Saúde da Mulher: reconecte-se consigo mesma, se olhe com mais amor e carinho, e valorize o cuidado com sua saúde
Por Nathália Lopes, psicóloga clínica
Estamos no mês de outubro, conhecido como “Outubro Rosa”, uma campanha dedicada a lembrar todas as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A conscientização sobre a saúde física, como o autoexame e os cuidados preventivos, é fundamental e salva vidas. No entanto, é preciso ir além, a saúde da mulher não se restringe ao corpo físico, mas também envolve sua saúde emocional, mental e a maneira como ela se relaciona consigo mesma e com os outros.
Cuidar do corpo é um ato de autocuidado, mas o que significa cuidar do corpo em sua totalidade? Significa não apenas realizar exames regulares, mas também aceitar o próprio corpo com todas as suas nuances, sem se submeter às inúmeras pressões externas, que tratam o corpo da mulher como objeto. Significa entender que nossas emoções, nossas histórias e nossos relacionamentos são parte integrante de nós. Significa assumir o controle da própria vida, considerando os próprios desejos e limites, de forma que a própria autenticidade não seja apagada.
Infelizmente, a sociedade atual impõe muitos padrões de beleza irreais sobre o corpo feminino, exigindo que as mulheres sejam sempre magras e jovens. Esses padrões distorcidos afeta a forma como muitas mulheres enxergam umas às outras e a si mesmas, gerando uma busca exagerada ou até desenfreada pelo emagrecimento ou por tratamentos que retardam ou escondam o envelhecimento. Ao tentar se encaixar nesses padrões, muitas mulheres acabam se afastando de si mesmas, ignorando suas próprias necessidades e sua individualidade. Aceitar o próprio corpo em todas as fases da vida é um ato de respeito, autocuidado e resistência.
Neste mês de outubro, quero te convidar não apenas a realizar o autoexame das mamas e procurar um especialista, se necessário, mas também a cuidar e aceitar seu corpo de forma mais profunda. Reconecte-se consigo mesma, se olhe com mais amor e carinho, e valorize o cuidado com sua saúde!
Com carinho e respeito,
Nathália Lopes
Psicóloga Clínica
CRP 04/31813
(Página principal – Crédito: Andrea Piacquadio)
Sintonize mais: Integra Outubro Rosa AcaiTP – uma noite de conscientização e celebração