Cocatrel participa da Rota Turística do Café com experiência sensorial

Circuito desenvolvido pelo Sebrae Minas visa impulsionar o turismo rural, fortalecendo a identidade cafeeira do Sul de Minas

O Sebrae Minas realizou, em Caxambu, no dia 6 de outubro, o 1º Seminário da Rota Turística do Café do Sul de Minas. O evento reuniu representantes do setor turístico e da cadeia produtiva do café, para um dia de conteúdos técnicos, lançamento de materiais promocionais e atividades de capacitação. “A proposta é valorizar o café como produto cultural e turístico, e, também capacitar agentes nos pontos de visitação”, destaca a analista do Sebrae Minas, Ticiana Lopes.

A Rota do Café é projeto desenvolvido pelo Sebrae com o objetivo de impulsionar o turismo rural e de experiência, fortalecendo a identidade cafeeira do Sul de Minas, reconhecida mundialmente pela qualidade de seus grãos. O Circuito engloba 9 destinos turísticos, com a participação de diferentes atores da cadeia:  Três Pontas, Varginha, Cambuquira, São Lourenço, Baependi, Caxambu, Carmo de Minas, Cruzília e Cristina.

Cocatrel participa da Rota Turística do Café com experiência sensorial
A cidade de Três Pontas participará da Rota com 6 atividades turísticas, entre elas um programa de experiências sensoriais na Cafeteria Cocatrel

A cidade de Três Pontas participará da Rota com 6 atividades turísticas, entre elas um programa de experiências sensoriais na Cafeteria Cocatrel. Serão oferecidos quatro grupos de experiência. Em uma delas, o visitante é convidado a explorar o universo das harmonizações, que combinam os cafés da Cooperativa com três queijos do laticínio, sendo eles o Parmesão, Minas Padrão e Minas Frescal. Cada combinação foi pensada para realçar as nuances sensoriais dos cafés, como acidez e doçura, contrastando e complementando as características únicas dos queijos Cocatrel.

Em outra experiência, os cafés são servidos em xícaras de diferentes formatos, profundidade, diâmetro e espessura, demonstrando como as percepções são modificadas conforme o tipo de recipiente; algo inusitado que mostra a complexidade da bebida.

Há outras duas experiências. Uma se refere a degustar os cafés em diferentes métodos de preparo (filtro, prensa francesa, espresso, v60, aeropress). O objetivo é proporcionar uma vivência sensorial que envolva olfato, paladar e visual, já que os métodos ajudam os usuários a entender as nuances do grão.

Por fim, os clientes podem escolher diversas abordagens que incluem degustações dos diferentes tipos de cafés oferecidos pela Cooperativa. Em uma delas, são oferecidos cafés de diferentes categorias, sendo eles o Mokinha (tradicional), o Superior (superior) e os Reserva Natural e Cereja Descascado, ambos da categoria gourmet. Em outra opção, o cliente pode experimentar os cinco cafés de origens da linha Montrês, sendo eles Três Pontas, Coqueiral, Carmo da Cachoeira, Nepomuceno e Ilicínea. Há outras experiências envolvendo os cafés produzidos por mulheres do grupo Cafeína Cocatrel, assim como os Melhores Cafés dos Produtores.

Por meio de todas estas experiências, a Cocatrel busca educar o consumidor, aumentando seu conhecimento sobre o café. “É uma forma de ‘cafetequizar’ os amantes de café, valorizar o café enquanto produto cultural, gerar visibilidade para a Cooperativa e seus produtores e contribuir para o fortalecimento do Sul de Minas, região mais tradicional na produção de cafés de qualidade do país”, destaca o diretor de Marketing e Relacionamento da Cocatrel, Lúcio Caldeira.

Cocatrel participa da Rota Turística do Café com experiência sensorial
Valorizar o café enquanto produto cultural, gerar visibilidade para a Cooperativa e seus produtores e contribuir para o fortalecimento do Sul de Minas são resultados esperados das experiências oferecidas na Rota Turística do Café – Sul de Minas, na avaliação de Lúcio Caldeira, da Cocatrel

A Rota Turística do Café Sul de Minas foi oficialmente apresentada em Três Pontas, no dia 8 de outubro, juntamente com as experiências da cidade. A Cocatrel também esteve no encontro com o trade turístico, realizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (antigo IBC).

(Ascom Cocatrel)

A Rota Turística do Café – Sul de Minas e as experiências proporcionadas pela Cocatrel foram apresentadas em encontro do trade turístico em Três Pontas no dia 8 de outubro


Sintonize mais: Cocatrel se consolida como a 2ª maior cooperativa de café do Brasil