Abertura oficial do Festival Canto Aberto teve o brilho dos estudantes trespontanos

Apresentações marcaram a primeira noite do evento que celebra a arte, a música e a identidade trespontana. Confira as escolas finalistas

A 13ª edição do Festival Canto Aberto começou em grande estilo na noite desta terça-feira, 1º de julho, com a aguardada Etapa Estudantil que compõe a 6ª edição do Festival Cultural Canto Aberto. O palco da Praça Cônego Victor foi tomado pela alegria, emoção, talento e, principalmente, pela graciosidade de alunos de escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, que deram voz a obras musicais marcantes nas categorias A e B.

A noite foi aberta com a categoria A, destinada a estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), que trouxeram canções de compositores e intérpretes mineiros. Um verdadeiro espetáculo de sensibilidade, desenvoltura e respeito às raízes musicais do estado. Ver crianças tão pequenas encarando o palco, o público e a disputa foi um presente para os olhos e ouvidos.

Logo depois, foi a vez da categoria B – Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio -assumir o microfone. Os estudantes dessa faixa etária prestaram um tributo ao renomado músico mineiro Flávio Venturini. As seis apresentações impressionaram pela maturidade, pela harmonia entre os integrantes e pela qualidade musical das interpretações.

Crianças da Educação Infantil aos jovens do Ensino Médio deram voz a obras musicais marcantes durante a primeira noite da Etapa Estudantil do 13º Festival Canto Aberto de Três Pontas

Valorização

Em rápidas palavras, o prefeito Luis Carlos da Silva abriu oficialmente o Festival, agradecendo o envolvimento das escolas e a presença calorosa do público. Aproveitou o momento para lembrar que é tempo de festa, se referindo aos 168 anos de Três Pontas, e convidou todos para o Desfile Cívico deste 3 de julho.

As apresentações do Aniversário da Cidade, também na Praça Cônego Victor, começarão às 7h45min com a Corporação Musical Luis Antônio Ribeiro sob a regência do maestro Wander Scalioni. Os centros municipais de Educação Infantil (CMEIs), a Escola Municipal de Educação Infantil Peixinho Vermelho e a Materlândia formam o primeiro bloco a desfilar reverenciando Milton Nascimento. O cantor e compositor – filho ilustre de Três Pontas – é o homenageado na parada cívica.

O vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Lazer e Turismo, Maycon Machado, também subiu ao palco para dar as boas-vindas e enaltecer o trabalho de todas as secretarias envolvidas. Ele fez questão de mencionar o papel fundamental dos patrocinadores, que tornam possível a realização do evento e o apoio logístico às escolas.

O vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Lazer e Turismo, Maycon Machado, e o prefeito Luis Carlos da Silva abriram oficialmente o evento na noite desta terça-feira (1º)

Avaliação com sensibilidade

O corpo de jurados, composto por músicos respeitados da região, teve uma missão delicada: selecionar três finalistas por categoria. Além da técnica e da afinação, foi preciso sensibilidade, uma virtude essencial para quem lida com arte, para julgar as performances de crianças e adolescentes.

As três escolas finalistas da categoria A se reapresentam na quinta-feira (3), enquanto as da categoria B sobem ao palco novamente na sexta-feira (4). As apresentações finais prometem manter o alto nível da primeira noite e emocionar o público presente.

Finalistas Categoria A

Colégio Travessia
Colégio Cootec – Novo Milênio
E.M. Antonieta Ferracioli Duarte

Finalistas Categoria B

E.E. Presidente Tancredo Neves
Colégio Travessia
E.E. Prefeito Jacy Junqueira Gazola

O corpo de jurados, composto por músicos respeitados da região, teve uma missão delicada: selecionar três finalistas por categoria. Além da técnica e da afinação, foi preciso sensibilidade, uma virtude essencial para quem lida com arte, para julgar as performances de crianças e adolescentes

Reconhecimento

O brilho no palco será também recompensado: os vencedores de cada categoria receberão premiações em dinheiro e troféus personalizados. Um reconhecimento que valoriza a dedicação de alunos, professores e famílias, incentivando ainda mais o contato com a arte e a música.

O Festival Canto Aberto 2025 tem como tema “Raízes: Nossa Fé, Nossa Música, Nosso Café!” e promete continuar encantando ao longo da semana com diversas atrações culturais. Um verdadeiro tributo à identidade e ao talento do povo trespontano e também do Brasil.

Público prestigia a Etapa Estudantil na noite deste 1º de julho, em Três Pontas

Sintonize mais: Santa Casa de Três Pontas lança campanha para compra de cobertores