Desfile Cívico do Aniversário de Três Pontas está de volta e traz o tema Mineiridade
Evento neste domingo, 3 de julho, na Praça Cônego Victor, celebrará os 165 anos da cidade
“Mineiridade que colore o mundo com cantos, encantos e cooperação. Minas é um Trem Dentro da Gente!”. É este o tema do Desfile Cívico que será realizado neste domingo, 3 de julho, aniversário de 165 anos de elevação de Três Pontas à cidade. O evento, tradicional, volta ao cenário festivo do município após dois anos de suspensão imposta pela pandemia Covid-19.
Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, a comemoração terá início pontualmente às 8 horas, na Praça Cônego Victor. Após o hasteamento das bandeiras, o prefeito Marcelo Chaves Garcia deverá se pronunciar, ao lado de autoridades convidadas. Entre elas, são esperados os deputados majoritários em Três Pontas, o estadual Mário Henrique Caixa, e o federal Diego Andrade. Na data especial, o clima de alegria vai se propagar, no primeiro momento, através da Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro que, sob a regência de Wander Scalioni, executará o Hino Nacional Brasileiro durante o ato solene de subida dos pavilhões.
Quando o Desfile Cívico começar, o público acompanhará um pouco da história da Apae, instituição referência no atendimento à pessoa com deficiência e seus familiares em todo o estado de Minas Gerais. A Banda “Pequeno Príncipe” foi escalada para a abertura.
Em seguida, virão a Fanfarra da Escola Coração de Jesus-Objetivo, a Banda Marcial “Djalma Tiso” – da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves e a Fanfarra “Milton Nascimento” – da Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira.
Ano da Mineiridade
Segundo a programação, as escolas, divididas em grupos, seguirão as fanfarras, explorando a cultura das Gerais, o jeito mineiro de ser. Os temas, antecipam os organizadores, serão retratados em detalhes caprichosamente preparados pelas instituições de ensino.
Ainda de acordo com a pauta oficial, o Desfile Cívico será encerrado pela Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro e pela Ordem DeMolay que está presente em Três Pontas há mais de 20 anos.
“A Secretaria de Cultura de Minas Gerais, a Secult, declarou 2022 o Ano da Mineiridade, realçando o nosso Estado, os valores, as características pelas quais o povo mineiro é reconhecido. Então, o Desfile Cívico dos 165 anos de Três Pontas será alusivo à isto: a esta mineiridade que tanto nos diferencia e orgulha”, finaliza o secretário municipal de Cultura, Lazer e Turismo – Alex Tiso.