Cocatrel realiza a Semana Cocatrel Café e Cultura 2022 e se posiciona como cooperativa que pratica as ações ESG
Na Semana Cocatrel Café e Cultura eventos integram o tripé social do movimento ESG, mostrando a preocupação da Cooperativa com questões de seu entorno que envolvem práticas ambientais, sociais e de governança corporativa
Em homenagem ao Dia Nacional da Cultura, comemorado em 5 de novembro, a Cocatrel realizou a quarta edição da Semana Cocatrel Café e Cultura, de 5 a 11 de novembro de 2022. As quatro cafeterias Cocatrel, em Três Pontas, Nepomuceno, Carmo da Cachoeira e Santana da Vargem, foram palco do evento, que contou com atrações gratuitas ligadas à arte e cultura voltadas a toda a população.
A ação faz parte de inúmeras práticas que a Cooperativa vem desenvolvendo nos aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa, integrando o movimento conhecido como ESG (Environmental, Social and Corporate Governance, ou seja, Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa, em português). Na prática, são atuações empresariais que visam resultados econômicos apoiados em ações de cunho ambiental e social.
A programação contou com música ao vivo nas cafeterias e recreação infantil para que os pais se divertissem com tranquilidade enquanto suas crianças brincavam em segurança. Quem participou aproveitou para degustar os itens do cardápio, especialmente os novos drinques alcoólicos à base de café, que já são tendência.
Aconteceram também ações em parceria com as prefeituras locais. Em Três Pontas, por exemplo, houve uma apresentação dos alunos do Conservatório Municipal de Música “Gileno Tiso” na quarta-feira (9). O artesanato local marcou presença em todos os dias do evento e nas quatro cidades, com espaços dedicados à essa arte, que é fonte de renda de muitas famílias.
Durante a Semana Cocatrel Café e Cultura aconteceu um encontro do grupo Cafeína Cocatrel, na quinta-feira (10), em Santana da Vargem. As mulheres produtoras participaram de uma oficina de mosaicos com grãos de café, ministrada por Flávia Miari. Cada uma produziu seu próprio espelho, utilizando os materiais disponíveis e muita criatividade. E, no dia do encerramento, teve ainda uma atração especial para as crianças: contação de história com Glauber Reis.
Segundo Marco Valério Araújo Brito, presidente da Cocatrel, “é com muito orgulho que promovemos esse evento na região. Trata-se de um momento em que aproveitamos para unir os princípios cooperativistas à cultura local, envolvendo cultura, arte e diversão. Essa ação é um exemplo do compromisso da Cooperativa com questões sociais e culturais da região, como parte das práticas ESG desenvolvidas”.
A Cocatrel agradece a participação dos cooperados, das prefeituras das cidades onde estão localizadas as cafeterias e também da comunidade local. Vale também um agradecimento aos músicos e artistas que participaram do evento: Glauber Reis, Bruninho Alves, Junior e Fagner, Isabela Morais, Mauro Paralovo, Lidy e Wallace, Rayane Chagas e Marco Elizeo, além da Tia Ellen cuidando da recreação infantil. Ano que vem tem mais!
(Ascom Cocatrel)