Cadastramento biométrico garante mais segurança e facilita acesso a serviços públicos
Cartório Eleitoral de Três Pontas orienta eleitores sobre a importância da biometria, que já está disponível também para moradores de Santana da Vargem
De segunda a sexta-feira, do meio-dia até as cinco da tarde. Este é o horário de atendimento no Cartório Eleitoral e a equipe está à espera dos eleitores de Três Pontas e Santana da Vargem que ainda não fizeram o cadastramento biométrico. Para realizar o procedimento, é preciso apresentar apenas documento oficial de identidade e comprovante de endereço. Os homens que solicitarem o primeiro título no ano em que completam 19 anos também precisam levar um comprovante de quitação do serviço militar.
A chefe do Cartório Eleitoral de Três Pontas, Maria Rosa Guimarães Miari, explica que a coleta da biometria é simples. “O serviço é gratuito e os benefícios vão além de tornar as eleições ainda mais seguras”, destaca. Ela esclarece que os dados biométricos coletados ajudam na criação de um cadastro único de identificação civil no Brasil, facilitando o acesso a diversos serviços públicos com mais segurança e praticidade. O cidadão consegue, por exemplo, desbloquear o nível ouro dos serviços Gov.br, fazer a prova de vida digital e acessar todos os 4.500 serviços disponíveis na plataforma.
Liberação de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas pelo INSS, emissão de passaporte, matrícula em instituições de ensino, participação em concursos públicos e financiamentos estudantis também são serviços para os quais a biometria da Justiça Eleitoral tem sido utilizada. “Esse compartilhamento seguro de dados entre os órgãos públicos reduz a burocracia e evita fraudes, garantindo mais agilidade nos atendimentos. A integração da biometria da Justiça Eleitoral com outras bases de dados representa um avanço importante na modernização do Estado brasileiro, promovendo inclusão digital e ampliando o acesso dos cidadãos a serviços essenciais de forma simples e confiável”, completa Maria Rosa.

Biometria: avanço tecnológico e inclusão digital
Desde 2008, a Justiça Eleitoral passou a utilizar as impressões digitais para identificar, com mais segurança, o eleitorado brasileiro. Em Minas Gerais, o cadastramento biométrico começou em 2009 e já foi realizado em mais de 11 milhões de pessoas, ou seja, 70,53% de eleitoras e eleitores mineiros.
“Em Três Pontas e Santana da Vargem a coleta da biometria ainda não é obrigatória, porém, é importante que seja feita o quanto antes porque o cidadão já começa a usufruir as vantagens oferecidas pela identificação biométrica, como o acesso facilitado aos serviços públicos digitais, maior segurança em transações e a eliminação de possíveis inconsistências nos cadastros. Além disso, ao antecipar o registro, o eleitor evita filas e contratempos futuros quando a coleta se tornar obrigatória, contribuindo também para a atualização e confiabilidade do banco de dados da Justiça Eleitoral”, completa a chefe do Cartório Eleitoral de Três Pontas.
Na hora do cadastramento, além do registro da impressão digital, são colhidas assinatura e foto – da eleitora ou eleitor – que também passam a integrar o Cadastro Eleitoral.
Em Três Pontas, o Cartório Eleitoral fica na Rua Santana, 4 – Centro.

Sintonize mais: Três Pontas se prepara para fim de semana inesquecível com evento 3 em 1
