Novembro Azul: A Importância da Prevenção do Câncer da Próstata e da Saúde Psicológica
“Cuidar da saúde não é vergonha, é um ato de coragem e amor-próprio”. (Lidiane Scalioni, psicóloga)
Neste mês de Novembro Azul, é fundamental lembrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer da próstata, uma das doenças mais comuns entre os homens. Segundo especialistas, quando detectado precocemente, as chances de sucesso no tratamento são muito elevadas, chegando a uma taxa de cura de até 90%. No entanto, o medo e o preconceito ainda afastaram muitos homens dos exames preventivos.
A partir dos 50 anos, todos os homens devem realizar exames anuais, como o toque retal e a medição do PSA (Antigenio Prostático Específico), essenciais para identificar alterações na próstata antes mesmo de surgirem sintomas. Homens com antecedentes familiares ou de raça negra devem iniciar o rastreio aos 45 anos.
Além da dimensão física, o câncer da próstata traz desafios emocionais que não devem ser subestimados. O diagnóstico e o tratamento podem afetar a autoestima, a imagem corporal e a própria identidade masculina, podendo levar a sentimentos de ansiedade, depressão e até isolamento. A importância da saúde mental, neste contexto, é crucial. O acompanhamento psicológico pode ajudar o homem a enfrentar o diagnóstico e o tratamento com mais resiliência, promovendo uma compreensão mais positiva da doença e incentivando a participação na prevenção e alerta a outros homens.
Cuidar da saúde não é vergonha, é um ato de coragem e amor-próprio. Neste Novembro Azul, vamos reforçar a importância da prevenção e apoiar os homens a quebrar os tabus em torno deste assunto.
Tive a experiência com o meu pai, que enfrentou um câncer de próstata em 2019 e esse ano recebeu alta. Através da disciplina de prevenção que sempre teve, a descoberta precoce e apoio familiar, hoje ele está curado.
Lidiane Scalioni – Psicóloga
CRP 04/45613
Sintonize mais: Vereadores de Três Pontas realizam última entrega de Moções de Aplausos do mandato