Censo 2022 – Coleta de Dados em Três Pontas caminha bem, segundo coordenador da pesquisa no município
Trabalhos já foram concluídos em aproximadamente 20% dos domicílios existentes na região urbana
No geral, a coleta de informações do Censo Demográfico 2022 está caminhando bem em Três Pontas. Cerca de 20% dos domicílios da região urbana já foram visitados e os dados coletados pelos recenseadores. A maioria dos cidadãos tem recebido a equipe do IBGE e respondido, em média durante apenas 15 minutos, ao questionário que engloba questões sobre a moradia, renda, trabalho, educação das pessoas residentes naquele imóvel.
Até o momento, há alguns setores com maior resistência em receber os recenseadores, no entanto, é preciso reforçar a importância do Censo e a necessidade de coletar essas informações para retratar a realidade dos informantes e do município.
O coordenador do Censo em Três Pontas, Willian da Silva Campos, destaca que os resultados da pesquisa servem para a tomada de decisões que vão influenciar diretamente no dia a dia das pessoas. “Os dados norteiam ações do governo e podem até mesmo subsidiar investimentos da iniciativa privada”, completa.
O coordenador explica ainda que pela Lei 5.534, de 14 de novembro de 1968, os brasileiros são obrigados a prestar as informações e que elas são sigilosas, portanto, usadas exclusivamente para fins estatísticos.
Na região rural de Três Pontas, a coleta de dados deverá ser iniciada em setembro.
Segurança
O recenseador segue protocolos de prevenção à Covid-19 e trabalha uniformizado com colete e boné. É possível confirmar a identificação dele pelo QR Code existente no colete ou ligando para o 0800 721 8181.
Há vagas
Atualmente, em Três Pontas, na equipe do IBGE para o Censo Demográfico, estão 34 recenseadores. O coordenador Willian Campos afirma que são necessárias mais 14 pessoas.
No site do IBGE, em Trabalhe Conosco, são publicados editais para a contratação de pessoal. É preciso ter no mínimo o Ensino Fundamental completo. O treinamento das pessoas que têm feito as inscrições está acontecendo no decorrer da coleta de dados.
Saiba Mais
Em todo o país, a pesquisa nas residências acontece do dia 1º de agosto até outubro. Em seguida, caso o período não seja estendido, entrará a fase de análise dos dados. Os primeiros resultados do Censo 2022 devem ser divulgados ainda neste ano.