Folias de Reis participam de Missa neste domingo (7) e tradicional Encontro será realizado em maio
Secult-TP ganha tempo para estruturar o evento que deverá receber grupos convidados de outras cidades da região
Neste domingo (7), Folias de Reis de Três Pontas participarão da Missa das 10 horas, que será celebrada no Santuário Diocesano Nossa Senhora d’Ajuda. A presença na celebração fecha mais um ciclo da histórica peregrinação das Companhias pelas ruas da cidade, mas elas voltarão a ser vistas em maio – mês escolhido para o Encontro das Folias de Reis em 2024. O evento tradicionalmente realizado em janeiro abre o calendário anual da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Secult-TP) mas, desta vez, será adiado.
O secretário Alex Tiso explica que a mudança de data foi aprovada pela maioria em reuniões com os presidentes dos grupos folclóricos e possibilitará inovações, dentre elas, convidar Folias, Congadas e Moçambiques de outras cidades e receber os visitantes com um bom café, com almoço de confraternização. Ainda de acordo com o secretário, ter aqui um encontro regional é pedido antigo, mas é algo que demanda tempo para organizar e até mesmo para concretizar. Para se ter ideia, somente em Três Pontas existem no momento 12 grupos (10 Folias de Reis, 01 Moçambique, 01 Congada) e os encontros giram em torno de seis horas anualmente.
“Como sempre realizamos o Encontro das nossas Folias em janeiro enfrentamos uma série de dificuldades, por exemplo, para abrir licitação para contratação de palco e som. Agora, com este acordo que transfere o evento para maio, vamos ganhar tempo e poderemos melhorar a infraestrutura para as apresentações e para a tão desejada recepção aos grupos de fora”, complementa.
O presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico – Ederson Gustavo Cesário Malaquias (Dedê) observa dois outros pontos que devem ser favoráveis com a mudança do mês de realização do Encontro. Em maio há menor probabilidade de chuvas na região em comparação com janeiro. Além disso, ficaria muito corrido e cansativo para as Folias fazer a ‘Chegada” neste sábado (06/01) nas mesmas casas de onde saíram para a peregrinação – como é o costume – e, em seguida, se deslocar para o evento municipal.
A Secretaria ainda definirá se o Encontro será concretizado no dia 19 ou no dia 26 de maio, possivelmente na Praça José Godofredo. Também será analisado juntamente com os presidentes, o número de convites a ser aberto para que a recepção seja segura e agradável para todos. “Já contamos com o apoio do diretor Celsinho ‘Marrom’, portanto, o almoço, o café deverão ser servidos no Caic”, planeja o secretário de Cultura.
Companhias recebem incentivo através da Lei Paulo Gustavo
Neste ano, cada Folia de Reis de Três Pontas conta com ajuda especial de aproximadamente R$ 2.900,00 viabilizada pela Lei Paulo Gustavo. O valor, superior aos R$ 1.650,00 destinados aos grupos pela Secult-TP em 2023, tem como finalidade a confecção de uniformes, compra ou manutenção de instrumentos, enfim, é para atender às demandas das Companhias. O repasse é feito mediante assinatura de Termo de Compromisso.
“O recurso obtido através da Lei Paulo Gustavo é um incentivo às tradições e religiões de matrizes africanas. A conquista mostra o quanto é importante conhecer as legislações e correr atrás para assegurar a participação do município, consequentemente dos personagens da cultura local, na regulamentação e aplicação dos recursos. Três Pontas está atenta às oportunidades de fomento à cultura e outra prova disso é o Plano de Ação que garante à cidade investimentos em projetos e programas culturais graças aos repasses da Política Nacional Aldir Blanc – a PNAB. Nossa cidade é rica em cultura e precisamos valorizar, apoiar, incentivar cada ramificação desta árvore que sempre nos dá excelentes frutos: a música, o teatro, o artesanato, as Folias de Reis e tantas outras”, conclui Alex Tiso.
Sintonize mais: Festa de Nossa Senhora do Rosário mobiliza comunidade de Campo do Meio em torno da fé e da tradição das Congadas