Xande de Pilares encerra Festa da Consciência Negra e Afromineiridade em Três Pontas
Show gratuito nesta sexta-feira (21), no Sambódromo, tem ainda na programação musical Michel Carvalho e Banda 035
Com palco, som e outros detalhes estruturais praticamente prontos, Três Pontas se prepara para vivenciar uma noite programada para ser especialmente agradável no Sambódromo Jaime de Abreu, nesta sexta-feira (21), encerrando a Festa da Consciência Negra e Afromineiridade. O evento começa às 19 horas e promete atrair um grande público, embalado por música e valorização das raízes negras. De acordo com a Prefeitura, “é uma noite para movimentar a Avenida e encerrar a semana com muita celebração”.
Logo na abertura, às 19 horas, quem sobe ao palco é Michel Carvalho com o projeto “Papo de Butiquim”, criando clima intimista de samba raiz e aproximação com o público. Às 21 horas, o ritmo continua com a Banda 035, trazendo repertório variado e um show pensado especialmente para o evento.
Mas, o momento mais esperado da noite está programado para às 23h30min, quando Xande de Pilares, uma das vozes mais marcantes do samba nacional, assume o palco. Ex-integrante do grupo Revelação, o artista é dono de sucessos como “Tá Escrito”, “Deixa Acontecer“ e “Clareou“. Reconhecido por manter viva a essência do samba e, ao mesmo tempo, alcançar novos públicos, Xande é constantemente lembrado pela força de suas letras e pela relação afetiva que cria com fãs de diferentes gerações. Em 2024, o artista ganhou o Grammy Latino de Álbum do Ano com o projeto “Xande Canta Caetano”. Segundo a organização da Festa, “ter Xande em Três Pontas é um presente cultural e musical para a cidade”.
Além da grade artística, o clima também deve colaborar: a previsão é de temperatura agradável e tempo firme, sem chuva.

Segurança e orientações ao público
A entrada é gratuita e o público está liberado para levar cooler. Entretanto, não será permitida a entrada com copos e garrafas de vidro ou objetos perfurocortantes, por motivo de segurança. Segundo a Prefeitura, “o objetivo é uma festa acessível, familiar e segura para todos”.

Cultura e memória
Os shows desta sexta encerram uma programação iniciada na terça-feira (18), composta pela entrega do 2º Prêmio Magia Negra – Troféu Paulão Thomaz, exposições culturais, apresentações de música e dança, rodas de capoeira, desfiles, contação de histórias, manifestações artísticas que reforçam o orgulho negro e a riqueza da cultura afro-mineira.
Ontem (20), feriado do Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra, uma tarde inteira de atrações tomou conta do bairro Botafogo, promovida pelo Movimento “O Bota é Lindo”, com apoio da Prefeitura e inserida oficialmente na programação da Festa. O evento fortaleceu a identidade do bairro e aproximou comunidade, artistas locais e lideranças sociais, ressaltando a importância do pertencimento e da representatividade.
Identidade, educação e legado
A Festa da Consciência Negra e Afromineiridade materializa debates urgentes sobre racismo, igualdade e valorização da cultura negra. De acordo com a organização, “o evento busca reconhecer a contribuição de artistas, comunidades e ancestrais que moldaram a história e a memória de Três Pontas”.
A música, a dança, a oralidade e as manifestações culturais presentes nos últimos dias reforçam a relevância de políticas públicas e ações afirmativas que promovam inclusão, educação e respeito.
A noite de encerramento, portanto, é celebração, mas também convite à continuidade dessas discussões durante todo o ano.






Festa da Consciência Negra e Afromineiridade materializa debates urgentes sobre racismo, igualdade e valorização da cultura negra. A noite de encerramento, hoje (21), é celebração, mas também convite à continuidade dessas discussões durante todo o ano
Sintonize mais: Papai Noel dos Correios mobiliza forças de segurança, sociedade e renova sonhos de crianças em Três Pontas
