Conservatório de Três Pontas promove Semana da Primavera
Audições serão realizadas de 3 a 6 de outubro na nova sede do estabelecimento voltado à arte musical
… e as perfumadas pétalas da primavera retornaram com um frescor ainda mais chamativo.
O Conservatório Municipal de Música “Gileno Tiso” de Três Pontas realizará da próxima segunda à quinta-feira (3 a 6 de outubro) a Semana da Primavera. Diariamente, as audições começarão às 19 horas, no auditório da nova sede do estabelecimento onde são ministradas aulas de iniciação musical, vários instrumentos musicais, canto individual e canto coral. O Conservatório Municipal de Música “Gileno Tiso” fica na Rua Barão da Boa Esperança, 190 – Centro, e a entrada é de graça.
A Semana da Primavera é um momento especial para os alunos que têm a oportunidade de expor à comunidade seus talentos, lapidados por professores respeitados pelo profundo conhecimento teórico e prático. Para esses professores, as audições são oportunidade de mostrar ao público a missão de construir músicos – cumprida com respeito e carinho pelo aprendiz, além de intenso amor à arte. E para os trespontanos que assistem às apresentações é lazer, bem-estar e comoção diante das belas obras incluídas no repertório. Difícil sair do Conservatório sem reconhecer que Três Pontas é mesmo privilegiada como berço de uma gente cheia de dons.
Para os organizadores, a expectativa é que a Semana da Primavera 2022 seja recebida com ainda mais alegria e calor humano, já que o evento ficou suspenso por dois anos devido à pandemia Covid-19.
Nova denominação
Recentemente, em sessão ordinária, os vereadores de Três Pontas aprovaram, o Projeto de Lei nº 234, de 1º de setembro de 2022, de autoria do Executivo Municipal, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo. Assim, o Conservatório Municipal de Música “Heitor Villa Lobos” de Três Pontas ganhou nova denominação, passando a “Conservatório Municipal de Música Gileno Tiso”.
Conforme o Executivo justificou no Projeto, o homenageado “foi uma marca na música de Três Pontas”, tendo sido um dos primeiros professores do Conservatório. Entre os feitos, José Gileno Tiso Veiga, ainda criança, compôs o Hino do Centenário da Cidade, que se tornou, posteriormente, no hino oficial do município.
Ainda na mensagem, foi explicado que o Conservatório Municipal de Música “esteve muito bem representado com o nome do grande maestro Villa Lobos, o qual, já empresta seu nome a homenagens em diversas outras localidades do nosso imenso país. Porém, nada mais justo, inclusive em respeito à comunidade artística do município, que o Conservatório Municipal, em fase de excelentes transformações, tais como, a nova sede, eternize o nome do também grande maestro Gileno Tiso em local onde a música se faça presente”.
Biografia
Grande músico e compositor, arranjador, pianista, acordeonista, pistonista, organista, contrabaixista. Nasce em Três Pontas, Minas Gerais, no dia 16 de agosto, às 05 horas e 40 minutos de 1943, filho de Francisco Ribeiro Veiga (bancário e escultor) e Walda Tiso Veiga (compositora, professora de piano e acordeon).
1948: inicia os estudos de piano e acordeon em agosto, tendo como primeira professora sua própria mãe, D. Walda Tiso Veiga. É também aluno de sua tia Irene Tiso Veiga e de seu primo Duílio Tiso Cougo.
1949: com 5 anos e 4 meses de idade realiza o primeiro Recital de Piano, em janeiro, nas comemorações das Bodas de Ouro de seus avós maternos, em Três Pontas. No mesmo ano, aos 6 anos de idade, realiza o segundo Recital de Piano, no Colégio Coração de Jesus, em Alfenas, Minas Gerais.
1950: faz seus estudos de 1ª a 4ª séries do Primeiro Grau na Escola Estadual Cônego Victor, em Três Pontas, destacando-se como aluno brilhante. Aos 7 anos realiza o terceiro Recital de Piano no Ginásio e na Rádio de São Lourenço, em Minas Gerais.
1951: aos 8 anos torna-se o principal acordeonista das festas realizadas na Escola Estadual Cônego Victor.
1952: aos 9 anos realiza o primeiro Recital de Acordeon, na Rádio Record de São Paulo, acompanhado pelo seu tio Mário Tiso. Compõe a valsa “Mãezinha” em homenagem ao Dia das Mães.
1955: faz seus estudos de 5ª a 8ª séries do Primeiro Grau no Ginásio São Luiz, em Três Pontas, Minas Gerais. Inicia seus estudos de piston com o Irmão João Bosco, maestro da Banda do Ginásio. É membro da Banda Oficial da Cidade “Corporação Musical Luis Antônio Ribeiro”.
1957: aos 13 anos compõe o “Hino de Três Pontas” por ocasião do Centenário da cidade. A letra do hino é de autoria de seu pai Francisco Ribeiro Veiga, chamado carinhosamente por Gileno – o velho “Chico Correia”.
1958: aos 14 anos inicia-se na música amadora, sendo um dos integrantes do “Conjunto Arco-Íris” de Três Pontas do qual fazem parte: Danilo, Airton, Marco Aurélio, Dida e Antônio Carlos. Realiza bailes e horas dançantes na Boite Automóvel Clube, de Renato Veloso. Faz seu primeiro contrato com o Clube Literário e Recreativo Trespontano, como pistonista, atuando nos Bailes de Carnaval.
1959: aos 16 anos vence o Primeiro Concurso Sul-Mineiro de Piano, em Itajubá, Minas Gerais. Concorre com candidatos que têm Diploma de Conservatório, obtendo nota 10 na prova eliminatória. Forma-se no Ginásio São Luiz e muda-se para Belo Horizonte.
1960: aos 17 anos continua os estudos de piano com o professor Pedro de Castro, diretor e maestro do Conservatório Mineiro de Música e Teoria Musical com a professora Carmem Vasconcelos, Cursa o Segundo Grau – Curso Científico – no Colégio Anchieta e na Escola Estadual Central de Belo Horizonte.
É o primeiro piston da Banda do Colégio Anchieta, aluno do professor Mozart. Hino Oficial da Cidade de Três Pontas. Música de José Gileno Tiso Veiga e Letra de Francisco Ribeiro Veiga, julgado em concurso, classificado em 1º lugar pelo Conservatório de Música da cidade de Lavras, e premiado pela Prefeitura Municipal de Três Pontas em 13/07/1957.
Durante vários anos ele foi mestre em vários currículos musicais no Conservatório de Música Heitor Villa Lobos.
José Gileno Tiso Veiga faleceu em 25 de março de 2010.
“Trata-se de pessoa digna de dar denominação ao Conservatório Municipal de Música, sendo esta uma justa homenagem prestada pelo povo trespontano”, completou o prefeito Marcelo Chaves Garcia no Projeto de Lei enviado à Câmara.
(Página principal: cottonbro)