Dengue: ações do Município precisam estar alinhadas à conscientização dos moradores para combate ao mosquito

Fumacê, visitas domiciliares e mobilização social fazem parte da estratégia, mas apoio da população é essencial

A Prefeitura Municipal de Três Pontas iniciou o ano reforçando o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e outras doenças. A primeira ação foi a aplicação do fumacê no bairro Século, onde foi confirmado um caso de Dengue. Esta medida, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é uma das estratégias do controle vetorial, sendo aplicada toda vez que há notificação de caso suspeito ou confirmado de Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Outros bairros com incidência de casos também estão recebendo o fumacê, sempre seguindo critérios técnicos para garantir eficácia e segurança. Os moradores são orientados a colaborar abrindo janelas e portas para facilitar a entrada do inseticida nos imóveis.

Dengue: ações do Município precisam estar alinhadas à conscientização dos moradores para combate ao mosquito
A Prefeitura Municipal de Três Pontas iniciou o ano reforçando o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e outras doenças. A primeira ação foi a aplicação do fumacê no bairro Século, onde foi confirmado um caso de Dengue

De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental da SMS, Sebastiana Aparecida da Silva, além do fumacê, são realizadas visitas dos agentes de endemias em todos os imóveis localizados nos quarteirões onde há casos suspeitos ou confirmados. Nestas visitas, os agentes fazem a remoção de possíveis criadouros e aplicam inseticida para combater os mosquitos adultos.

O controle do mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor das arboviroses urbanas (Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela), é realizado por meio de diversas atividades de campo. Além das visitas domiciliares feitas em ciclos bimestrais, os agentes realizam inspeções quinzenais em pontos estratégicos, como borracharias, cemitérios e ferros-velhos. A campanha também inclui ações educativas e mobilização social para conscientização da população.

“A eficiência do bloqueio de transmissão aumenta significativamente quando há remoção prévia dos focos de larvas, intensificação das visitas domiciliares, mutirões de limpeza e a colaboração da população”, afirma Sebastiana.

De acordo com o secretário de Saúde, Felipe Pereira Silva, a melhor forma de prevenção é evitar a água parada, eliminando locais que possam se tornar criadouros, como vasos de plantas, caixas d’água destampadas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e até recipientes pequenos, como tampas de garrafa. “Estamos trabalhando para evitar o aumento de casos e prevenir uma nova epidemia. No entanto, não conseguimos fazer isso sozinhos, precisamos do envolvimento da população. Pequenas ações dentro de casa fazem toda a diferença”, reforça o secretário.

Dengue: ações do Município precisam estar alinhadas à conscientização dos moradores para combate ao mosquito
Agentes de Endemias, o vice-prefeito Maycon Machado acompanhando trabalho de fumacê, o secretário municipal de Saúde Felipe Pereira e a coordenadora da Vigilância Ambiental em Três Pontas, a bióloga Sebastiana Silva

A população pode contribuir com medidas simples

– Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerante e sacos abertos que possam acumular água;

– Cobrir piscinas que não estiverem em uso para evitar proliferação dos mosquitos;

– Tampar ralos e esgotos pouco utilizados;

– Não acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins, colocando areia até a borda do pratinho;

– Tratar plantas que acumulam água com solução de água sanitária;

– Guardar garrafas vazias de cabeça para baixo e encaminhar pneus velhos ao ECOPONTO no Centro de Eventos;

– Limpar calhas e lajes com frequência;

– Manter a água da piscina sempre tratada com cloro;

– Recolher lixo e detritos ao redor das casas e manter as lixeiras tampadas;

– Evitar jogar lixo em terrenos baldios e construções;

– Permitir o acesso dos agentes de endemias em residências e estabelecimentos comerciais.

Com estas ações conjuntas entre poder público e sociedade, Três Pontas segue firme no combate ao Aedes aegypti e na prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito.

Evitar jogar lixo em terrenos baldios e construções e evitar a água parada, eliminando locais que possam se tornar criadouros estão entre as medidas simples que a população deve realizar no combate ao mosquito transmissor da Dengue e outras doenças. Também muito importante, é permitir o acesso dos agentes de endemias em residências e estabelecimentos comerciais

(Ascom PMTP)


Sintonize mais: Prefeito de Três Pontas é eleito presidente dos Consórcios CISAB-SUL e CONCAFÉ