Protocolo de Intenções do Programa “Três Pontas Por Elas” é assinado durante Conferência de Políticas Públicas para Mulheres

Três Pontas dá passo decisivo pela proteção das mulheres

A Prefeitura de Três Pontas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM), realizou na última sexta-feira (09), a 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, evento que representou um importante avanço na construção de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar.

Realizado no Centro de Convivência do Idoso, o encontro destacou a urgência da retomada das discussões e ações em defesa dos direitos das mulheres, especialmente após quase dez anos desde a primeira edição da conferência, realizada em 2015. A abertura do evento foi marcada por um momento simbólico e comovente: quatro cadeiras isoladas com flores foram dispostas em homenagem às mulheres vítimas de feminicídio no município entre os anos de 2020 e 2024, em sinal de respeito e alerta sobre a gravidade do problema.

Protocolo de intenções do Programa “Três Pontas Por Elas” é assinado durante Conferência de Políticas Públicas para Mulheres
Após 10 anos, município realiza nova conferência voltada aos direitos da mulher e Protocolo de Intenções do Programa “Três Pontas Por Elas” é assinado

A conferência contou com ampla participação da sociedade civil e de autoridades, incluindo representantes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, secretarias municipais, Câmara de Vereadores, Polícia Civil, Polícia Militar, Poder Judiciário, servidoras públicas e cidadãs do município. A ausência do promotor de Justiça Dr. Vilmo Barreto Teixeira Júnior, foi justificada por seu recente ingresso na 2ª Promotoria de Justiça.

Com o tema “Garantias e Avanços nos Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia”, o evento abordou não apenas as conquistas históricas, mas principalmente os desafios que ainda persistem, como a violência doméstica, o assédio, a desigualdade salarial, a baixa representatividade política e as dificuldades de acesso a serviços de apoio e proteção.

Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres representa um importante avanço na construção de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar

Durante a conferência, foi lançado oficialmente o Programa Três Pontas por Elas, uma iniciativa intersetorial coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação. O programa visa estruturar e integrar as ações de enfrentamento à violência contra as mulheres no município, funcionando como um núcleo articulador de políticas públicas. Entre seus principais objetivos estão:

. fortalecer os mecanismos de acolhimento;

. ampliar a oferta de serviços especializados, como atendimentos jurídico, psicológico e social;

. realizar campanhas educativas para combater estereótipos de gênero;

. promover a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho;

. estimular a participação das mulheres nos espaços de decisão política e social.

O protocolo de intenções do programa foi assinado por diversas instituições e autoridades, incluindo o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Habitação, Saúde e Educação, a Câmara Municipal de Três Pontas, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, OAB – 55ª Subseção de Três Pontas, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COMSIV) e a própria Prefeitura Municipal.

Na mesa de trabalhos, estiveram presentes:

. Dra. Bruna Carvalho Moura Avelar – advogada e especialista em políticas públicas;

. Mariane Pimenta Silva Ávila – secretária municipal de Educação;

. Desembargadora Evangelina Duarte – superintendente da COMSIV/TJMG;

. Capitão Ederson de Souza Januário – comandante da 151ª Cia. da Polícia Militar;

. Maria Carolina Sertório Chavasco – presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher;

. Luis Carlos da Silva – prefeito de Três Pontas;

. Marina Daniela Salgado Silva – secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação;

. Dr. Bruno Mendes Gonçalves Ville – juiz da Comarca de Três Pontas;

. Dr. Marcell Voltani Duarte – presidente da OAB/55ª Subseção;

. Dr. Alessandro de Carvalho – defensor público;

. Rudinei Ricardo Marcelino – chefe da Guarda Civil Municipal;

. Myller Bueno de Andrade – presidente da Câmara de Vereadores;

. Valéria Evangelista Oliveira – vereadora;

. Dr. Gustavo Gomes – delegado de Polícia Civil;

. Felipe Pereira – secretário municipal de Saúde.

Protocolo de intenções do Programa “Três Pontas Por Elas” é assinado durante Conferência de Políticas Públicas para Mulheres
Evento foi prestigiado por renomadas lideranças e cidadãos cientes da importância da temática

A programação incluiu palestras que reforçaram a importância do tema. A Dra. Bruna Avelar apresentou os eixos centrais do programa “Três Pontas por Elas” e destacou que as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher devem ser tratadas como políticas de Estado, e não apenas de governo. Enfatizou ainda a necessidade da atuação intersetorial e do engajamento de todas as esferas públicas e sociais.

Já a desembargadora Evangelina Castilho Duarte, superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COMSIV/TJMG), abordou a atuação do Judiciário nos casos de violência doméstica e apresentou dados alarmantes sobre o feminicídio no Brasil. Ela defendeu a criação de redes de proteção integradas, o investimento em educação desde a infância e o fortalecimento da legislação vigente. A desembargadora também explicou o funcionamento do Programa Justiça em Rede, que articula o Judiciário com a rede de proteção às mulheres em todo o estado.

Protocolo de intenções do Programa “Três Pontas Por Elas” é assinado durante Conferência de Políticas Públicas para Mulheres
Desembargadora Evangelina Castilho Duarte, superintendente da COMSIV/TJMG defendeu a criação de redes de proteção integradas, o investimento em educação desde a infância e o fortalecimento da legislação vigente

O evento foi encerrado com trabalhos em grupo, que discutiram três eixos temáticos, apresentação de propostas e a eleição de delegadas. As sugestões colhidas durante a conferência servirão de base para novas ações em defesa dos direitos das mulheres em Três Pontas nos próximos anos.

Ao final, ficou evidente que o município está dando passos significativos na construção de um ambiente mais justo, seguro e igualitário para todas as mulheres, por meio da união de forças institucionais e sociais, consolidada no recém-lançado Três Pontas por Elas.

Sugestões colhidas durante a conferência servirão de base para novas ações em defesa dos direitos das mulheres em Três Pontas

Protocolo de Intenções do Programa “Três Pontas Por Elas” é assinado durante Conferência de Políticas Públicas para Mulheres


Sintonize mais: Sicoob Copersul promove ações de conscientização durante a Semana Nacional de Educação Financeira