Livro narra história da família biológica de Milton Nascimento
Lançado pela editora Letramento, “De Onde Vem Essa Força”, de autoria de Vilma Nascimento, Jary Cardoso e João Marcos Veiga, conta com pré-venda até 26 de outubro, aniversário de Bituca
Na música “Raça”, Milton Nascimento e Fernando Brant perguntam de onde vem a força, a magia que ilumina a casa escura. Garra que ecoa a partir de vozes ancestrais e que também reverbera na pele de artistas, amigos e parentes: “atraca Vilma e Tia Ercília!”. É exatamente a essa pergunta que o livro De Onde Vem Essa Força responde, narrando a história da família biológica de um dos maiores cantores do mundo. Ercília é tia de Bituca e Vilma Nascimento, prima que idealizou a obra, em coautoria com os jornalistas e pesquisadores Jary Cardoso e João Marcos Veiga.
O livro lançado pela editora Letramento retoma o curso do Rio do Peixe na Zona da Mata mineira até a zona rural de Lima Duarte, na lida da avó Maria e seus oito filhos na primeira década do século XX. A luta pela sobrevivência segue dali para Juiz de Fora e em parte no Rio de Janeiro, sobretudo em trabalhos domésticos. Das ervas curativas aos partos caseiros, da culinária aos costumes e aprendizados nas feiras, também circulam pelas páginas saberes da família, sempre cercada pela música.
Nas celebrações dos 80 anos de Milton Nascimento, uma foto ganhou o Brasil e o mundo: os olhos expressivos de sua mãe biológica, falecida quando ele tinha menos de dois anos de idade, vítima de tuberculose aos 26 anos. Como bem se sabe, o adorável menino ganhou ainda no Rio de Janeiro o coração de Lilia, filha da patroa, construindo em seguida uma nova vida em Três Pontas, sul de Minas. A imagem integra originalmente a pesquisa deste livro, que joga luz sobre a vida curta e potente de Maria do Carmo, a Carminha, assim como na relação de Bituca com sua família de sangue, em viagens de férias e passagens por Juiz de Fora.
Pela dimensão da figura artística de Milton Nascimento, o livro acaba trazendo ao público cenas da própria MPB pouco conhecidas. Aproveitando o convite para se apresentar no V Festival de Música Popular Brasileira de Juiz de Fora em 1972, Bituca levou amigos músicos para uma feijoada familiar ao lado da avó e parentes em bairro periférico da cidade. O livro descreve um saboroso encontro, com direito a música no quintal, reunindo os cantores Gonzaguinha e Joyce, os músicos Tutty Moreno e Novelli, dentre outros, cercados pela família biológica de Milton.
Feijoada Família Nascimento (Foto: Uli Burtin) / Milton, Noveli e Vilma (Foto: Uli Burtin)
O livro empenha-se em dar história e protagonismo a uma família marcada pela garra e alegria, em trajetórias que muitas vezes se apagam num país marcado pela desigualdade e heranças escravocratas que não se debruçam em memórias de povos que ergueram a nação. “Esta é uma pesquisa que mostra o rosto forte e alegre de nossas tias, primas e primos por esse Brasil. E me deixa muito feliz que o público possa conhecer essa história através desse belo livro”, celebra Vilma Nascimento, que também é cantora e possui trabalhos como backing vocal ao lado de nomes como Gilberto Gil e Luiz Melodia, além de disco autoral lançado em 1980, com a participação de nomes da música mineira.
Vó Maria (livro De Onde Vem Essa Força) – (Foto: Vilma Nascimento) / Ivanir e Vó Maria
A pré-venda do livro, através do site da Editora Letramento, segue aberta com 10% de desconto até 26 de outubro, data do 81° aniversário de Milton Nascimento. A obra tem previsão de lançamentos presenciais a partir de 2024 nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Lima Duarte, Três Pontas, Alfenas e Salvador, com a presença dos autores e performances musicais.
Serviço
livro De Onde Vem Essa Força: histórias da família Nascimento de Minas para o mundo
autoria: Vilma Nascimento, Jary Cardoso e João Marcos Veiga
editora: Letramento (BH/MG)
pré-venda: até 26 de outubro
valor: R$ 48 (10% de desconto na pré-venda)
Link e mais informações: https://www.editoraletramento.com.br/produto/de-onde-vem-essa-forca-historias-da-familia-nascimento-de-minas-para-o-mundo