Concerto da Harmonia: Orquestra Municipal Oswaldo Tiso se apresenta nesta terça (10) e promessa é de noite inesquecível
Apresentação especial será na Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Três Pontas
Nesta terça-feira (10), às 19 horas, a Igreja Sagrado Coração de Jesus, localizada na Rua Aureliano de Brito, 765, no bairro Santa Edwiges, será palco do aguardado “Concerto da Harmonia”. A apresentação, comandada pelo regente e arranjador Mauro Marques, marcará o encerramento de um ano intenso para a Orquestra Municipal Oswaldo Tiso e promete ser um momento de grande emoção para o público trespontano.
Diferentemente da apresentação tradicional na chegada do Papai Noel, realizada na última quinta-feira (5) na Praça Cônego Victor, o concerto desta vez será em um ambiente mais intimista. O objetivo é proporcionar ao público um espaço aconchegante para ouvir e apreciar a música com mais profundidade.
“A primeira apresentação da Orquestra em um templo religioso do nosso município nos desafia a oferecer uma experiência ainda mais emocionante. O peso simbólico de tocar nesse ambiente é enorme, e isso só aumenta nossa responsabilidade”, revela Mauro Marques.
Diversidade musical e participações especiais
A Orquestra, formada por professores e alunos do Conservatório Municipal de Música Gileno Tiso, contará com a participação de cantores e compositores convidados, incluindo Alessandro Carvalho, que além de defensor público, é respeitado artista musical e diácono da Igreja Católica. Destaque também para um coral de meninas, especialmente formado para o evento.
As jovens, alunas de escolas regulares, ganharam visibilidade no Festival Canto Aberto de Três Pontas, idealizado pelo próprio Mauro Marques, e que se firma cada vez mais no calendário cultural de Três Pontas. “Essas vozes são joias que descobrimos no Festival e que agora brilham ainda mais. Elas cantarão, entre outras, uma música linda, em notas suaves em hebraico, croata e francês, mostrando a riqueza e a diversidade do repertório”, comenta o regente.
O Coral Cigarras Cor de Rosa, sempre atuante na agenda cultural de Três Pontas, também comparecerá para mais uma vez presentear a comunidade com sua performance.
Repertório
Com peças sacras e populares de temática religiosa, o repertório foi cuidadosamente elaborado para tocar o coração do público. “É um repertório desafiador e emocionante. Nunca senti tanto frio na barriga como agora, mas tenho certeza de que será um lindo concerto”, confessa o regente.
Encerramento de um ciclo… mas evolução sempre
Para Mauro Marques, que assumiu a Orquestra em 2017 com a missão de reformulá-la após três anos de inatividade, este concerto tem um significado especial. “É o encerramento de um ciclo de muito trabalho e dedicação. Entregamos o fruto de anos de esforço e continuaremos com esse trabalho na expectativa de que a Orquestra continue evoluindo e encantando Três Pontas”, afirma.
Com 28 a 30 integrantes, a apresentação será um marco na trajetória da Orquestra Oswaldo Tiso e uma celebração à música e à cultura trespontana. Uma noite que, sem dúvida, ficará na memória de todos os presentes.
“Antecipo nossos agradecimentos ao pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, padre Alexandre Mancilha, e a toda a comunidade da Igreja Sagrado Coração de Jesus que abraçaram a nossa proposta com muito carinho e que também estão se dedicando ao máximo para que o Concerto da Harmonia seja lindo: exatamente como o nosso povo merece”, registra Mauro Marques.
Abaixo uma pequena demonstração da Orquestra Municipal Oswaldo Tiso
Sintonize mais: Cocatrel exalta a força feminina no Prêmio Melhores Cafés Cafeína Safra 2024/2025