Exames oftalmológicos começam em Três Pontas visando a prevenção de doenças graves

Projeto de Prevenção ao Glaucoma é realizado graças à parceria da Prefeitura Municipal com o Hospital dos Olhos de Itanhandu. Veja como garantir o seu exame

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas, em parceria com o Hospital dos Olhos de Itanhandu, iniciou o Projeto de Prevenção ao Glaucoma, com foco na identificação precoce de doenças oculares graves que podem levar à perda da visão. A iniciativa convoca a população pertencente aos públicos-alvo a participar das ações preventivas.

Os exames estão sendo realizados pelo enfermeiro Alexandre Francisco Peres, do Hospital dos Olhos de Itanhandu, por meio do exame de fundo de olho (Retinografia), que permite o rastreamento da Retinopatia Diabética e a identificação de alterações relacionadas ao Glaucoma. O atendimento é destinado a pessoas diabéticas e à população negra, com idade acima de 18 anos.

Exames oftalmológicos começaram em Três Pontas visando a prevenção de doenças graves
A Retinografia permite o rastreamento da Retinopatia Diabética e a identificação de alterações relacionadas ao Glaucoma: exame simples, gratuito e fundamental para prevenir, diagnosticar precocemente e possibilitar o tratamento, evitando casos de cegueira (Crédito: Ascom PMTP)

De acordo com dados clínicos, pessoas negras apresentam até quatro vezes mais chances de desenvolver Glaucoma, o que justifica a prioridade desse grupo na ação preventiva. O exame é rápido, dura cerca de 30 segundos, não possui contraindicações e é fundamental para prevenir, diagnosticar precocemente e possibilitar o tratamento, evitando casos de cegueira.

As ações serão realizadas nas unidades de saúde do município. Os interessados devem procurar sua unidade de saúde de referência, realizar o cadastro e agendar o atendimento. O exame é simples, com horário marcado, garantindo agilidade e conforto aos pacientes.

A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com a prevenção, o cuidado integral e a promoção da saúde ocular da população.

Inscrições: já estão acontecendo em todas as unidades de saúde.

Documentos: documento com foto e Cartão SUS ou CPF.

Prefeitura de Três Pontas. Com União e Trabalho, cuidando da saúde da nossa gente.

Exames oftalmológicos começaram em Três Pontas visando a prevenção de doenças graves
Exames oftalmológicos começaram em Três Pontas visando a prevenção de doenças graves. Na foto, o enfermeiro Alexandre Francisco Peres, do Hospital dos Olhos de Itanhandu, realizando a Retinografia (Crédito: Ascom PMTP)

(Ascom PMTP)


Sintonize mais: Carnaval 2026: Prefeitura confirma primeira atração de show da Avenida