Público exalta qualidade do Encontro de Motociclistas de Três Pontas

Shows, organização, segurança e alegria marcaram os três dias de festival

O 1º Encontro da União dos Motociclistas de Três Pontas foi um grande sucesso, tanto de crítica quanto de público, mesmo com momentos isolados de chuva. Realizado pela Prefeitura Municipal de Três Pontas e organizado pela União dos Motoclubes de Três Pontas, o evento reforçou as bandeiras culturais desse movimento que prega, dentre outras coisas, a união, o respeito, o congraçamento e a difusão do bom e velho “rock and roll”.

A estrutura montada pela Prefeitura, através das secretarias municipais de Cultura e de Desenvolvimento Econômico, foi bastante elogiada pelos participantes. O público foi acima do esperado, mesmo com alguns episódios de chuva, principalmente na noite da última sexta-feira (07) – primeiro dia do evento, e no início da tarde do sábado (08). Fora isso, o coro bastante repetido foi de muitos elogios e satisfação pela realização do Encontro, que voltou à cidade depois de muitos anos, também graças ao apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

O Encontro de Motociclistas foi realizado em formato 3 em 1, juntamente com o Festival de Gastronomia do Sebrae – o Prepara Uai, e também a instalação do Marco 1 da Rota do Café. Na estrutura montada em frente ao Sambódromo Jaime de Abreu, também 25 quiosques que ofereceram comidas e bebidas de qualidade privilegiando os comerciantes trespontanos.

Até determinada hora o palco 3D, que permitia uma visão de destaque de todos os lados, recebeu artistas de gêneros musicais variados.

A escolha das bandas foi um dos acertos dos organizadores. Sucesso da primeira edição pode colocar o Encontro da União dos Motociclistas no calendário oficial de eventos de Três Pontas

E a partir das 20 horas de sexta-feira, oficialmente, o Encontro de Motociclistas foi aberto com a apresentação da banda Mil Contra, numa performance empolgante de Korcora e os demais integrantes.

Logo em seguida, subiu ao palco a banda formiguense T. Rox, resgatando grandes sucessos dos anos 80, 90 e 2.000, contagiando o público, que cantou do início ao fim.

Já no sábado, os trabalhos musicais foram abertos pelos Cabruxos, liderados pelo vocalista Alisson, dono de uma voz potente, e que também deu destaque ao rock nacional com grandes clássicos.

Na sequência foi a vez de O Bando, liderado por Bruno Moraes, apresentar hits do rock alternativo e clássico. Teve ainda homenagens a Lô Borges, fundador do Clube da Esquina, falecido recentemente.

A noite de sábado foi fechada por uma atração que atraiu os olhares e a preferência dos amantes do rock mais pesado. Niente, vindo de Extrema, como eles mesmos dizem “levou quatro cabeludos para o palco para cantar muito rock and roll”! Uma apresentação brutal, cheia de sucessos do rock mundial e também de músicas autorais, como a canção “Herdeiro de Nada”, emoldurada pela voz marcante do vocalista Marlon. A bateria, o baixo e os magistrais solos de guitarra levaram o público à loucura, sendo impossível ver alguém parado na plateia.

“Nunca tinha vindo à Três Pontas e sempre tive muita vontade de estar aqui. O público foi fod&@$!”, ressaltou o vocalista Marlon.

Já no domingo (09), diante de um sol bastante forte e céu azul, o rock and roll ecoou ainda na parte da manhã, com a apresentação de Os Hitmakers e participação especial de João Black Jack. Além de muitos clássicos nacionais e internacionais, foram entoadas músicas históricas de Led Zeppelin e Lynard Skynyrd.

E fechando a grande escalada musical, Mil Contra voltou ao palco com um repertório todo diferente, encerrando o evento com chave de ouro.

Público exalta qualidade do Encontro de Motociclistas de Três Pontas
Público curtiu horas de muito rock’n’roll na Avenida, gratuitamente

Segundo um dos organizadores, o jornalista Roger Campos, o resultado não poderia ter sido melhor: “pude constatar o quão difícil, detalhista, minucioso e complexo é a organização de um grande evento. Quero parabenizar a Prefeitura Municipal, nas pessoas do prefeito Luisinho Silva e especialmente do vice-prefeito e secretário de Cultura, Maycon Machado, do coordenador de Eventos da Secretaria de Cultura, Pierre Alves, e do secretário de Agropecuária João Peret. Foi tudo tão bem organizado que nem a chuva foi capaz de impedir o sucesso do evento”, destacou.

Ainda conforme Roger Campos, outros pontos fortes foram a segurança, a comercialização de souvenirs de motociclismo e de rock, a comercialização de artesanato da cidade, a grande quantidade de mesas e cadeiras que possibilitou o conforto a todos os presentes, muitos banheiros químicos, água potável fornecida pelo Saae e a área de camping, muitíssimo elogiada pelos motociclistas que vieram de outras cidades para passar as noites.

“Nós participamos de muitos encontros de motociclistas há muitos anos. Já fomos em muitas cidades, mas nunca vimos uma área de camping tão bem montada, com uma estrutura tão fantástica como essa aqui em Três Pontas”, ressaltou o motociclista Túlio, de 77 anos, que estava acompanhado de sua esposa Vitória, comemorando os 53 anos de casados, ambos homenageados no palco.

Visitantes e trespontanos comemoraram com muita música, segurança, pratos e bebidas especiais do Festival Gastronômico Prepara Uai

“Nós estamos assustados positivamente com tudo que vocês nos ofereceram aqui na área de camping e em todo o evento. Até o café da manhã que vocês gratuitamente nos serviram parecia um banquete, melhor até do que muitos cafés de hotéis. Só temos a agradecer e vamos voltar sempre”, disseram alguns motociclistas vindos de Belo Horizonte, São Paulo, Formiga e Alfenas.

“Três Pontas está de parabéns! Nós tocamos em muitas cidades e nunca vimos uma estrutura como essa, principalmente aqui na área do camping. É a primeira vez que vemos um camping todo coberto, com segurança na porta e com chuveiro quente. Nosso muito obrigado!”, disse Marlon, vocalista da banda Niente, que usou a estrutura do local após o show.

Outra meta que foi cumprida pelo Encontro foi mostrar a todos que esse tipo de evento, organizado pelos motoclubes, é extremamente ordeiro, civilizado e sem brigas.

“A equipe de segurança esteve presente, mas não precisou intervir em nenhum caso com severidade. Fiquei impressionada com o respeito e o clima de união e festividade nesse evento. Está aprovado! Tomara que tenha todos os anos”, disse Maria Lêda, que acompanhou o evento com toda família.

“Realmente foi um evento fantástico, que Três Pontas precisava e queria há muito tempo. Aqui tem eventos de todos os gêneros, mas faltava o encontro de motociclistas. Que bom que agora nós também temos o nosso! Quem sabe vocês antecipam para antes do mês de agosto para evitar a chuva”, ponderou o espectador Francis.

Já Dayse, que curtiu todos os dias de evento com suas amigas, disse ter gostado demais do evento, mas ainda assim fez uma reclamação: “o evento foi perfeito, mas, infelizmente, terminou muito cedo no domingo. Estava tão bom que queríamos que ele fosse até o início da noite, pelo menos!”.

A União dos Motoclubes de Três Pontas, que congrega os motoclubes Route 69, Chacais, Endiabrabrados, Combatentes do Asfalto e Chapelão, distribuiu troféus para os motoclubes participantes, vindos de outras cidades. Também houve um extenso sorteio de brindes graças ao apoio de diversos comerciantes locais. As crianças também foram atendidas com brinquedos infláveis.

Por fim, não faltaram homenagens, como, por exemplo, aos fundadores dos Chacais, responsáveis pelos antigos encontros de motociclistas que foram realizados em Três Pontas no passado. Oswaldo, Zé Oswaldo, Biscoito e os saudosos José Henrique Portugal e Messina foram lembrados com muita emoção.

Público exalta qualidade do Encontro de Motociclistas de Três Pontas
Banda Niente recebe título de Membro Honorário Motoclube ROUTE 69

Além de tudo isso, destaca-se o movimento nos estandes durante o evento. Muitos comerciantes relataram a satisfação pelo sucesso do evento, convertido em excelentes vendas.

“Deu muito trabalho, realmente é exaustivo organizar um evento desse porte. Mas, graças a Deus, correu tudo bem, ficamos muito felizes em ver o público com tamanha alegria, curtindo, dançando e celebrando a vida. Foi uma grande festa, vivemos ali momentos inesquecíveis e já estamos nos organizando e nos preparando para a segunda edição em 2026. Se Deus quiser!”, concluiu o organizador, jornalista Roger Campos.

Público exalta qualidade do Encontro de Motociclistas de Três Pontas
O jornalista Roger Campos agradece à União dos Motoclubes de Três Pontas pelo empenho na organização detalhada do evento

Sintonize mais: Três Pontas brilha entre os melhores cafés do Brasil no Cup of Excellence 2025