Carmelo São José de Três Pontas reza Novena pela Beatificação da “Nossa Mãe”
Tempo especial de oração no Carmelo São José começa neste sábado (5) e comemora os 17 anos de falecimento da Madre fundadora do Mosteiro trespontano.
O Carmelo São José de Três Pontas prepara com toda simplicidade, mas também com muito amor, a Novena pela Beatificação da Serva de Deus, Madre Tereza Margarida do Coração de Maria, carinhosamente chamada no Mosteiro e pelos trespontanos de “Nossa Mãe”. O tempo especial de oração começa neste sábado (5), com celebração de Missa, às 7 horas. Esta programação se estende até o próximo dia 13.
Já na segunda-feira, 14 de novembro, além da Missa das 7 horas, haverá celebração também às 19 horas. Nesta data, será comemorado o 17º Aniversário de Morte da Serva de Deus, fundadora do Carmelo São José.
As Missas serão transmitidas pela página do Carmelo no Facebook. Clique AQUI e acompanhe.
Dos Provérbios (31,26) veio a inspiração para os temas que serão trabalhados nas pregações diárias: “Fala com sabedoria e ensina com amor” – “Nossa Mãe, educadora e mestra de oração”.
Ano Jubilar
Em 16 de julho, o Carmelo São José completou 60 anos de fundação. Além do aniversário, a comunidade festejou também o retorno das missas presenciais na Capela do Mosteiro, suspensas por dois anos devido à pandemia Covid-19.
Foi em 1962, no dia de Nossa Senhora do Carmo, que nasceu o Carmelo de Três Pontas. Na missão estavam sete Irmãs Carmelitas Descalças, dentre elas, Tereza Margarida.
O Mosteiro tornou-se ponto de referência para os fiéis da cidade e região. Muitos procuravam a Madre para pedir conselhos, orientação espiritual e ajuda. Logo as pessoas, como sinal de veneração e afeto começaram a chamá-la de Nossa Mãe. A Madre possuía uma grande visão do futuro e desejo de viver a espiritualidade do Carmelo de modo vivo e atual. Empenhou-se em acompanhar com a comunidade o Concílio Vaticano II.
Com idade avançada, acostumada com a fragilidade e a pouca saúde, mas não ouvindo muito a natureza, lutou sempre para realizar todos os seus compromissos de Carmelita. Um número cada vez maior de pessoas a procurava para pedir um conselho e direção espiritual. Sua fraqueza ia aumentando, manifestando-se os primeiros sintomas da doença que a levou a um lento calvário de sofrimento até à morte. “Nossa Mãe” faleceu em 14 de novembro de 2005, aos 89 anos.
No dia 4 de março de 2012 realizou-se a abertura do Processo de Beatificação, tendo como Postulador o Dr. Paolo Vilotta. O Processo encontra-se em pleno andamento.
“Era costume no Carmelo, e ainda hoje alguns ainda conservam, de chamar de mãe à fundadora do Mosteiro. Madre Tereza Margarida fundou o Carmelo São José, no dia 16 de julho de 1962, em Três Pontas- MG. Nós, suas filhas, a chamávamos de “Nossa Mãe.” E, de fato, ela exercia uma maternidade espiritual muito grande sobre nós. Mas não no sentido de dependência, de infantilismo. Nossa Mãe nos formava para maturidade e responsabilidade. Sua maternidade era mais no sentido de zelar pelas nossas almas, de nos guiar nas sendas das virtudes, da santidade. Tudo isso, é claro, passava também pela preocupação com nossa saúde, nossas famílias, enfim, com tudo o que nos ajudasse a servir melhor a Deus. O mesmo carinho que tinha conosco, a preocupação e zelo de mãe, ela também tinha para com o povo que ela tanto amava e se doava. Com o passar do tempo, a cidade inteira passou a chamá-la de Nossa Mãe. E assim, até hoje, ela é conhecida.” (Irmã Maria Elisabeth da Trindade – Vice-Priora do Carmelo São José de Três Pontas)
(Fonte: Carmelo São José de Três Pontas – site oficial)