Romaria dos Cavaleiros e Amazonas celebra fé e tradição neste domingo (21)
Cavaleiros partem da Praça d’Aparecida rumo à Capela Santa Cruz em momento de oração e de tradição e devem também zelar pela natureza
Domingo, 21 de setembro, reserva emoção para Três Pontas. A Romaria dos Cavaleiros e Amazonas acontece com concentração às 7h30 na Praça d’Aparecida, onde haverá bênção inicial. Em seguida, a comitiva segue por estrada de terra rumo à Capela Santa Cruz, na zona rural, comunidade Faxina, percorrendo cerca de 7 km reunindo fiéis, devotos e pessoas de generosidade que desejam viver a fé na lida e no campo.
Padre Alexandre Mancilha Pereira, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, celebra a Missa na Capela Santa Cruz ao final da cavalgada. “Todos os anos, participam em média 200 a 250 cavaleiros e amazonas”, informa ele, ressaltando o calor humano e o espírito comunitário do evento.

(Crédito: Paróquia N S Aparecida)
Regras que sustentam a fé e o respeito
Para o trajeto, padre Alexandre faz importantes recomendações. Destaca que o espírito de oração deve prevalecer, pois trata-se de um momento religioso, além de um passeio. Explica ainda que a imagem do Beato Padre Victor deve ir à frente de todos, abrindo caminho com reverência e esperança.
Também de acordo com o padre, é fundamental que o avanço se dê com tranquilidade. Cada cavaleiro, cada amazona deve participar de coração, não de pressa. O pároco pede cuidado e respeito aos animais, pessoas e condições da estrada. Seguir as orientações da Guarda Civil Municipal (GCM) é outro ponto essencial para um percurso seguro e organizado.
Lixo, não
Zelar pelo meio ambiente também entra na lista de prioridades: levar sacolinha para recolher embalagens de produtos que, porventura, forem consumidos traz dignidade à Romaria. Descartar saquinhos, latas, garrafas pet em locais apropriados é um gesto de cidadania, atitude trespontana de gente consciente.
Padre Alexandre lembra que setembro, em âmbito religioso, é também o mês do Tempo da Criação, instituído pelo Papa Francisco em 2016. “Durante este período dedicamos intenções especiais ao cuidado com o planeta, à reconciliação com todas as formas de vida”, afirma, enfatizando que fé e ecologia caminham juntas neste momento de reflexão.
Evento que une percurso físico e espiritual, a Romaria dos Cavaleiros e Amazonas reforça o legado de Padre Victor como exemplo de fé, partilha e esperança, convidando todos a participarem com alma, compromisso e respeito.

Preparativos da Prefeitura
Para acolher bem romeiros, peregrinos e devotos que virão de diversos cantos, a Prefeitura de Três Pontas está mobilizando equipes de manutenção para garantir a estrada de acesso à Capela Santa Cruz – chamada de Capelinha do Padre Victor, em bom estado. O trecho já foi preparado e tem sido molhado para evitar poeira intensa, tornando assim, o percurso mais confortável.
A Administração alerta também para que se diminua a velocidade, já que haverá muitos pedestres ao longo do trajeto, exigindo respeito mútuo na via rural.

Sintonize mais: Mobilização conjunta prepara Três Pontas para receber milhares de fiéis na Festa do Beato Padre Victor
