Centro de Hemodiálise com 40 máquinas compondo a estrutura de excelência será inaugurado em Três Pontas
Com esta conquista chega o tratamento, mas também um novo olhar para a prevenção de doenças renais
O Centro de Hemodiálise “Adriene Barbosa de Faria Andrade” será inaugurado em Três Pontas nesta quinta-feira, 21 de setembro, às 18 horas. Após três anos de investimentos, o projeto está concluído e contará com 40 máquinas compondo a estrutura de excelência, conforme anuncia Michel Renan Simão Castro. “Este é um grande sonho realizado em prol da comunidade trespontana e da região e gostaríamos que todos estivessem presentes neste momento que sela a imensurável conquista”, convida o provedor, explicando que a entrada do Centro de Hemodiálise fica ao lado do Laboratório Municipal “Dr. César de Alvarenga Gouveia”, na Rua Oswaldo Campos Reis, bairro São Francisco.
A obra, consequentemente a prestação do serviço de Hemodiálise aos pacientes de Três Pontas, da microrregião de Saúde e de cidades circunvizinhas já está sendo comemorada. Isto porque, destaca o provedor, o desejo que perdurou por no mínimo 20 anos se torna realidade dentro de uma infraestrutura complexa, erguida e equipada com alta tecnologia onde atuarão médicos nefrologistas e profissionais de outras áreas, tais como enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo, assistente social e nutricionista. Todo o ambiente e a equipe multidisciplinar foram preparados, segundo Michel Renan, para oferecer tratamento digno com total segurança e conforto a fim de promover o maior bem-estar possível a cada paciente.
Pelo cronograma da Santa Casa, o Centro de Hemodiálise entrará em funcionamento até o início de outubro. Primeiramente serão atendidos pacientes com doença renal crônica de Três Pontas.
Tratar, mas também conscientizar sobre a importância da prevenção
Médicos nefrologistas, dentre eles, doutora Carla Bernardi e Gabriel Fernandes, contratados para o Centro de Hemodiálise, estão com a agenda aberta para consultas, através do Centro de Especialidades Médicas (CEM) “Pedro Gilberto Veloso” – cujas instalações, na Santa Casa de Três Pontas, foram inauguradas em maio.
Eles explicam que também as doenças renais precisam ser prevenidas, detectadas e tratadas precocemente aumentando assim a possibilidade de cura. Portanto, orientam, exames para avaliar a função renal devem ser realizados periodicamente. A maioria desses exames, ressaltam, são baratos e até acobertados pelo SUS.
Segundo os médicos, todas as pessoas devem se importar com a saúde dos rins. No entanto, a atenção precisa ser redobrada quando há fatores de risco para a progressão de doenças renais, por exemplo, hipertensão arterial e diabetes.
Dra. Carla e Dr. Gabriel destacam ainda que o Centro de Hemodiálise chega para tratar, mas também para despertar na população o interesse pela prevenção. “O paciente de hemodiálise passa por um sofrimento muito grande. Procurar o médico regularmente, fazer os devidos exames e investir em uma boa qualidade de vida” são recomendações.
Um dos melhores do Brasil
Muito mais do que uma grande sala com máquinas de altíssima tecnologia. Melhorias em setores da Santa Casa, por exemplo, na UTI, banco de sangue, laboratório foram essenciais para a implantação do Centro de Hemodiálise. Na complexidade da obra, há o sistema de tratamento da água para que seja atingido o padrão adequado para Hemodiálise. Conforme explica Michel Renan, em quatro horas de Hemodiálise são utilizados 120 litros de água por paciente. “Nosso sistema é moderno, seguro e obtemos alto grau de pureza da água, é sem dúvidas um sistema de excelência”, comemora o provedor.
Os médicos nefrologistas completam, informando que em cada etapa da obra, todas as normas foram seguidas à risca visando oferecer o melhor para o paciente e que todo o processo foi acompanhado bem de perto pelos órgãos competentes.
“Temos aqui um dos melhores centros de Hemodiálise do Brasil em todos os aspectos: estrutura física e pessoal. A equipe multiprofissional participou de um treinamento rigoroso, adquirindo conhecimento prático. Para nós, a estrutura é importante, mas o profissional é que faz a diferença. Também vamos contar, além da Dra. Carla e do Dr. Gabriel, com o suporte dos doutores José Motta e José Raimundo”, registra Michel Renan.
Homenagem
O Centro de Hemodiálise receberá o nome de Adriene Barbosa de Faria Andrade, primeira mulher eleita prefeita de Três Pontas. Michel Renan justifica a homenagem evidenciando que Adriene marcou a história do município com suas ações sociais, apoio às atividades agropecuárias tradicionais na economia da cidade, mas também com modernização, sobretudo através do incentivo à industrialização. “Ela foi um divisor de águas. Três Pontas estava adormecida e ganhou com a prefeita Adriene uma nova dinâmica. A escolha do nome dela é uma forma de demonstrar nossa gratidão por tudo que ela fez para a nossa cidade, para a nossa gente”, registra o provedor da Santa Casa.
Interesse, união e trabalho
Ainda falando sobre pessoas que fazem a diferença, Michel Renan explica que o Centro de Hemodiálise se torna realidade porque houve envolvimento. Segundo o provedor, na imprescindível parceria, cada um trabalhou com interesse, seriedade e muita dedicação.
Somente o deputado estadual Mário Henrique “Caixa” destinou R$ 700 mil, recurso aplicado no moderno e eficaz sistema de tratamento da água para a Hemodiálise.
Com emendas do deputado federal Diego Andrade foi adquirida a maior parte das máquinas.
O prefeito Marcelo Chaves Garcia, o secretariado com destaque para Tereza Cristina Rabelo Correa (Saúde) e Melissa Chaves Garcia (Desenvolvimento Econômico), o vice-prefeito Luisinho, Câmara de Vereadores, servidores municipais e população também são mencionados como responsáveis por esta vitória.
“Não adianta o Hospital querer, a cidade tem que abraçar o projeto. De mãos dadas elevamos a Santa Casa a um novo patamar e conquistamos este avanço para Três Pontas e região. É como eu digo sempre: juntos somos muito mais fortes”, encerra o provedor Michel Renan.