Zona Azul em Três Pontas: Prefeitura realiza Consulta Pública sobre implantação do sistema de estacionamento rotativo
População é convidada a responder questionário até 30 de novembro
A Prefeitura de Três Pontas abriu uma Consulta Pública para ouvir a população sobre a implantação do estacionamento rotativo pago na cidade, conhecido popularmente como Zona Azul. A iniciativa busca reunir contribuições da comunidade para que o Município possa planejar ações que atendam às necessidades de motoristas, comerciantes e moradores.
Em abril deste ano, a Câmara aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 094/2025, de autoria do Poder Executivo Municipal, autorizando a implantação da Zona Azul em Três Pontas. Pelo documento, a iniciativa objetiva atualizar o sistema de vagas públicas, organizando melhor o estacionamento na área central da cidade e seu entorno, com base em estudos técnicos realizados por empresa especializada em trânsito. Entre as metas estão reduzir congestionamentos causados por motoristas à procura de vagas, facilitar o acesso de visitantes aos pontos turísticos centrais da cidade e garantir maior rotatividade no Centro, facilitando o acesso ao comércio local. O sistema deve reservar vagas exclusivas para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo justiça, acessibilidade e atendimento à Legislação Federal.
Ainda de acordo com o texto, a multa só será aplicada caso o motorista não pague a tarifa em até 48 horas após utilizar a vaga. Com isso, a Administração Municipal ressalta que pretende implantar um modelo educativo, em vez de punitivo, estimulando o cumprimento por meio de orientações e prazos, antes da aplicação de multas.
O Projeto de Lei diz ainda que a Prefeitura deve realizar processo licitatório para contratar empresa especializada para administrar e gerir o serviço. A intenção é estender o estacionamento rotativo para uma área maior e a cobrança das tarifas será fixada pela Prefeitura, através de Decreto. Durante as discussões, os vereadores pediram que o valor cobrado seja justo e acessível para a população.
Perguntas da Consulta Pública
No formulário da Consulta Pública, disponível até este próximo domingo, dia 30 de novembro, a população é convidada a responder questões como: “Qual o principal meio de transporte que você utiliza?”, “Você concorda com a implantação de estacionamentos rotativos pagos na área central de Três Pontas – MG? ” e “O que você acha do valor (X) da tarifa para motocicletas?”. São apenas sete perguntas e um espaço para comentários ou sugestões – cujo preenchimento é opcional, que ajudam a mapear o entendimento e as dificuldades que os cidadãos enfrentam no dia a dia.
A participação cidadã é vista como peça-chave para que o projeto seja bem-sucedido. Segundo a Prefeitura, os dados coletados vão revelar a opinião sobre a implantação do estacionamento rotativo e também apresentarão hábitos de estacionamento praticados no Centro. As informações poderão auxiliar na definição de valores de tarifa, planejamento da área de abrangência, a duração máxima de permanência em cada vaga, entre outros.
Impactos para o comércio e a mobilidade urbana
Para os comerciantes da região central, o estacionamento rotativo pode representar uma oportunidade: a rotatividade dos veículos tende a aumentar o fluxo de clientes. Já para os motoristas que precisam parar por pouco tempo, o sistema pode tornar o acesso mais prático, desde que bem calibrado.
Após o encerramento da Consulta Pública, neste domingo (30/11), haverá análise das respostas e possivelmente a elaboração de um projeto final. A expectativa da Administração é implantar o estacionamento rotativo com base técnica e participação popular: a voz da comunidade deve orientar as decisões sobre o futuro do estacionamento no Centro de Três Pontas.
Clique AQUI e participe da Consulta Pública.

Sintonize mais: Balsa do Pontalete suspende travessias devido ao baixo nível da Represa de Furnas
