Dia Nacional do Doador de Sangue reforça a importância da solidariedade
Três Pontas se mobiliza semanalmente para ajudar a manter os estoques de sangue e destaca o papel fundamental de cada doador
O Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro, é uma data de extrema importância para sensibilizar a população sobre a necessidade de doações regulares de sangue. Esse gesto salva vidas e é essencial para manter os estoques nos hemocentros e hospitais. A data também é uma oportunidade para homenagear aqueles que já abraçaram essa causa.
Em Três Pontas, a farmacêutica responsável técnica pelo Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia – Hospital São Francisco de Assis, Tamaris Silva Fonseca, destaca o esforço da comunidade local para garantir as doações. “Toda quarta-feira, em parceria com o transporte da Prefeitura, levamos 15 doadores ao Hemocentro de Varginha. No entanto, enfrentamos desafios, especialmente com o tipo sanguíneo O negativo, que muitas vezes tem baixo estoque no Hemocentro de Poços de Caldas”, revela. O tipo O negativo é considerado doador universal, mas é também o mais raro dos demais grupos sanguíneos.
Jovens solidários: alunos da Escola Estadual “Deputado Teodósio Bandeira”, de Três Pontas, em dia de doação de sangue
Apesar das dificuldades, o estoque da Santa Casa de Três Pontas tem se mantido estável, graças ao apoio de doadores de Santana da Vargem e às ações organizadas. Tamaris ressalta a dedicação dos fiéis da Igreja Adventista, que a cada quatro meses se mobilizam em grupos para doar sangue. “Essa iniciativa é essencial, mas precisamos ampliar a conscientização. Muitos não têm noção de que o sangue doado precisa ser constantemente reposto”, observa.
Tamaris continua: “muitos também não sabem que é preciso respeitar um intervalo de doação. As mulheres podem realizar no máximo três doações de sangue por ano, com intervalo mínimo de 90 dias, ou seja, três meses. Já os homens, quatro doações por ano, com intervalo mínimo de 60 dias. Então, quanto mais doadores tivermos, maior será a nossa capacidade de salvar vidas e garantir que os estoques de sangue estejam sempre disponíveis para emergências e tratamentos médicos essenciais”, esclarece.
Como explica a farmacêutica, sem doadores regulares, o atendimento de emergências e tratamentos podem ficar comprometidos. Assim, ela reforça o apelo à comunidade: “a doação de sangue é um ato de amor que não custa nada, mas tem um valor inestimável para quem recebe”, incentiva.
Dia Nacional do Doador de Sangue: oportunidade para conscientizar e também para reconhecer
o valor daqueles que já abraçaram a causa
Dom de presentear
Doar vem das palavras “donare”, que em latim significa “dar um presente”, e “donum” traduzido como “presente” ou “dom”. Em cada doação, o sangue colhido de uma pessoa pode ajudar até quatro pacientes que poderão receber hemocomponentes obtidos com a centrifugação ou congelamento do sangue doado, ou hemoderivados produzidos a partir do fracionamento do plasma por processos físico‑químicos.
Para doar sangue é preciso:
. gozar de boa saúde;
. ter entre 16 e 69 anos de idade;
. pesar mais de 51 quilos e ter Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 18,5;
. menores de 18 anos devem apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto dos responsáveis;
. já os idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos, entre outras orientações.
Saiba mais AQUI.
Palestras
Profissionais da Santa Casa de Três Pontas estão à disposição para realizar palestras em empresas, com o objetivo de sensibilizar os colaboradores sobre a importância da doação de sangue e engajá-los nessa causa tão nobre. É fundamental que as empresas se envolvam cada vez mais em ações de cunho social, como as campanhas de doação, fortalecendo a responsabilidade social corporativa e contribuindo para salvar vidas. Além disso, conforme o artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os doadores de sangue têm direito a um dia de folga a cada 12 meses, o que torna ainda mais viável para os trabalhadores participarem ativamente dessas iniciativas.
Números
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera ideal que no mínimo 3,5% da população doem sangue. No Brasil, apenas 1,4% da população doa sangue de acordo com o Ministério da Saúde (dado de 2022). A proporção representa 14 doadores a cada mil habitantes.
O gesto de doar sangue pode ser a diferença entre a vida e a morte. Seja solidário e faça parte dessa corrente de esperança. Em Três Pontas, entre em contato com:
. Glenda: (35) 99706-0817
. Lucia Helena: (35) 99725-9423
. Santa Casa – no setor de Farmácia: 3265-9711.
(Dia Nacional do Doador de Sangue. Fotos: cedidas pelo Banco de Sangue da Santa Casa de Três Pontas)
Sintonize mais: Campanha de Multivacinação começa em Três Pontas