Atremar celebra resultados do Bota Fora TP; confira os bairros deste sábado

Adesão dos catadores reforça ação de limpeza da cidade gerando renda, qualidade de vida e, entre outros benefícios, o destino correto de recicláveis

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Três Pontas (Atremar) aderiu ao Projeto “Bota Fora TP” e vem atuando em parceria com a Prefeitura, a Câmara Municipal e a comunidade, mostrando que pequenas ações coletivas podem gerar grandes mudanças.

Nos dois últimos sábados da campanha, dias 9 e 23 de agosto, a Atremar recolheu mais de 1,5 tonelada de materiais recicláveis, entre sucatas ferrosas, vidros, plásticos e papéis. Um número expressivo que evidencia a adesão da população e reforça a importância do descarte correto.

“Temos o prazer de ajudar a população, oferecendo nossos serviços de coleta e, ao mesmo tempo, garantindo o sustento das catadoras e catadores”, destaca Márcia Helena Pereira, associada da entidade.

Atremar celebra resultados do Bota Fora TP
Atremar celebra resultados do Bota Fora TP: em duas participações no Projeto, foram recolhidos 1,5 tonelada de materiais recicláveis

Entrevista
Márcia Helena Pereira – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Três Pontas (Atremar)

Márcia, a Atremar está participando do Projeto “Bota Fora TP”. É uma ação de ajuda mútua, correto?

Sim, a Atremar esteve presente nos dois últimos sábados, no primeiro a organização não imaginou que o número de recicláveis seria tão grande. Temos o prazer de ajudar a população, oferecendo nossos serviços de coleta e, ao mesmo tempo, garantindo o sustento das catadoras e catadores.

Quantos quilos de material reciclável foram recolhidos até agora?

No dia 9 de agosto, recolhemos 820 kg. No dia 23 foram 730 kg. Somando, mais de 1,5 tonelada em duas manhãs de muito trabalho e, ao mesmo tempo, de satisfação porque sabemos da importância da coleta seletiva para nós catadores, mas também para a saúde pública, para o meio ambiente. Sabemos o quanto é salutar para todos, destinar os materiais corretamente.

Quais são os materiais recolhidos em maior quantidade?

Em sua maioria, os materiais são sucatas ferrosas, como eletrodomésticos antigos. Também encontramos vidros (garrafas), plásticos (brinquedos quebrados) e papéis (material escolar antigo).

Algum material chamou mais a atenção?

Ficamos surpresos com a quantidade de vidro nas casas que visitamos. Se não for descartado corretamente, ele pode acumular água e se tornar um criadouro do mosquito da Dengue, sem contar que o vidro demora cerca de um milhão de anos para se decompor, mas a boa notícia é que podemos reciclá-lo!

Através do projeto Circuito do Vidro, nós da Atremar e outras 12 associações de catadores do sul de Minas formamos a Redesul Sudoeste MG. Juntos, vendemos todo o vidro que coletamos para uma indústria, que o transforma em novas garrafas para uma grande cervejaria. Com isso, não só ajudamos o meio ambiente, mas também valorizamos nosso trabalho e garantimos a venda dos materiais que coletamos.

Atremar celebra resultados do Bota Fora TP
“Ficamos surpresos com a quantidade de vidro nas casas que visitamos. Se não for descartado corretamente, ele pode acumular água e se tornar um criadouro do mosquito da Dengue”

Como a Atremar analisa a junção Prefeitura e Câmara, com vereadores atuando junto aos servidores da Prefeitura?

A união de esforços entre a Prefeitura e a Câmara, com os vereadores trabalhando ao lado dos servidores municipais, é a única forma de encontrar soluções eficazes para o problema dos resíduos. A participação dos vereadores em ações como essa é fundamental, pois incentiva a população a dar a devida atenção ao descarte correto dos seus resíduos.

E qual é a análise de vocês sobre a adesão da comunidade a esse Projeto?

A adesão da comunidade tem sido muito positiva. As pessoas entenderam que essa é uma ótima oportunidade para descartar os resíduos que se acumulam no dia a dia, principalmente aqueles em pequena quantidade, que não compensam o aluguel de uma caçamba. Com a nossa ação, elas podem destinar esses materiais para o lugar certo.

Considerações finais.

A Atremar acredita que o mutirão de limpeza é muito importante, a ação ajuda a manter os quintais limpos, evitando o acúmulo de água parada e combatendo o mosquito da Dengue. Com a nossa coleta de materiais que seriam descartados, transformamos em matéria-prima. Isso ajuda a preservar a natureza, pois reduz a necessidade de extrair novos recursos, como cortar árvores e usar água em excesso. Os materiais coletados se tornam fonte de renda para as famílias dos nossos associados, que dependem da coleta seletiva para seu sustento.

Atremar celebra resultados do Bota Fora TP
“Com a nossa coleta de materiais que seriam descartados, transformamos em matéria-prima. Isso ajuda a preservar a natureza, pois reduz a necessidade de extrair novos recursos, como cortar árvores e usar água em excesso. Os materiais coletados se tornam fonte de renda para as famílias dos nossos associados, que dependem da coleta seletiva para seu sustento”

Neste sábado (06) tem Bota Fora em ação

O Projeto Bota Fora TP já passou por oito bairros da cidade: Primavera e Santana; Santa Margarida, Meia Pataca, Residencial Santa Edwiges e Santa Edwiges; Azarias de Brito Campos e Jardim das Acácias.

Neste sábado, 6 de setembro, a ação de limpeza será feita nos bairros Jardim Boa Vista e São Judas Tadeu.

A orientação é que os moradores coloquem lixo, móveis velhos, brinquedos quebrados, garrafas, enfim, todo material sem uso para fora de casa na manhã de sábado. O recolhimento será feito pelo caminhão da Prefeitura e pela Atremar a partir das 7 horas, saindo em frente ao portão do Sest-Senat.


Sintonize mais: Festa do Beato Padre Victor inspira esperança neste setembro