Covid-19: Três Pontas começa aplicação da quarta dose em idosos acima de 80 anos

Vacinação será nesta quarta e na quinta-feira, no Ginásio Delvo Corrêa

A quarta dose da vacina contra a Covid-19 já chegou a Três Pontas para a imunização de idosos. Nesta quarta-feira (30), receberão a dose preventiva, aqueles com 85 anos ou mais. Também na quinta-feira (31) haverá aplicação do imunizante em pessoas com 80 anos ou mais. A vacinação acontecerá das 8 às 12 horas, no Ginásio Delvo Corrêa. Será necessário apresentar Cartão de Vacinas, Cartão do SUS e CPF.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, para receber a quarta dose, deve ser respeitado o prazo de três meses em relação à terceira dose ou reforço. Quanto aos pacientes acamados, o responsável deve ligar na sua unidade de saúde para agendamento.

A indicação é que a vacina Comirnaty, produzida pela Pfizer, seja a primeira escolha como quarta dose. Caso ela esteja indisponível, é possível utilizar também os imunizantes da AstraZeneca ou Janssen.

Recomendação

O Ministério da Saúde (MS) assegura, desde dezembro de 2021, a quarta dose para indivíduos com mais de 18 anos que apresentam problemas no sistema imunológico. Agora, estende aos idosos acima de 80 anos, o direito a mais uma aplicação do imunizante que protege contra os efeitos do Coronavírus.

Covid-19: Três Pontas começa aplicação da quarta dose em idosos acima de 80 anos
Vacinação em TP será nesta quarta e na quinta-feira, no Ginásio Delvo Corrêa (Crédito: Melinda Nagy Shutterstock)

Em Nota Técnica, o MS justifica que dados recentes de casos, hospitalizações e mortes por infecções respiratórias no país indicam uma “tendência de perda de proteção em idosos adequadamente vacinados”, com destaque para “a faixa etária acima de 80 anos de idade”. Ainda de acordo com o documento, essa redução da efetividade das vacinas após quatro ou cinco meses nos mais idosos pode ser em parte explicada pelo processo da imunossenescência (envelhecimento natural do sistema imunológico). Ou seja: essa faixa etária precisa ser acompanhada de perto e pode demandar esquemas especiais de vacinação para garantir a melhor proteção possível.

Há também uma preocupação com o espalhamento das variantes mais transmissíveis do Coronavírus. É o caso, por exemplo, da Ômicron, que provocou um novo aumento de casos de Covid em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

O Ministério ainda destaca uma pesquisa feita em Israel, em que se observou um aumento de cinco vezes nos anticorpos após a quarta dose da vacina. Esse país, inclusive, oferece um segundo reforço do imunizante para todas as pessoas com mais de 60 anos desde janeiro de 2022.

O Chile é outra nação que também adota a quarta dose para toda a população acima dos 55 anos.

Covid-19: Três Pontas começa aplicação da quarta dose em idosos acima de 80 anos
Prefeitura de Três Pontas divulga início da aplicação da quarta dose do imunizante contra a Covid-19

(Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/bbc)