PROGEA forma multiplicadores ambientais mirins com visitas técnicas educativas em Três Pontas

Alunos da rede municipal vivenciam na prática a importância da preservação ambiental e conhecem o ciclo completo dos resíduos sólidos e da reciclagem de metais

O Programa de Educação Ambiental (Progea), realizado pela Polícia Militar de Minas Gerais em parceria com escolas da rede municipal de Três Pontas, promoveu uma série de visitas técnicas nesta segunda-feira (23), com os alunos participantes, reforçando a consciência ecológica e a responsabilidade ambiental entre os jovens.

As atividades envolveram estudantes das escolas municipais Professora Nilda Rabello Reis, Professor João de Abreu Salgado, José Vieira de Mendonça e Escola Agrícola, que foram acompanhados por professores e policiais militares do 4º Grupamento do 1° Pelotão de Policiamento de Meio Ambiente de Varginha, responsáveis pela condução do Programa no município.

PROGEA forma multiplicadores ambientais mirins com visitas técnicas educativas em Três Pontas
O Programa de Educação Ambiental (Progea) é realizado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) em parceria com escolas da rede municipal de Três Pontas

Durante as visitas, os alunos conheceram o funcionamento da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Atremar), onde acompanharam de perto como os materiais recicláveis são recebidos, separados e destinados corretamente, gerando renda para famílias trespontanas e reduzindo o impacto ambiental. Também passaram pelo Ecoponto de pneus inservíveis, pelo Centro de Recebimento de Resíduos da Construção Civil e pelo Aterro Sanitário, onde entenderam o processo de transbordo do lixo.

Durante as visitas técnicas educacionais, os alunos participantes do Progea 2025 visitaram a Atremar onde acompanharam de perto como os materiais recicláveis são recebidos, separados e destinados corretamente, gerando renda para famílias trespontanas e reduzindo o impacto ambiental

Nas atividades, os alunos se surpreenderam com a quantidade de vidro e materiais recicláveis ainda descartados de forma incorreta, que poderiam ter sido reaproveitados. As informações técnicas foram repassadas de forma acessível, despertando a reflexão sobre o papel de cada um na construção de um meio ambiente mais limpo e sustentável.

Também conheceram e souberam da importância do Ecoponto, depósito de pneus inservíveis, mais uma ação da Prefeitura de Três Pontas que reflete positivamente no meio ambiente e na saúde pública

No período da tarde, os alunos da Escola José Vieira de Mendonça foram até Varginha visitar a Alcob Company, indústria especializada na reciclagem de cobre. Com 27 mil m² de estrutura, a empresa demonstrou como a sucata de cobre passa por processos rigorosos até se transformar em produtos novos, com reaproveitamento total dos resíduos gerados, inclusive fumaça e foligens, que são tratadas por tecnologias ambientais avançadas. A empresa realiza análises trimestrais para garantir que não haja impacto negativo ao meio ambiente.

O gerente da Alcob, Luís Ricardo Guimarães, detalhou aos alunos o funcionamento da indústria, reforçando a importância da economia circular, da segurança no trabalho e do compromisso ambiental. Ao final, os estudantes participaram de um lanche coletivo com pipoca, cachorro-quente, refrigerante e algodão-doce, além de receberem lembranças simbólicas.

Economia circular, segurança no trabalho e do compromisso ambiental foram assuntos durante visita à Alcob Company, em Varginha

De acordo com o especialista em educação da Escola Agrícola, André Vitor da Silva, as crianças demonstraram grande interesse pelo tema: “elas participaram ativamente, fizeram perguntas e saíram motivadas a aplicar em casa e nas comunidades o que aprenderam. Foram momentos de grande aprendizado”.

O sargento Fabiano da Ressurreição, responsável pelo Progea em Três Pontas, destacou que o projeto inclui visitas regulares a pontos sustentáveis no município. Já o soldado Jean Paulo Vitor de Oliveira, um dos instrutores, observou que muitas crianças replicam em casa os ensinamentos, influenciando positivamente suas famílias em práticas ecológicas.

Neste ano, o Progea atende cerca de 150 alunos em Três Pontas. O Programa tem como principal objetivo formar multiplicadores ambientais conscientes desde cedo, para que levem o conhecimento adquirido além dos muros da escola e se tornem protagonistas na preservação do planeta.

(Ascom Prefeitura Municipal de Três Pontas)

Neste ano, o Progea atende cerca de 150 alunos em Três Pontas. O Programa tem como principal objetivo formar multiplicadores ambientais conscientes desde cedo, para que levem o conhecimento adquirido além dos muros da escola e se tornem protagonistas na preservação do planeta


Sintonize mais: Santa Casa de Três Pontas lança campanha para compra de cobertores