Ampliação do atendimento: contêiner no PAM de Três Pontas agora disponível 24 horas para casos suspeitos de Dengue
Medida visa agilizar assistência e combater a propagação da doença no município e região
Três Pontas está intensificando suas medidas de combate à Dengue, com a implementação de um novo serviço: o contêiner de atendimento para casos suspeitos da doença, localizado no estacionamento do Pronto Atendimento Municipal (PAM), está operando 24 horas por dia – inclusive nos finais de semana.
Esta iniciativa visa proporcionar uma resposta mais ágil e eficaz às demandas crescentes de casos suspeitos de Dengue na cidade e região. Em Três Pontas, neste ano, conforme o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na sexta-feira, 8 de março, são 166 casos positivos, 01 pessoa hospitalizada, 30 já foram descartados e 308 seguem em investigação.
A ampliação do atendimento às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti não se restringe apenas ao contêiner-consultório. A Prefeitura contratou mais médicos para o PAM, e todas as unidades de saúde da cidade também estão preparadas para receber pacientes com suspeita de Dengue, Zika e Chigungunya oferecendo atendimento diário em horário regular de funcionamento, hidratação imediata quando necessário, além de orientações a respeito do tratamento.
Esse conjunto de medidas é crucial para garantir que os pacientes recebam cuidados médicos desde os estágios iniciais da doença, diminuindo assim o risco de complicações. São fundamentais também para conter a propagação da Dengue na comunidade, já que a transmissão acontece pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti.
A disponibilidade de atendimento 24 horas no contêiner-consultório, a contratação de mais médicos para o PAM, a atenção nas unidades de saúde demonstram o comprometimento da Prefeitura, representada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em enfrentar esse desafio de forma proativa.
Outras ações
A Dengue é uma doença séria e sua rápida disseminação pode sobrecarregar o sistema de saúde local. Portanto, a implementação de medidas como o atendimento 24 horas em um local centralizado é fundamental para garantir que os casos suspeitos sejam diagnosticados e tratados precocemente, reduzindo assim o impacto da doença na comunidade.
Quanto à prevenção – que é sempre o melhor e mais eficaz caminho – o Município é atuante promovendo de forma contínua visitas domiciliares, vistorias em pontos estratégicos, e, entre outras ações, os Mutirões de Limpeza na região urbana e nos distritos do Quilombo Nossa Senhora do Rosário e Pontalete.
O trabalho preventivo e de atendimento aos casos de Dengue por parte da Prefeitura é valioso, comprovadamente diferenciado no Sul de Minas, porém, para que a doença seja de fato eliminada é preciso o envolvimento da população. As pessoas precisam adotar medidas de controle do mosquito transmissor, eliminando criadouros em suas residências. O combate à Dengue é uma responsabilidade compartilhada entre as autoridades de saúde e a comunidade, e iniciativas como essa representam um passo importante na direção certa. “Vamos todos continuar unidos no combate à proliferação do Aedes aegypti e da Dengue no nosso município. Não deixe água parada em casa. Faça a sua parte. Juntos vamos vencer esta doença”, convoca a Prefeitura Municipal – liderada pelo prefeito Marcelo Chaves Garcia.