Viva Três Pontas Rodeio Festival integra portfólio lançado por Minas em Barretos
Oportunidade de expandir a divulgação do evento em nível nacional e reafirmar Três Pontas como destino de entretenimento e cultura sertaneja
O Viva Três Pontas Rodeio Festival está no Portfólio de eventos lançado pelo Governo de Minas no último sábado (23), durante a 70ª Festa do Peão de Barretos (SP), considerada a maior vitrine sertaneja da América Latina.


Viva Três Pontas Rodeio Festival 2025 (Créditos: Viva TP Rodeio Festival / JW Foto Arena)
O catálogo inédito reúne mais de 570 festas de peão, rodeios e exposições espalhados pelo Estado, consolidando Minas como um dos principais destinos do Brasil para o turismo ligado à música sertaneja, montarias, cavalgadas e tradições do campo. A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), busca fortalecer a identidade cultural mineira e ampliar a visibilidade de 350 municípios que realizam grandes festas regionais.

A inclusão do Viva Três Pontas Rodeio Festival no Portfólio “Festas de Peão em Minas Gerais” é um reconhecimento da força do evento, que neste ano aconteceu entre os dias 24 e 27 de abril no Aeroporto da cidade, parceria entre a Associação Comercial e Agroindustrial (ACAITP) e Prefeitura Municipal. Com shows nacionais e locais, montarias em touro, prova dos três tambores, a festa – resgatada há apenas três anos – já se consolidou como uma das maiores da região Sul de Minas, movimentando a economia local, gerando empregos e atraindo turistas.
Segundo a Secult-MG, a presença do estande mineiro em Barretos também está promovendo negócios, ampliando a conexão com produtores culturais e reforçando a importância dos rodeios para o calendário turístico do Estado. “Barretos é o palco perfeito para mostrar ao Brasil e ao mundo a potência de Minas. O lançamento do Portfólio das Festas de Peão coloca o Estado como líder desse segmento, reforçando nossa tradição sertaneja e ampliando o turismo regional. Nossa gastronomia, nossa cultura popular e nossos patrimônios naturais formam um mosaico único, capaz de emocionar e atrair visitantes em busca de experiências autênticas”, destacou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
Para Três Pontas, o destaque no Portfólio representa uma oportunidade de expandir a divulgação do Viva Três Pontas em nível nacional e reafirmar a cidade como destino de entretenimento e cultura sertaneja.


Para Três Pontas, estar no Portfólio representa uma oportunidade de expandir a divulgação do Viva Três Pontas em nível nacional e reafirmar a cidade como destino de entretenimento e cultura sertaneja
Sintonize mais: Relembre: Domingo da Família encerra 3º Viva Três Pontas Rodeio Festival
