Campanhas de vacinação contra Gripe e Sarampo terminam nesta sexta-feira
Índice de cobertura vacinal está bem abaixo da meta, com grande parte do público-alvo das campanhas permanecendo vulnerável às infecções
Nesta sexta-feira, 3 de junho, terminam em todo o país as campanhas de vacinação contra Influenza (Gripe) e Sarampo. O registro de doses nos sistemas de informação do Ministério da Saúde mostra que a cobertura vacinal está bem abaixo da meta, com grande parte do público-alvo permanecendo vulnerável às infecções. As vacinas são gratuitas e encontram-se disponíveis nas salas de imunização dos municípios.
Para o Ministério da Saúde, a população está protegida dessas doenças quando se alcança 90% de vacinação nos grupos prioritários contra a Gripe e 95% contra o Sarampo. Em Minas Gerais, até o momento os índices estão, respectivamente, em 41,3% e 45,92%.
Gripe
A vacina contra a Gripe previne complicações da doença e, consequentemente, auxilia na redução da sobrecarga nos serviços de saúde. Até amanhã (3), as doses estão reservadas para:
- crianças de 6 meses a menores de 5 anos
- gestantes e puérperas
- indígenas
- professores
- pessoas com comorbidades
- deficientes físicos permanentes
- profissionais das forças de segurança, de salvamento e das forças armadas
- caminhoneiros
- trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo percurso
- trabalhadores
- funcionários do sistema prisional
Sarampo
A 8ª Campanha Nacional de Seguimento contra o Sarampo tem como objetivo imunizar, indiscriminadamente, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. A dose protege ainda contra Caxumba e Rubéola.
Além dos pequenos, os trabalhadores da saúde também são contemplados como público-alvo. O índice de vacinados em Minas Gerais está em apenas 45,21%.