Três Pontas por Elas leva conscientização sobre violência contra a mulher a idosos do Centro de Convivência

Palestra aborda a influência histórica do machismo na sociedade, os diferentes tipos de violência contra a mulher e os caminhos para denúncia e apoio às vítimas

O Programa Três Pontas por Elas promoveu uma palestra voltada ao público da terceira idade, reunindo integrantes do Centro de Convivência do Idoso “Lourenço Siqueira” para um momento de informação e reflexão sobre a violência contra a mulher e a influência da cultura machista na sociedade.

A atividade foi realizada na quinta-feira (5) e conduzida pela advogada e especialista em Políticas Públicas, Bruna Carvalho Moura Avelar. Durante o encontro, ela abordou como o machismo, ao longo da história, influenciou comportamentos e definiu papéis sociais atribuídos às mulheres.

Três Pontas por Elas leva conscientização sobre violência contra a mulher a idosos do Centro de Convivência
A atividade foi conduzida pela advogada e especialista em Políticas Públicas, Bruna Carvalho Moura Avelar

Na palestra, foram discutidas as formas como a sociedade, por muitos anos, estabeleceu padrões sobre como as mulheres deveriam agir, onde deveriam estar e qual seria o seu espaço dentro da família, no mercado de trabalho e também na vida pública.

A especialista explicou ainda que, apesar de mudanças importantes conquistadas ao longo do tempo, muitos desses padrões ainda permanecem presentes no cotidiano social. Outro ponto destacado foi o aumento dos casos de violência contra a mulher, com orientações sobre os diferentes tipos de violência doméstica e os canais disponíveis para denúncia e busca de apoio.

A ação integra as atividades desenvolvidas durante este mês, período marcado pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Mais do que uma data de homenagens, o momento simboliza a luta histórica pelos direitos das mulheres e reforça a importância de ampliar o debate e promover conscientização na sociedade.

Segundo os organizadores, o encontro no Centro do Idoso contribuiu para ampliar a informação, estimular o diálogo entre gerações e fortalecer a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Três Pontas por Elas leva conscientização sobre violência contra a mulher a idosos do Centro de Convivência
Aumento dos casos de violência contra a mulher, com orientações sobre os diferentes tipos de violência doméstica e os canais disponíveis para denúncia e busca de apoio, foi tema amplamente abordado no encontro

(Fonte: Ascom PMTP)


Sintonize mais: Três Pontas sanciona lei que descongela quinquênios e férias-prêmio dos servidores municipais