Para defensores, Rodeio não deve acontecer no Viva Três Pontas

Defensores da causa animal pedem a proibição da prática que, alegam, colocam cavalos e touros em desnecessário sofrimento. Realizadores mantêm a atração baseados em leis

Anunciado como uma das atrações do Viva Três Pontas 2023, o rodeio deve sair da programação na opinião de defensores da causa animal, dentre eles, o vereador Professor Popó Diniz. Na manhã desta segunda-feira (24), ele se reuniu com o prefeito Marcelo Chaves Garcia, com o vice-prefeito Luis Carlos da Silva (Luisinho) e com outras lideranças envolvidas na realização do evento marcado para os dias 29 e 30 de setembro: o secretário municipal de Cultura, Lazer e Turismo – Alex Tiso Chaves e o chefe de Divisão de Programas Culturais – Pierre Alves. Popó solicitou que a prática não aconteça durante a festa, alegando que cavalos e touros sofrem maus-tratos e que não é este o desejo da população. “O povo quer curtir shows de artistas famosos e não assistir à crueldade na arena e nos bastidores do rodeio. O rodeio não é divertimento, mas é sim uma tortura, e apoiar esse tipo de coisa é um retrocesso”, opina.

Na reunião, disse Popó Diniz, ele esclareceu que não é contra a festa. Relatou que apoia o oferecimento de lazer à população e que, inclusive, sugeriu que o rodeio seja substituído por mais um show musical. “O pedido não foi acatado e os organizadores do evento se mantiveram irredutíveis na decisão. Isto porque, alegaram, o rodeio é reconhecido legalmente como manifestações culturais e esportivas”, acrescentou.

O apoio veio, então, do deputado estadual Noraldino Júnior. O presidente da Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) teria afirmado ao amigo que solicitará ao Ministério Público (MPMG), diretamente de Belo Horizonte, que o rodeio não aconteça, preservando a saúde e integridade dos animais.   

Popó destaca também que a Constituição Federal proíbe práticas que submetam os animais à crueldade. “O rodeio faz com que a tortura se torne entretenimento, colocando os animais em uma posição de sofrimento. Não podemos concordar com essa prática”, conclui o vereador.

O deputado estadual Noraldino Júnior (centro) acompanhado do casal Tânia e Popó Diniz. Defensores da causa animal pedem proibição do rodeio em Três Pontas (Foto: arquivo pessoal do vereador Popó)

Rodeio será feito dentro da legalidade, explica secretário de Cultura

Foi uma conversa franca e tranquila, na qual Popó Diniz expôs suas preocupações e a Prefeitura explicou que o Viva Três Pontas Rodeio Festival vai acontecer em atendimento a um pedido que há tempos é feito por muitos trespontanos. Nesta conversa, conta o secretário de Cultura, Alex Tiso, o prefeito Marcelo Chaves enfatizou que a ideia é relembrar as exposições agropecuárias – conforme o desejo manifestado pelos cidadãos, e nas quais os rodeios faziam parte da programação.

“Se pensarmos o hoje e as antigas exposições, vemos que são épocas muitos distintas, mas a ideia é propor o resgate da festa. Como todo evento que a gente faz, é um resgate da cultura e não poderia ser diferente com o rodeio. O rodeio é um bem cultural do país, conforme Lei de 2019 e a gente encara o rodeio como isto: um bem cultural”, explica o secretário.

Alex Tiso continua, esclarecendo que os realizadores do evento exigirão toda a documentação da companhia de rodeio e que sejam cumpridas todas as normas da chamada Lei do Rodeio, sancionada em 2002.

“Procuramos realizar nossos eventos dentro da legalidade e vamos nos cercar de todos os aparatos legais para que o evento transcorra dentro da maior tranquilidade possível. A Lei permite que os rodeios sejam realizados, desde que sejam obedecidas as normas. A realização desta festa é um pedido da população, é um pedido do prefeito Marcelo Chaves e vamos manter dentro do que a Lei exige. Se notarmos algum excesso, logicamente vamos tomar as providências também conforme manda a Lei”, assegura Alex Tiso.

Atrações Musicais

A Prefeitura de Três Pontas confirmou ainda pela manhã que a dupla sertaneja Humberto e Ronaldo vai se apresentar na primeira noite (29/09) do Viva Três Pontas Rodeio Festival.

Já no sábado (30/09), conforme anunciado no final da semana passada, quem promete animar o público é a dupla  João Neto e Frederico.

O evento será realizado nas dependências da Faculdade Três Pontas (Fateps) na área da antiga Exposição Agropecuária e a entrada será de graça.

Resultado de parcerias, até o momento, assinam a concretização do Viva Três Pontas Rodeio Festival: Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Agroindustrial (AcaiTP) e Sindicato dos Produtores Rurais (Faemg, Senar, Inaes).

(Página principal: cowboystore.com.br)


Sintonize mais: Perigo: soltar pipas deve ser em áreas distantes da rede elétrica e sem utilização de cerol ou qualquer tipo de linha cortante