Dia C: cooperativas mostram todo o seu potencial de transformação social em Minas e no Brasil
Movimento que nasceu em Minas já é reconhecido em todo o país. Em Três Pontas será concretizado o COOP LAB alusivo ao Dia de Cooperar
Cooperativas de todo o Brasil se mobilizam para comemorar, no dia 1º de julho, o maior movimento de voluntariado do setor, o Dia de Cooperar (Dia C). Em Belo Horizonte, por exemplo, um grande evento está sendo preparado para a Praça da Assembleia, de 9h às 13h, com atividades gratuitas de lazer, saúde, bem-estar, educação financeira, gastronomia e cultura, abertas a toda a população.
Criado em 2009 pelo Sistema Ocemg, o Dia C ganhou o país e hoje é realizado nos 26 estados, além do Distrito Federal. O movimento nasceu com a proposta de incentivar as cooperativas a promover iniciativas responsáveis, de forma permanente, nas comunidades em que atuam. Uma vez por ano, sempre no primeiro sábado do mês de julho, quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, as cooperativas realizam uma grande celebração, de forma simultânea, em todo o Brasil. “Mais do que ações pontuais, o evento que acontece em BH e em diversos outros municípios é uma integração de projetos transformadores que são executados pelas cooperativas e que ajudam a melhorar a vida das pessoas”, afirma o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.
Em 2022, o Dia de Cooperar envolveu mais de 96 mil voluntários e beneficiou mais de dois milhões de pessoas no Brasil. Só em Minas, as ações alcançaram 586 mil pessoas e quase 15 mil voluntários, em 365 cidades.
Modelo de cidadania – Nesta edição, a campanha, que comemora 15 anos, vem ainda mais forte. Só em Minas, cerca de 300 cooperativas estão envolvidas em atividades relacionadas ao Dia C. Em Caratinga, por exemplo, o Sicoob Credcooper desenvolve o programa Nascente Viva, cujo objetivo é estimular o engajamento de voluntários em ações de preservação dos recursos hídricos.
A ideia surgiu como forma de combater o problema da seca e da falta de água na região. Desde que foi criada, em 2016, a iniciativa já proporcionou a recuperação de 41 nascentes, beneficiando as comunidades do entorno e a economia local, pelo incentivo a uma agricultura sustentável. O foco principal é restabelecer as nascentes do Ribeirão do Lage, principal manancial da cidade.
A mesma cooperativa está engajada também com o Programa Revitalizar, relacionado à coleta seletiva, ao plantio de árvores e à utilização de fontes renováveis de energia.
Três Pontas
Para o Dia C de 2023, as cooperativas da cidade de Três Pontas: Cootec, Cocatrel, Sicoob Copersul, Sicredi e Unimed Três Pontas se juntam em uma ação que englobará os jovens alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública e particular de ensino da cidade, que terão a oportunidade de participar de um projeto desafiador e inovador na primeira edição do COOP LAB. O projeto acontecerá em julho.
Sintonize mais: Prática Integrativa cuida do paciente como ser humano completo que ele é