Três Pontas brilha entre os melhores cafés do Brasil no Cup of Excellence 2025

Fazenda Aracaçu conquista o 1º lugar na categoria Via Seca e Fazenda Rancho Grande leva o 2º na Experimental: talento trespontano no cenário da cafeicultura de excelência

O aroma do sucesso mais uma vez vem do Sul de Minas. A 26ª edição do Cup of Excellence Brasil, principal concurso de qualidade de cafés do mundo, consagrou produtores mineiros em uma cerimônia realizada no sábado (1º), no Diamond House, em São Paulo. Entre as regiões premiadas – Mantiqueira de Minas, Cerrado Mineiro e Sul de Minas – Três Pontas teve destaque especial, com dois cafés entre os melhores do país.

Na categoria Via Seca (cafés de processamento natural), o 1º lugar foi para Paulo Fernando Chaves de Brito, da Fazenda Aracaçu, que alcançou 90,79 pontos com um arábica da variedade Arara. Já na categoria Experimental (que agrega cafés fermentados de várias maneiras), José Carlos dos Reis, da Fazenda Rancho Grande, ficou com o 2º lugar, atingindo 91,11 pontos. Dois feitos que confirmam o talento, a dedicação e o pioneirismo dos produtores trespontanos em um concurso reconhecido mundialmente.

“Com imenso orgulho celebramos o 1º lugar no Cup of Excellence Brasil 2025 – categoria Natural, com um café que alcançou 90,79 pontos de média. Essa conquista reflete anos de dedicação, pesquisa e paixão pelas origens que cultivamos nas Fazendas Caxambu e Aracaçu. Nossa trajetória é marcada pela busca constante por cafés especiais de alta qualidade, onde cada etapa – do campo à xícara – é guiada pela curiosidade, pela inovação e pelo respeito ao terroir. Ao longo dos anos, investimos em tecnologia, manejo sustentável e capacitação do time, pois acreditamos que o verdadeiro diferencial está nas pessoas que vivem o café com propósito e excelência. Essa vitória é fruto de um trabalho coletivo, de uma equipe que sonha, aprende e cresce junto. É também o reflexo da visão e do compromisso dos proprietários, que acreditam no poder da educação, da ciência e do cuidado com cada detalhe. Olhar para essa conquista é sentir orgulho por fazer parte de uma história coletiva, humana e inspiradora.
Mais do que um prêmio, é a prova de que quando há união, propósito e amor pelo café, o resultado é extraordinário”, descreveu o coordenador de Qualidade das Fazendas Caxambu e Aracaçu, Dionathan Almeida, Campeão Mundial de Cup Tasters 2024.

Três Pontas brilha entre os melhores cafés do Brasil no Cup of Excellence 2025
Fazenda Aracaçu, de Três Pontas: 1º lugar categoria Via Seca. Ao centro, “Ucha” e Paulo Fernando (Crédito: rede social Fazendas Caxambu e Aracaçu)

O Cup of Excellence nasceu em 1999 no Brasil e atualmente é realizado em 11 países, premiando os melhores cafés do mundo. A etapa nacional avaliou grãos brasileiros da espécie arábica em três categorias: Via Seca, Via Úmida (descascados, despolpados ou desmucilados) e Experimental. As duas últimas foram introduzidas em 2023.

De acordo com Vinícius Estrela, diretor-executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), a diversidade regional tem sido uma das principais forças do concurso. “O Brasil mostra que é possível unir tradição, inovação e excelência. Nossos produtores estão entre os mais criativos e consistentes do mundo”, afirmou.

Três Pontas brilha entre os melhores cafés do Brasil no Cup of Excellence 2025
Flávio e José Carlos dos Reis, da Fazenda Rancho Grande, de Três Pontas: 2º lugar do Cup of Excellence Brasil 2025, categoria Via Experimental (Crédito: SintonizeAqui arquivo)

Sul de Minas domina o pódio

Além das vitórias de Três Pontas, a região Sul de Minas garantiu 21 produtores entre os premiados, reafirmando seu protagonismo no cenário nacional. Municípios como Carmo de Minas, Cristina, Poços de Caldas, Aiuruoca e Paraisópolis também figuram entre os vencedores, com notas acima de 87 pontos, marca que classifica os cafés como “excepcionais”.

Grande Campeão

O grande campeão geral da edição foi o lote da Fazenda Rio Verde, de Conceição do Rio Verde, que obteve 91,68 pontos na categoria Experimental, a mais alta pontuação do concurso.

Lendas da Excelência

A edição de 2025 também apresentou uma nova homenagem: o título “Lendas da Excelência” (Legends of Excellence), destinado a produtores que, ao longo dos anos, mantiveram constância e excelência na qualidade de seus cafés. O mineiro Luiz Paulo Dias Pereira Filho, da Fazenda Santuário Sul, em Carmo de Minas, foi o primeiro brasileiro a receber a distinção. “Este prêmio não é meu, é do Brasil”, declarou emocionado o produtor, que já figurou 23 vezes entre os finalistas do concurso e que, com a comenda, se torna hors-concours. A nova distinção será atribuída a mais cinco produtores no mundo.

Leilão internacional será realizado em dezembro

Os 30 melhores cafés brasileiros, todos avaliados por júris nacional e internacional, serão comercializados em leilão internacional no dia 9 de dezembro. De acordo com a BSCA, os lotes do Cup of Excellence costumam alcançar valores muito acima do mercado convencional, atraindo compradores de empresas especializadas em cafés raros e de alta qualidade.

Realizado pela BSCA, em parceria com a ApexBrasil e a Alliance for Coffee Excellence (ACE), o concurso a cada ano se fortalece como vitrine do melhor que o Brasil produz. E, mais uma vez, Três Pontas mostrou ao mundo que o sabor da excelência tem endereço certo no coração do Sul de Minas.

“(…) Essa vitória é fruto de um trabalho coletivo, de uma equipe que sonha, aprende e cresce junto. É também o reflexo da visão e do compromisso dos proprietários, que acreditam no poder da educação, da ciência e do cuidado com cada detalhe (…)” – (Dionathan Almeida, equipe Fazenda Aracaçu)


Sintonize mais: Circuito Nacional do Café lança marco em Três Pontas durante programação especial na cidade