Câmara aprova criação do Conselho Municipal da Juventude

Veja também: Parlamento Jovem participa de visitas guiadas em BH

A Câmara Municipal de Três Pontas aprovou por unanimidade, na sessão ordinária da última segunda-feira (20), o Projeto de Lei nº 185/2025, de autoria do Executivo, que cria o Conselho Municipal da Juventude (Comjuve). O novo órgão será um espaço oficial de diálogo e participação entre o poder público e a sociedade civil, voltado à construção de políticas públicas para a juventude trespontana.

De acordo com o texto aprovado, o Comjuve será composto por 10 membros titulares e 10 suplentes, com representação igualitária entre o Poder Público e a sociedade civil. A proposta atualiza a composição do Conselho criado originalmente pela Lei Municipal nº 3.368/2013, substituindo as vagas que antes pertenciam a grêmios estudantis, atualmente inativos, por dois representantes do Parlamento Jovem, programa que tem se destacado por incentivar o protagonismo juvenil na política local.

Na prática, o novo Conselho contará com representantes do Parlamento Jovem, de diretórios acadêmicos e de entidades voltadas à juventude, além de representantes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e secretarias municipais de Cultura, Educação e Desenvolvimento Social. A reformulação busca garantir mais efetividade e representatividade ao órgão, fortalecendo o diálogo entre os jovens e o Poder Público Municipal.

Câmara aprova criação do Conselho Municipal da Juventude
Câmara aprova criação do Conselho Municipal da Juventude (Crédito: arquivo Ascom CMTP)

Parlamento Jovem realiza visitas guiadas nas Casas Legislativas em Belo Horizonte

E por falar em Parlamento Jovem, os alunos da Escola do Legislativo de Três Pontas estiveram em Belo Horizonte na terça-feira (21). Na ocasião, eles realizaram visitas guiadas na Câmara Municipal de Belo Horizonte pela manhã e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais no período da tarde. Essa visita na capital mineira fez parte do cronograma de reta final do Parlamento Jovem 2025 e se tornou uma grande oportunidade de conhecer instituições políticas importantes do estado e mergulhar na história e na cultura mineira.

Na Câmara, após recepção especial, o grupo participou de palestra e da dinâmica Visite a Câmara, caminhando pelas instalações. Na Assembleia, o roteiro incluiu visitas ao memorial, espaço administrativo, teatro, galeria de arte, plenarinhos das comissões internas e ainda ao plenário principal.

A experiência também foi enriquecida com o acompanhamento da realização de comissões permanentes e de sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Neste ano, o Parlamento Jovem trabalha o tema “Juventude e Direitos Culturais”.

Na terça-feira (21), alunos do Parlamento Jovem de Três Pontas estiveram em Belo Horizonte. Eles participaram de visitas guiadas na Câmara Municipal pela manhã e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais no período da tarde: oportunidade de conhecer instituições políticas importantes do estado e mergulhar na história e na cultura mineira (Crédito: Ascom CMTP)


Sintonize mais: Cadastramento biométrico garante mais segurança e facilita acesso a serviços públicos