CMEI Dona Anita é inaugurado em Três Pontas e deve atender aproximadamente 180 crianças
Retomar e concluir a obra foi um grande desafio, destaca o prefeito Marcelo Chaves Garcia
Estrutura de primeiro mundo. Esta é a definição de uma obra inaugurada na manhã desta sexta-feira (20), em Três Pontas. O prefeito Marcelo Chaves Garcia, o vice-prefeito Luis Carlos da Silva, os secretários de Educação – Mariane Pimenta Silva Ávila e de Transportes e Obras – Maquil dos Santos Pereira e o vereador Maycon Douglas Vitor Machado desceraram a placa no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Ana Garcia Veloso – Dona Anita” juntamente com familiares da homenageada.
O prédio, localizado na Rua Dr. Carvalho de Mendonça, bairro Padre Vitor, atenderá aproximadamente 180 crianças na faixa dos quatro meses aos três anos e 11 meses de idade, ou seja, do Berçário ao Maternal 3. A obra conta com uma infraestrutura de 2.400 m², destes 1.340,40 m² de área construída, sendo 10 salas para atendimentos às crianças, uma brinquedoteca, um parque de areia, um amplo refeitório, cozinha, dispensa, lavanderia, sala de coordenação, recepção, secretaria e sala dos professores. Pelo cronograma da Secretaria Municipal de Educação, o novo CMEI entrará em atividade em fevereiro quando começará o ano letivo.
“Acreditamos que a qualidade na Educação Infantil é determinante para o processo das trajetórias escolares de nossas crianças. Acreditamos na Educação”, destacou a secretária Mariane Pimenta. Na cerimônia, ela compartilhou a conquista, afirmando que Executivo, Legislativo, colegas de vários setores da Prefeitura se esforçaram para a conclusão do projeto. A secretária elogiou a Administração quanto às obras e serviços notados em variados pontos do município e ainda incentivou o prefeito a prosseguir com o “Governo de Paz, Governo que Faz” ressaltando que a comunidade está satisfeita com o empenho e êxitos da Gestão Marcelo Chaves Garcia.
“Parabéns ao nosso povo que ganha um novo Centro de Educação Infantil, pois todos ganham em qualidade de vida, em bem-estar, em paz e tranquilidade”, acrescentou. A secretária também se lembrou dos pais das crianças matriculadas no CMEI “Dona Anita” durante o pronunciamento. “Fiquem tranquilos. Seus filhos serão bem cuidados”, garantiu.
De acordo com o prefeito Marcelo Chaves, retomar e concluir a construção do novo CMEI foi um grande desafio. A obra, iniciada em gestão anterior à dele, ficou paralisada por tempos. “Fomos várias vezes a Brasília, ao FNDE para conseguirmos resolver a situação desta obra. Não foi fácil e a ajuda dos deputados Mário Henrique Caixa e Diego Andrade foi fundamental porque além deles enviarem muitas emendas para Três Pontas, nos ajudam demais: o Caixa principalmente em Belo Horizonte e o Diego principalmente em Brasília”, registrou Marcelo Chaves.
Na oportunidade, o prefeito explicou que outro CMEI, no bairro Eldorado, deverá iniciar os atendimentos no segundo semestre letivo. O prédio, aos moldes do que foi inaugurado na manhã de hoje (20) está pronto, mas a Secretaria Municipal de Educação aguarda parte do mobiliário que é todo projetado para atender às necessidades das crianças.
Após mencionar que os projetos dos dois CMEIs foram executados com maestria pela Vinhas Oliveira Engenharia, o prefeito falou sobre as dificuldades que a Administração tem enfrentado em relação a outras obras: asfaltamento da estrada Três Pontas-Quilombo-Pontalete, por exemplo. “Muitas vezes, as empresas não dão conta do recado e a gente fica em situação difícil. Temos impedimentos legais, temos uma Legislação a ser seguida e não podemos, na Iniciativa Privada, simplesmente dispensar uma empresa e contratarmos outra quando as coisas não estão dando certo, então, os desafios são maiores”.
Em compensação, Marcelo Chaves enumerou recentes conquistas no tripé: educação, saúde, segurança pública – enaltecendo a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) e os avanços na Santa Casa de Três Pontas que serão inaugurados neste sábado (21) quando o Hospital completará 84 anos: a Central de Gases Medicinais e Usina de Oxigênio e ainda instalação da nova UTI. “Quanto à Educação, ela é fundamental, é tudo, é o pressuposto para qualquer coisa. Tudo depende da Educação, portanto é para nós a primeira meta, sim. A gente não mede esforços para atender a toda demanda da Educação e vamos continuar fazendo isto: elevando os índices da Educação de Três Pontas cada vez mais”.
O prefeito comentou que Três Pontas dará “um passo gigantesco” na Educação já a partir deste 2023. “Estamos indo muito bem, avançamos e vamos avançar muito mais. Estamos estruturando muito para isso. Este espaço físico faz parte de todo um projeto que passa por muito mais coisa que esta obra física: já somos modelo na Educação, mas vamos melhorar nossos índices com certeza”, concluiu.
Para o vice-prefeito, Luis Carlos da Silva, o CMEI “Ana Garcia Veloso – Dona Anita” é, de fato, uma prova da seriedade do atual Governo Municipal que retomou a obra e trabalhou o orçamento com inteligência e responsabilidade. “Luisinho” reforçou que o outro CMEI, no bairro Eldorado, em fase de finalização de mobiliário ampliará a oferta de vagas para a Educação Infantil da cidade.
O vereador Maycon Machado também foi convidado à tribuna. “O que a gente deseja e espera é que este CMEI seja referência, assim como os demais. Que tenha educação de qualidade, cuidado e profissionais exemplares”. O legislador comentou que todos os projetos que aportaram na Câmara Municipal relacionados à construção do CMEI “Ana Garcia Veloso – Dona Anita” foram analisados e votados com agilidade. Maycon anunciou que a Câmara segue à disposição para que Três Pontas possa continuar crescendo, se desenvolvendo, buscando maior qualidade no ensino e melhores condições de vida para o trespontano.
A Homenageada
Ana Garcia Veloso, Dona Anita, nasceu em 22 de junho de 1914, em Nepomuceno (MG). Filha de André Avelício de Figueiredo e de Ana Natalícia de Oliveira. Formou-se Professora. Casou-se com Raul Veloso Guimarães e dessa união nasceram Márcia, Marcos, Madalena, Maria Isabel e Marcelo. Residiu em Barretos (SP) e Três Corações (MG) onde também lecionou.
De volta à Três Pontas lecionou nos seguintes educandários: Escola Normal Coração de Jesus, Escola Estadual Cônego Vitor, Escola Estadual Cônego José Maria Rabelo e Ginásio São Luís. Foi ainda por dez anos Diretora do Colégio Santa Efigênia mais conhecido como “Coleginho”.
O CMEI Dona Anita recebeu este nome em uma justa homenagem a essa saudosa Educadora, amante do Magistério do qual fez seu sacerdócio. Na cerimônia, a filha de Dona Anita, Maria Madalena Guimarães Silva, foi agraciada com flor pela secretária municipal de Educação, Mariane Pimenta. E em nome da família, os agradecimentos foram feitos pela neta, Rossana Guimarães Silva.
Após o descerramento da placa inaugural, os convidados conheceram as dependências do novo CMEI e brindaram a conquista com café da manhã.