Banda da Apae de Três Pontas grava clipe no Mineirão

Ainda em BH faz participação especial em ensaio do Chama o Síndico, um dos maiores blocos de carnaval do Brasil

Usuários da Apae de Três Pontas estão chiques demais! Para eles foram abertos os portões do Estádio Mineirão, palco do futebol mineiro e cartão postal de Belo Horizonte. Os ilustres visitantes são usuários do Centro Dia, serviço do setor de Assistência Social da Apae e participam da banda de música da Instituição – criada há cerca de 10 anos e que, ao longo desse tempo, se profissionalizou para realizar apresentações em grandes eventos.

Banda da Apae de Três Pontas grava clipe no Mineirão
“Time” de Três Pontas em visita ao Estádio Mineirão (Crédito: Nícollas Evangelista)

O grupo é protagonista de um projeto cultural e de inserção social, que caminha com o objetivo de valorizar e ampliar a visibilidade do talento dos usuários, além dar a eles mais autonomia e a oportunidade de vivências que nunca imaginaram um dia experimentar. “Os usuários se esforçam muito em todos os ensaios e apresentações. É um show de simpatia, de aptidão. Eles têm grande capacidade e merecem voar muito alto”, destaca o professor e instrutor da Banda da Apae, Helbert Gama.

No Mineirão, aconteceu a gravação de um clipe. “Foi a realização de um sonho”, comenta a turismóloga Samira Lamaita. Membro da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo de Três Pontas foi ela quem intermediou a visita e obteve a autorização de usar o “gigante” como cenário para o vídeo.

Marchinhas de carnaval e arranjos de bateria vão compor o audiovisual que será divulgado em redes sociais. “A Banda foi brilhante e o vídeo ficará top”, garante Helbert Gama.

Banda da Apae de Três Pontas grava clipe no Mineirão
As imagens foram captadas pelo trespontano Nícollas Evangelista e o clipe ficará top, assegura o professor e instrutor da Banda Helbert Gama (Crédito: Nícollas Evangelista)

Experimentos

O time de músicos trespontanos foi recebido pela equipe da Minas Arena, conheceu todo o Estádio que tem capacidade para cerca de 62 mil pessoas. Ilustres que são, os usuários foram entrevistados pela equipe de Comunicação do Estádio e tiraram muitas fotos. Também viram bem de perto a Banda Skank que encerrará a Turnê da Despedida no Mineirão. O show será no dia 26 de março, conforme anunciou o grupo mineiro liderado pelo vocalista Samuel Rosa. Viram e foram vistos e elogiados por produtores do Skank. Helbert Gama ainda mantém segredo, mas tudo indica que do encontro casual nasceu uma nova oportunidade…

Ainda na Capital Mineira, os meninos trespontanos realizaram outro sonho: conhecer e saborear delícias do McDonald’s. E para fechar a viagem com chave de ouro participaram de ensaio do Bloco Chama o Síndico, um dos maiores do carnaval do Brasil, que no último Reinado de Momo arrastou mais de 100 mil foliões pelas ruas de Belo Horizonte.

“Essa visita mostra que são mega eficientes e que podem estar em qualquer lugar do mundo. Ficará para sempre na memória, no coração de cada um deles”, comemora Helbert Gama.

Banda da Apae de Três Pontas grava clipe no Mineirão
A galera trespontana em ensaio do Bloco Chama o Síndico (Crédito: Nícollas Evangelista)

“Eles precisam ser reconhecidos pelo talento”

Em 2020, o musicista Helbert Gama assumiu os ensaios da então Fanfarra da Apae de Três Pontas que se apresentava em eventos cívicos. Já havia percebido a capacidade dessa galera e com a aproximação teve a certeza de que eles mereciam ser reconhecidos pelo talento. Propôs à superintendente da Apae de Três Pontas, Maria Rozilda Gama Reis, algumas mudanças. A fanfarra se transformou em batucada e o uniforme que os identificava como usuários da Apae deixou de ser usado nas apresentações públicas.

Para o professor e instrutor, e claro, para a Apae trespontana, era justo também que o talento dessas meninas e meninos alcançassem maior público, então surgiu a ideia da gravação de clipes.

O trabalho começou em outubro de 2022, tendo como cenário o Parque Municipal Vale do Sol. A Banda  executou, lindamente, as músicas “Ser diferente é normal” (Medley), “Reggae Power” (Natiruts) e “Maria” (Ricky Martin).

O segundo audiovisual foi inspirado no modão sertanejo. Os músicos esbanjaram suas habilidades com os instrumentos tocando os clássicos “Boate Azul” (autoria de Benedito Seviero) e “Ainda ontem chorei de saudade” (composição de Moacyr Franco).

Em seguida, vieram “Stand my me” (Beneking) e um ícone brasileiro, “Pais e Filhos” (Renato Russo).

Do Vale do Sol, a Banda da Apae de Três Pontas entrou no clima da Copa do Mundo Fifa 2022 e migrou para o Estádio Ítalo Tomagnini – palco ideal para “Mostra tua força Brasil” (Itaú) tendo como introdução o Hino Nacional Brasileiro. A gravação foi prestigiada por autoridades, dentre elas o prefeito de Três Pontas, Marcelo Chaves Garcia. Na arquibancada houve participação especial da rede pública de ensino. Alunos das escolas municipais Professora Nilda Rabello Reis – Caic e João de Abreu Salgado empunharam cartazes com fotos da seleção de Tite. Todos emanaram apoio aos jogadores, comissão técnica e aos torcedores do time brasileiro que rumava em busca do Hexa.

Nos clipes, a Banda da Apae foi acompanhada por conceituados musicistas da cidade: Wallace Alexandre, Oswaldo Duarte, Matheus Caineli, Wander Scalioni, André Rosa. A produção foi assinada por Adriano Kamy. As postagens alcançaram mais de 2,5 milhões de visualizações e aconteceram vários compartilhamentos, por exemplo, por Natiruts.

“É emocionante! E o que realmente importa, é promover a alegria dos usuários. Estamos elevando o patamar da Banda, gerando autonomia, vivências em lugares que nunca esperavam estar”, reforça Helbert.

No mais recente vídeo, o que foi gravado no Mineirão, a Banda da Apae contou com Wallace Alexandre (voz e violão) e as imagens foram captadas pelas lentes de Nícollas Evangelista.

A viagem foi custeada pela Apae. Além dos motoristas Márcio e “Binho” deram suporte a orientadora social Cris, o estagiário do Projeto Esportivo, Marcelo e a enfermeira Carol. Helbert Gama destaca que a Instituição não mede esforços para respaldar sua formidável banda musical. “Diretoria, colaboradores estão sempre ajudando, realmente envolvidos. É um conjunto de pessoas trabalhando e apoiando”, registra.

Clique AQUI e veja outros vídeos da Banda da Apae de Três Pontas.

Banda da Apae é personagem em outro projeto cultural e social puxada pela Banda Tambanauê

Helbert Gama e Gabriel Brito (Bibi do Gueto) são fundadores da Tambanauê atração confirmada no carnaval de Três Pontas. A Batucada que agita vários outros eventos públicos e festas particulares tem a pretensão de atuar de forma contínua agregando valores à comunidade. A ideia, explicam Helbert e Bibi, é promover oficinas voltadas principalmente às pessoas que não têm condições de pagar por aulas de bateria e percussão. “Os alunos das oficinas se apresentarão com a Batucada Tambanauê nos futuros carnavais da cidade”, idealizam.

(Bibi do Gueto e Helbert Gama / Batucada Tambanauê)

O projeto tem entre os incentivadores, a turismóloga Samira Lamaita, que recentemente ligou Helbert e Bibi ao cofundador do Chama o Síndico. Na conversa, Bruno Titio explicou que o Bloco belo-horizontino é inclusivo, detalhe que despertou a ideia de convidar a Banda da Apae para os ensaios da Tambanauê no pré-carnaval que está rolando em Três Pontas.

A primeira participação aconteceu na Praça do Galo e foi um sucesso. “Os meninos se sentiram artistas, importantes enquanto o grande público dançou ao som das marchinhas que eles executaram. É isso que nos encanta. E a população começa a contemplar essa galera como pessoas eficientes, é isso que queremos mostrar para o mundo”, comenta Gama.

Banda da Apae de Três Pontas grava clipe no Mineirão
(Imagem: Samira Lamaita/Reprodução)

Do laço entre músicos, a Banda da Apae recebeu outro valioso convite e na segunda-feira (13), do Mineirão se deslocou até o espaço Autêntica onde fez participação especial no ensaio do Bloco Chama o Síndico. Tocou o Hino Nacional em rítmo de Olodum, Ser diferente é normal, Maria… enfim, os meninos foram assistidos, aplaudidos, motivados, incluídos como personalidades do segmento musical e se divertiram a valer. Quem acompanhou a participação especial garante: “foi maravilhoso, propiciou o momento inesquecível para os usuários da Apae e abriu caminhos para futuros eventos em conjunto com os trespontanos”.

Hoje, quarta-feira (15), a Banda Tambanauê juntamente com a Banda da Apae deverá agitar o pré-carnaval da Praça d’Aparecida, no centro de Três Pontas. “Vamos levar a Banda da Apae porque é fundamental que eles estejam no meio do povo. Isso é importante para a autoestima dessas meninas e meninos, para a valorização deles como pessoas eficientes e talentosas”, comenta Bibi do Gueto.

“Sim, vamos incluir sempre que possível a Banda da Apae em eventos da Tambanauê, levá-los cada vez mais longe”, completa Helbert. E encerra agradecendo a confiança e o apoio incondicional da superintendente Rozilda Gama e de toda a família apaeana.

A programação poderá ser alterada em caso de chuvas, comunicam os organizadores.

Para Rozilda, o avanço da Banda comprova o interesse e o comprometimento da Instituição e de membros da comunidade trespontana com a inclusão da pessoa com deficiência no mundo das artes – instrumento que, analisa a superintendente, leva à promoção de maior independência dos usuários e os promove como seres humanos.

“A sociedade ainda precisa enxergar, respeitar e praticar a igualdade. A arte é um bom caminho para alcançarmos essa dádiva. Estamos super felizes com tudo que os usuários estão alcançando, cheios de esperança em relação a  tudo que eles ainda vão conquistar, honrados diante de tanto talento, de tanto esforço e de tanta alegria estampada no rosto dos nossos meninos e estamos gratos pelas iniciativas que geram tudo isso”, finaliza a superintendente da Apae de Três Pontas.

Banda da Apae de Três Pontas