Colaboradores do TOC passam por capacitação para ampliar segurança no Clube
Prevenção e Combate a Incêndio e Primeiros Socorros foram temas do curso teórico-prático
Esta sexta-feira (14) se tornou especial para a equipe do Trespontano Olímpico Clube (TOC). Colaboradores participaram de um curso teórico-prático ministrado por uma empresa especializada com sede em Varginha. A capacitação complementa importante passo dado em relação à integridade física de quem trabalha no local ou frequenta o Clube.
No primeiro momento, os profissionais explicaram sobre Primeiros Socorros.
Assunto abordado foi também a Prevenção e Combate a Incêndio. A orientação incluiu, entre outros, o uso de extintores, hidrantes e mangotinhos.
Há tempos, a presidente do TOC, Renata Andrade, alimentava o sonho de adequar o Clube a essas normas de segurança, trabalho que conseguiu iniciar no ano passado e que contou, em vários momentos, com orientações do Corpo de Bombeiros de Varginha. Além de recursos de combate a incêndio instalados por toda a extensão do Clube, foram implantadas grades de proteção e rampas de acesso, implantados e corrigidas falhas em corrimãos e melhoradas placas de sinalização, tais como as de saída de emergência e lotação máxima.
O investimento e o tempo gasto nas obras foram válidos, conforme analisa a presidente do TOC. Renata Andrade comenta que o propósito da Diretoria é cuidar do Clube e torná-lo cada vez melhor para que os sócios tenham opções de esporte e lazer de qualidade em um ambiente agradável e protegido. “Em todas as nossas decisões, tem uma prioridade: a segurança. Então, as adequações nos trazem ainda mais alívio no sentido de que estamos cumprindo normas técnicas para o bem dos sócios e seus dependentes, além, é claro, dos nossos colaboradores que passam o dia todo por aqui”, registrou.
Enquanto a equipe TOC e consultores se preparavam para dar início ao curso, a presidente antecipou, afirmando que saber como proceder nos Primeiros Socorros é mais um “ganho para todos”. Renata Andrade avaliou que qualquer pessoa pode passar por situações de emergência por vários motivos, por exemplo, lesões corporais ou pela própria condição de saúde. “Antes de querer ajudar alguém temos que conhecer, ou seja, saber a forma correta do procedimento para não piorar a situação. Os primeiros socorros podem ser a diferença entre a vida e a morte. Se eles são tão importantes, melhor ainda sermos capacitados por esses profissionais que dominam o assunto”.
Após afirmar que o momento é de “pura felicidade” pela tranquilidade que as novas adaptações às normas técnicas de segurança trazem ao Clube, a presidente Renata agradeceu aos sócios pela compreensão diante de certos transtornos ocorridos no período de obras. Ela estendeu os agradecimentos aos colegas de Diretoria, ressaltando que a entrega das adequações é mais um marco na história do TOC.
A capacitação dos colaboradores é indispensável no ciclo de adequações às normas preventivas. Após esta etapa, o Clube deverá passar por vistoria do Corpo de Bombeiros de Varginha. A expectativa é que a Corporação emita o Auto de Vistoria (AVCB), documento que comprova que o prédio possui condições seguras.
O curso ministrado hoje (14) não interferiu na rotina dos sócios que puderam usufruir das dependências do TOC normalmente. A exceção foi o ginásio poliesportivo onde o curso foi realizado das 7 às 16 horas, sendo reaberto logo em seguida.