Cocatrel inicia lançamento dos Cafés Premiados da safra 2025/2026 e destaca cooperados com padrão internacional

Produtores de Três Pontas, Ingaí e Boa Esperança têm microlotes premiados, com cafés de alta pontuação que passam a conectar o campo ao consumidor final

Na tarde de quarta-feira (28), a Cocatrel realizou o lançamento oficial dos Cafés Premiados – Melhores Cafés Cocatrel / Melhores Cafés Cafeína Cocatrel, referentes à safra 2025/2026. O evento celebrou a excelência do café produzido por seus cooperados e marcou a apresentação dos primeiros microlotes premiados já industrializados e prontos para comercialização.

Neste primeiro lançamento, produtores dos municípios de Três Pontas, Ingaí e Boa Esperança se destacaram com cafés de padrão internacional, reconhecidos por altas pontuações e perfis sensoriais refinados, capazes de atender aos mercados mais exigentes do mundo. Cafés com perfil de exportação que, por meio da Cocatrel, passam também a estar disponíveis ao consumidor brasileiro, reforçando o compromisso da Cooperativa com a democratização do acesso à alta qualidade.

Cocatrel lança Cafés Premiados da safra 2025/2026 e destaca cooperados com padrão internacional
Cocatrel lança Cafés Premiados da safra 2025/2026 e destaca cooperados com padrão internacional

Diferente de concursos tradicionais, o Prêmio Melhores Cafés Cocatrel é baseado em um processo 100% técnico e imparcial, conduzido pelo Departamento de Cafés Especiais da Cooperativa (CDT). Todas as amostras passam inicialmente por análises laboratoriais, onde são avaliados critérios como limpeza e doçura, seguindo a metodologia da Classificação Oficial Brasileira (COB). Os cafés com potencial para a categoria especial seguem para análises sensoriais mais aprofundadas, realizadas conforme os critérios da Specialty Coffee Association (Associação de Cafés Especiais) – SCA.

Nesta safra, os cafés premiados que alcançaram pontuação igual ou superior a 87 pontos, colocaram seus produtores no seleto Clube 87+ da Cocatrel, que reúne cooperados referência em qualidade, manejo e excelência na produção.

Na quarta-feira, o evento realizado na Cafeteria Cocatrel de Três Pontas, apresentou quatro produtores que representam a vanguarda da cafeicultura cooperativista:

de Boa Esperança, da Fazenda Capetinga, o produtor Eduardo Junqueira Nogueira Júnior, com café da variedade Acaiá, cultivado a 950 metros de altitude, com notas sensoriais que remetem a vinhoso, frutas vermelhas, amora, maçã e leve gosto de malte.

Cocatrel lança Cafés Premiados da safra 2025/2026 e destaca cooperados com padrão internacional
O produtor Eduardo Junqueira Nogueira Júnior premiado com a variedade Acaiá

De Três Pontas, da Fazenda Zaroca, o produtor Danilo Mesquita Andrade, com a variedade Paraíso 2, cultivada a 1.000 metros de altitude, apresentando perfil frutado, com notas de ameixa, uva, vinhoso, uva passa e framboesa.

De Ingaí, da Fazenda Quilombo, a produtora Maria Aparecida Rosa Cruz, com café da variedade Catuaí Amarelo, cultivado a 950 metros de altitude, com notas de chocolate ao leite, caramelizado, avelã e doçura marcante.

Cocatrel lança Cafés Premiados da safra 2025/2026 e destaca cooperados com padrão internacional
Maria Aparecida Rosa Cruz: premiação motiva produtora Cafeína Cocatrel a seguir com cuidados especiais na produção do seu Catuaí Amarelo

Também de Três Pontas, da Fazenda Zaroca, a produtora Júlia Campos Basílio, com a variedade Arara, cultivada a 1.000 metros de altitude, apresentando perfil frutado e doce, com notas de uva roxa, cereja, laranja e leve caramelo.

Cocatrel lança Cafés Premiados da safra 2025/2026 e destaca cooperados com padrão internacional
Júlia Campos Basílio: dedicação gerou um café Arara de sensoriais refinados

Para Eduardo Junqueira, um dos produtores que teve seu café lançado nessa primeira etapa, é uma alegria ter um café entre os melhores da Cocatrel. “Eu fico muito feliz por receber uma premiação como essa e de poder entregar ao consumidor um café com tanta qualidade”, destacou. A cooperada Maria Aparecida Rosa Cruz=, que também teve seu café Catuaí Amarelo premiado e lançado comentou: “fiquei muito alegre com esse resultado e animada para produzir cafés ainda melhores na próxima safra”.

Ao realizar mais uma edição do Prêmio Melhores Cafés, a Cocatrel valida, de novo, seu compromisso em promover o conceito Farm Connect, aproximando o produtor do consumidor final e valorizando a origem, a história e o cuidado presentes em cada microlote. Ao levar esses cafés especiais para suas cafeterias e para a loja on-line, a Cooperativa compartilha o que há de melhor na cafeicultura nacional e fortalece, de forma concreta, a sintonia entre o campo e a xícara.

Os Cafés Premiados Cocatrel já estão disponíveis no site www.cafes.cocatrel.com.br e nas Cafeterias Cocatrel.

Os microlotes premiados na safra 2025/2026 serão lançados pela Cocatrel gradativamente.

Cocatrel lança Cafés Premiados da safra 2025/2026 – Nas fotos, os produtores Maria Aparecida, Eduardo e Júlia e dona Aparecida com Lúcio Caldeira, Francisco e o presidente da Cocatrel – Jacques Fagundes Miari (Créditos: Cocatrel)

Sintonize mais: Cocatrel recebe mais de 1.8 milhão de sacas de café no ano 2025