas das empresas. Com os dados em mãos, o empreendedor é capaz de planejar e ser mais eficaz em suas ações para alcançar maiores vendas.
O relatório completo, com um dashboard interativo, pode ser acessado gratuitamente clicando aqui.
(Página principal: Ekaterina Bolovtsova)
Sintonize mais: Dia das Mães: AcaiTP lança campanha diferente para promover o comércio local