Cassius Klay e Fernando Marchetti lançam o primeiro single em parceria: “Tragam as Crianças Estelar”

Pop/Rock mineiro com instrumental minimalista, letra, melodia e harmonia envolventes com nítida influência do Clube da Esquina e de George Harrison

Cassius Klay e Fernando Marchetti  participaram do álbum  “…E a gente sonhando”, lançado em 2010 por Milton Nascimento (Produção de Milton e Marco Elízeo), um álbum de inéditas muito aguardado pelo grande público de Milton.

Fernando e Cassius fizeram parte do coro e Fernando ainda gravou bateria em 4 faixas do álbum que virou turnê (2010/2011).

Ambos acompanharam o lendário artista pelos palcos das principais capitais do país.

Cassius Klay e Fernando Marchetti lançam o primeiro single em parceria: “Tragam as Crianças Estelar”
Fernando Marchetti e Cassius Klay (Crédito: Breenda Rabelo)

“Gravar bateria no álbum do Bituca e excursionar com ele foi o ápice, jamais eu sonharia que isso poderia de fato acontecer e aconteceu”, diz Fernando. Por sua vez, Cassius Klay completa: “poxa, toda essa turma reunida com Bituca, ele que abriu portas para tanta gente espetacular resolveu abrir portas para a gente também, logo ele, o artista mais emocionante da Terra”.

Ainda antes disso, Cassius Klay e Fernando Marchetti já integravam o Änïmä Minas, grupo formado por 14 músicos em Três Pontas-MG, inicialmente criado para apresentar canções de Bituca (apelido de Milton) durante o lançamento de sua biografia “Travessia – A vida de Milton Nascimento” (Maria Dolores, Record, 2007).

Também tocaram muito em dupla no “Bar da Índia” (que pertencia à cantora India Tiso, filha do maestro Wagner Tiso), na cidade de Três Pontas-MG.

Cassius Klay e Fernando Marchetti lançam o primeiro single em parceria: “Tragam as Crianças Estelar”
(Crédito: Luis Fernando Fonseca)

Cassius Klay, natural de Belo Horizonte-MG, é cantor, compositor e produtor musical, além de ter se especializado na slide-guitar (cano de metal ou fibra de vidro que alguns guitarristas utilizam).

Com um álbum, “Real ou Irreal” lançado e vários singles, vem se destacando nos últimos anos por ter conseguido emplacar canções de sua autoria em mais de 350 emissoras de rádio pelo Brasil. Os principais hits são “Clara Loucura”, “O Colar de Bárbara”, “Paraíso que Sonhei” e “Bem me quer, Mal me quer”, as três últimas com os grupos Compasso Lunnar e Ark2, respectivamente e por fim com Heitor Branquinho.

Há 25 anos que Cassius Klay está conectado com a cidade de Três Pontas, segundo ele, o próprio Milton Nascimento exclamou certa vez que Cassius seria sim um cidadão trespontano!

Em partes essa conexão se deve à ação de seu amigo Felipe Kuringa (Ark2, O Bando), que sempre o levava para Três Pontas, o incluindo nos movimentos musicais da cidade. Certamente muitas sementes e parcerias germinaram!

Dentre outros, Cassius traz influências de George Harrison, Milton Nascimento, Lô Borges, The Beatles, Clube da Esquina, Dave Mason e Skank.

Cassius Klay e Fernando Marchetti lançam o primeiro single em parceria: “Tragam as Crianças Estelar”
(Arquivo Pessoal)

Fernando Marchetti é natural de Três Pontas-MG.

Cantor, compositor, baterista e multi-instrumentista que em oportunidades distintas subiu ao palco com Telo Borges, Wilson Sideral, Fredera, Leoni e outros grandes talentos da Música Popular Brasileira. Ele traz influências de Milton Nascimento, Lô Borges, Clube da Esquina, Yes, Led Zeppelin, Pink Floyd, isso só para citar alguns.

Fernando é formado em Música pelo Grupo Unis. Além de ser diretor e professor na Escola de Música Pró-Arte, em sua cidade natal, foi também por mais de uma década baterista do Ummagumma – The Brazilian Pink Floyd.

Fernando é integrante do supergrupo mineiro, Compasso Lunnar, grupo citado acima – vale destacar o belíssimo videoclipe da canção “O Colar de Bárbara”, feito por Andi, em colaboração com Jean Francisco.

Nos últimos anos, Fernando vem se apresentando ao lado de Adriano Kamy, com quem tem vínculo musical desde os tempos de escola.

Adriano Kamy, inclusive, já lançou uma canção composta em parceria com Cassius Klay (“Pegadas que deixei”).

Tragam as Crianças Estelar

Com o sugestivo título “Tragam as Crianças Estelar”, é uma composição de ambos os artistas. Cassius Klay  se recorda “eu e Fernando já tínhamos composto juntos ‘Avoar, Ventou’, canção que o Compasso Lunnar tocou em seus shows, e então nós compusemos na sequência essa segunda música. ‘Tragam as Crianças Estelar’ foi feita a quatro mãos e naturalmente ela veio nascendo cheia de esperança em novos tempos, mas a canção traz uma solução drástica para os problemas que assolam o planeta, por isso a letra declama sobre a chegada e o arrebatamento intervencionista através da pureza dos seres de outros planetas”. Os autores aqui se referem aos irmãos-intergalácticos que são “de boa índole” – ainda bem!

“Help” dos Beatles, como exemplo, também era uma súplica, um pedido de socorro. “Às vezes precisamos de canções assim, quando certas coisas parecem não ter solução”, defendem Marchetti e Klay.

Cassius Klay e Fernando Marchetti lançam o primeiro single em parceria: “Tragam as Crianças Estelar”
Tragam as Crianças Estelar – Capa

“Tragam as Crianças Estelar”, uma música linda que ecoa Clube da Esquina e George Harrison em sua atmosfera sonora, foi gravada em 5 estúdios de Belo Horizonte, Três Pontas e Poços de Caldas-MG.

A canção apresenta vocal principal, slide-guitar e vários back vocals de Cassius que é o produtor, além de ter mixado e masterizado. Sobre sua guitarra, ele diz: “eu não consigo pensar em guitarra sem a slide, fico procurando na canção espaços para ela se encaixar e aqui mais uma vez a slide-guitar apareceu, como sempre estou bem na vibe da fase solo do George Harrison”.

Fernando gravou a bateria, fez a guitarra base, o solo de guitarra e um dos back vocals. “Quando eu estava tocando a guitarra eu já conseguia ouvir a bateria que eu ia gravar na minha cabeça, bem como o solo de guitarra também; foram surgindo várias ideias diferentes ao mesmo tempo”, lembra Fernando Marchetti.

O baixo foi gravado por Guilherme Cabral (Poços de Caldas), velho amigo e parceiro musical de Cassius Klay.

“Aqui só sai música feita com o coração, o pensamento é sempre fazer algo bonito e relevante”, categoriza assim Cassius Klay.

O single “Tragam as Crianças Estelar”, de Cassius Klay e Fernando Marchetti será lançado na sexta-feira, 21 de junho, em todas as plataformas digitais.

Serviço

O que: lançamento do single “Tragam as Crianças Estelar”
Quando: 21 de junho (sexta-feira)
Onde: todas as plataformas digitais
Spotify: Cassius Klay / Fernando Marchetti
Selo: Paraíso que Sonhei Records


Sintonize mais: “Na Soleira, os Sapatos” é uma viagem pelo extraordinário do cotidiano