Dia da Consciência Negra é celebrado com feriado nacional e programação inédita em Três Pontas
Município organiza eventos culturais, educativos e artísticos para marcar a data, em celebração à história e cultura afro-brasileira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou recentemente projeto de lei que estabelece o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional. Até então, o dia 20 de novembro era considerado feriado em seis estados brasileiros e cerca de 1.200 cidades. A decisão histórica reforça a importância da data para reflexão sobre a luta contra o racismo e a valorização da contribuição da população negra na construção do Brasil.
Em Três Pontas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Secult-TP), preparou uma programação inédita para celebrar a Semana da Consciência Negra e da Afro-mineiridade. A agenda inclui eventos culturais, educativos e artísticos, destacando a riqueza da cultura afro, que está presente na história do país, de Minas Gerais e do município nas mais diversas áreas, tais como esporte, dança, gastronomia, religião, música, literatura, artesanato e outras mais.
Durante quatro dias, as atrações propagarão informação e conhecimento para os trespontanos de todas as idades, além de muita alegria – conforme anuncia a Secult-TP.
Homenagens
A abertura oficial da 1ª Semana da Consciência Negra e da Afro-mineiridade de Três Pontas está marcada para às 9 horas desta quarta-feira (20), no Sambódromo da Avenida Oswaldo Cruz, quando acontecerão homenagens a duas referências do cenário afro-trespontano: Paulo Augusto da Silva, o saudoso Paulão Thomaz, e ao empreendedor cabeleireiro Gilson Rodrigues dos Santos.
Música
No decorrer da Semana, artistas locais subirão ao palco para, com toda certeza, encantar o público com apresentações diversificadas e repletas de talento. O encerramento musical ficará por conta de Mumuzinho, um dos grandes nomes do samba e pagode no Brasil. Conhecido por sua voz marcante e carisma, o cantor já emplacou sucessos como “Fulminante” e “Eu Mereço Ser Feliz”, além de conquistar prêmios como o Troféu Imprensa e o Prêmio Multishow. Mumuzinho também é reconhecido por sua atuação como ator no cinema nacional e participação em programas de TV, além do papel de destaque como jurado no “The Voice Kids” (Rede Globo).
Infraestrutura
O Sambódromo estará aberto à população, no entanto, haverá revista ao público. Também por motivos de segurança, não será autorizada a entrada ou o uso de objetos de vidro ou itens perfurocortantes.
Ainda de acordo com a organização, será permitido levar cooler. A área contará com praça de alimentação e para valorizar a cultura afro, os vendedores estão sendo incentivados a incluir comidas típicas em seus cardápios.
Confira a seguir a programação completa e participe!
1ª Semana da Consciência Negra de Três Pontas
“Unidos na diversidade, celebramos a igualdade”
De 20 a 24 de novembro
Quarta-feira – 20/11 (Tenda Cultural no Sambódromo)
9h – Abertura Oficial com Homenagens
9h30 – Apresentação Pastoral Afro
10h30 – Teatro: Menina Bonita do Laço de Fita (Arte e Manha)
11h30 – Apresentação Projeto Ubuntu (dança, capoeira)
12h30 – Oficina Boneca Abayomi
Intervenção:
Luiz Alfredo Marques Cazareiro, historiador, representante do Museu da Escravidão, trazendo curiosidades e conhecimento para todos.
Apresentações musicais:
14h – Elis Theophilo
15h30: Tom e Banda
17h: Michel Carvalho
Quinta-feira – 21/11 (Tenda Cultural no Sambódromo)
8h – Apresentação da E.E. Presidente Tancredo Neves
9h – Museu da Escravidão com Palestra
10h – Apresentação Musical da E.E. Presidente Tancredo Neves
13h30 – Teatro: Menina Bonita do Laço de Fita (Arte e Manha)
14h – Museu da Escravidão com Palestra
15h – Apresentação Musical da E.E. Presidente Tancredo Neves
19h – Roda de Conversa debatendo o tema: “Desafios para a Valorização da Herança Africana no Brasil” (Local: Auditório da Faculdade Três Pontas – Fateps)
Apresentação musical:
20h: Gil Deon
Sexta-feira – 22/11 (Tenda Cultural no Sambódromo)
8h – Museu da Escravidão com Palestra
9h – Bate-papo Cultural: “Desvendando o Preconceito” – Para discutir e desconstruir mitos, dúvidas e preconceitos.
13h30 – Museu da Escravidão com Palestra
14h30 – Teatro: Menina Bonita do Laço de Fita (Arte e Manha)
15h – AfroDiálogo com Zé Vitor – Um espaço para se informar sobre temas da cultura afro nas mais diversas áreas. (José Vitor Silva é Mestre Mucambo do Grupo Afro Irmãos do Quilombo de Três Pontas, graduado pela Federação Paulista de Capoeira desde 2011).
Apresentação musical:
20h: Tambanauê
Sábado 23/11 – Sambódromo (apresentações musicais)
20h – 035
21h30: Jota J
23h: Mumuzinho
A Secult-TP informa ainda que caso esteja chovendo, a programação cultural dos dias 20 e 21 será transferida para o Centro Cultural Milton Nascimento. Toda a programação é aberta ao público e gratuita. “O objetivo é promover a conscientização, celebrar a cultura afrodescendente e reforçar o orgulho das nossas raízes. Convidamos todos os trespontanos para participarem desse momento histórico e enriquecedor”, destaca a equipe da Secult-TP.
O evento tem apoio do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), do Patrimônio Cultural de Três Pontas, Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e Região Encantos de Minas.
Sintonize mais: Escola Estadual Monsenhor João Batista da Silveira promove saúde e solidariedade através de Concurso de Paródias