Cocatrel reconhece os Melhores Cafés Cafeína Safra 2025/2026 e destaca a força das mulheres na cafeicultura
A iniciativa premiou produtoras que se sobressaíram em cada município, com lotes avaliados acima de 87 pontos segundo os critérios da SCA
Na terça-feira (16), a Cafeteria Cocatrel, em Santana da Vargem, foi palco da celebração dos Melhores Cafés Cafeína Safra 2025/2026. O evento reuniu integrantes do Cafeína Cocatrel, grupo formado por mulheres cooperadas que se dedicam à produção de cafés especiais e que vêm conquistando reconhecimento pela qualidade alcançada no campo.

Ao longo dos anos, a Cocatrel firmou importantes parcerias com compradores internacionais, que remuneram com ágios os cafés especiais produzidos pelas “cafeínas”, como são chamadas, de forma afetuosa, as produtoras do grupo. Paralelamente, são promovidas palestras e dias de campo voltados à difusão de boas práticas na produção de cafés de alta qualidade. “É dessa forma, unindo produção qualificada e estratégias de comercialização, que a Cooperativa agrega valor aos cafés especiais produzidos pelas mulheres”, explicou o diretor de Marketing e Relacionamento, Lúcio Caldeira.
Para a cooperada Maria Luiza Pinto Lorenzon, de Nepomuceno, estar entre as premiadas foi motivo de grande emoção para toda a família. “Acredito muito na força da parceria com a Cocatrel. O suporte técnico, as orientações e a confiança oferecida fazem toda a diferença. A Cooperativa caminha ao lado do produtor, incentivando qualidade, profissionalismo e união”, ressaltou.

A avaliação dos cafés ficou a cargo do Departamento de Cafés Especiais da Cocatrel (CDT), seguindo rigorosamente os parâmetros da Associação de Cafés Especiais (SCA). Foram premiados os lotes com maior pontuação em cada cidade, desde que alcançassem notas iguais ou superiores a 87 pontos. Esses cafés receberão atenção especial da Cooperativa: serão exportados com valor agregado e também industrializados para comercialização nas cafeterias e plataformas digitais da Cocatrel, assegurando às cooperadas 10% da receita obtida com as vendas.
“Com essa iniciativa, a Cocatrel amplia a visibilidade das cooperadas que se destacaram pela excelência. Além disso, os cafés premiados seguem critérios que garantem total rastreabilidade dos lotes, fortalecendo a conexão entre quem produz e quem consome, ao permitir que o público tenha acesso a verdadeiras preciosidades criadas pelas ‘cafeínas’”, destacou o presidente do Conselho Administrativo, Jacques Fagundes Miari.
Na avaliação da especialista em pós-colheita e coordenadora do Cafeína Cocatrel, Iandra Vilela, o encontro representou mais do que uma premiação. “Foi uma celebração do trabalho das mulheres que, diariamente, se dedicam no campo à busca constante por qualidade e excelência. Um momento que evidenciou o protagonismo feminino e a capacidade transformadora dessas produtoras na cafeicultura”, concluiu.

Melhores Cafés Cafeína Cocatrel Safra 2025/2026
Ana Elisa Inácio de Brito
Cidade: Santana da Vargem
Propriedade: Toca
Variedade: Arara
Altitude: 1.020 m
Notas sensoriais: Frutas cítricas, limão, laranja, abacaxi, chocolate e caramelizado
Edna Maria Batista Mendes
Cidade: Monsenhor Paulo
Propriedade: Do Tanque
Variedade: Arara
Altitude: 1.000 m
Notas sensoriais: Ameixa seca, uva passa, pera, amora e cereja
Júlia Campos Basilio
Cidade: Três Pontas
Propriedade: Zaroca
Variedade: Arara
Altitude: 1.000 m
Notas sensoriais: Frutado, doce, uva roxa, cereja, laranja e leve caramelizado
Leidiana Catarina Barbosa
Cidade: Guapé
Propriedade: Santa Bárbara
Variedade: Arara
Altitude: 1.200 m
Notas sensoriais: Doce, brownie, chocolate 70%, cacau e leve toque de frutas cítricas
Luiza Borges Oliveira
Cidade: Carmo do Rio Claro
Propriedade: Lagoinha
Variedade: Mundo Novo
Altitude: 900 m
Notas sensoriais: Vinho branco, uva verde, maçã e amora
Maria Aparecida França Garcia
Cidade: Ilicínea
Propriedade: Santa Chiara
Variedade: Paraíso 2
Altitude: 1.250 m
Notas sensoriais: Muito doce, melaço, açúcar queimado, bala cítrica e leve sabor de mel
Maria Aparecida Rosa Cruz
Cidade: Ingaí
Propriedade: Quilombo
Variedade: Catuaí Amarelo
Altitude: 950 m
Notas sensoriais: Chocolate ao leite, caramelizado, avelã e doce
Maria Luiza Pinto Lorenzon
Cidade: Nepomuceno
Propriedade: Cruzeiro
Variedade: Mundo Novo
Altitude: 900 m
Notas sensoriais: Frutado, acerola, uva, doce e leve nota de framboesa

A força da mulher no campo
O Grupo Cafeína Cocatrel nasceu em 2019, com o propósito de inspirar, capacitar e conectar mulheres cafeicultoras, fortalecendo seu papel nos negócios da família e em toda a gestão cooperativista.
É um movimento que promove a valorização, a autonomia e a liderança feminina dentro da cafeicultura, criando um ambiente fértil para troca de conhecimento, experiências e oportunidades.
O movimento mostra sua força nos números expressivos: são mais de 3 mil cooperadas, constituindo o maior grupo formado exclusivamente por mulheres do setor cafeeiro, atualmente exportando para mais de 25 países. O Grupo Cafeína Cocatrel é mais do que um coletivo, é um movimento que transforma realidades e impulsiona o futuro da cafeicultura, tendo as mulheres como protagonistas dessa evolução.




Rigor, excelência e reconhecimento
Os cafés foram avaliados pelo Departamento de Cafés Especiais da Cocatrel (CDT), seguindo os critérios da Associação de Cafés Especiais (SCA). Em cada cidade, os lotes com maior pontuação (partir de 87 pontos) foram premiados e agora recebem atenção especial da Cooperativa: serão exportados com valor agregado e também industrializados para venda nas cafeterias e plataformas digitais da Cocatrel, garantindo às cooperadas 10% da receita das vendas
Sintonize mais: Papai Noel dos Correios transforma manhã do CMEI Cônego Francisco em um espetáculo de afeto, gratidão e esperança
